Os processos contábeis de uma empresa estão sem dúvidas entre as atividades mais burocráticas e técnicas da operação e por mais que na prática sejam consideradas tarefas ‘chatas’, são de extrema importância para a gestão do negócio. Por mais que sejam muitas vezes negligenciados, bons processos contábeis podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

As atividades desse setor podem significar horas e mais horas de trabalho de uma equipe, mas muitas empresas estão correndo atrás de como mitigar esse problema e tornar o processo contábil mais ágil e eficiente a longo prazo.

Pois bem, muitas possíveis soluções estão sendo amplamente analisadas pelo mercado e tem criado o que podemos chamar de ‘futuro da contabilidade‘. Esse futuro está se concretizando graças a terceirização, que não apenas tem acompanhado a evolução dos processos desse setor como tem visto várias empresas especializadas buscarem maneiras de estar tão a frente quanto concorrentes através de modelos inovadores de contratação e gestão de profissionais externos.

A relação entre a tecnologia e a contabilidade

Há um bom tempo, o setor contábil vem sendo impactado pelo grande movimento de inovação e tecnologia da informação para quem vive entre os números e processos que envolvem essa atividade altamente especializada. Isso é uma consequência de estarmos vivendo na era do Business Process Outsourcing (BPO), que envolve a terceirização de serviços e o software.

Sendo assim , o papel das empresas especializadas em realizar esse tipo de serviço deve ser usar o conhecimento técnico da área, aliado à tecnologia, para levar a empresas de todos os portes soluções rápidas, robustas, eficientes e seguras.

Um detalhe importante dessa dinâmica mostra que na prática, investir em consultoria é eliminar a perda de tempo em processos e acelerar a entrega, o que consequentemente reduzirá os custos. Junto a isso vem algumas vantagens bastante significativas a qualquer empresa e que devem ser valorizados pelas empresas que precisam desafogar seus processos contábeis.

Vejamos a seguir quatro vantagens competitivas para empresas que terceirizam esses serviços:

1. Melhoria de produtividade. 

O BPO libera profissionais com posição estratégica para que foquem no que realmente possuem expertise. Ou seja, eles passam a gerir processos e não a executá-los, ganhando tempo para buscar soluções inteligentes que aumentam a produtividade e podem representar a continuidade dos negócios.

2. Redução de custos. 

A qualidade no processo, por ser executada por uma equipe especializada, diminui os gastos da empresa e impactam diretamente na administração do seu negócio. A terceirização contribui para a redução de taxas com as melhores soluções de serviços.

3. Tecnologia de ponta com custo baixo. 

Nem sempre a empresa tem os recursos financeiros e estrutura para aquisição de softwares modernos e robustos. Além disso, é difícil manter-se atualizado com as novidades que o mercado oferece, por isso, a terceirização oferece grande vantagem em um mercado altamente competitivo.

4. Serviços especializados e atendimento à legislação. 

O BPO permite a execução de serviços por especialistas, que estão em constante atualização às novas legislações, tão comum em nosso país.


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