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O concreto é uma peça fundamental para a construção contemporânea, é um material indispensável para qualquer obra de engenharia civil. Ele se destaca por muitos fatores, o mais destacado é a sua resistência a grandes pressões de compreensão, o concreto.
Para resistir a outras pressões, como flexão ou tração, o material é usado em conjunto com o aço, o que compõe o chamado concreto armado. Em variações do aglomerado, aditivos podem ser usados na mistura para garantir diferentes atribuições.
Leia: 5 fatores nas estruturas de concreto que podem fazer você precisar interferir |
Vamos mostrar as características dos principais tipos de concreto:
Concreto convencional
O tipo mais usado de concreto é o mais comum utilizado em obras. Pode ser utilizado diretamente no solo, para fundações, ou ser lançado em fôrmas, para lajes e pisos. A mistura deve ser feita com vibrador, para garantir o adensamento correto da mistura.
Como o nome diz, ele é convencional por utilizar a mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem aditivos. A resistência pode variar de 10 a 40 MPa (Mega Pascal).
Concreto bombeável
Basicamente, uma variação do concreto convencional. Por ter mais fluidez, é possível realizar sua colocação via bombeadoras. A tubulação pode variar de 3 a 5,5 polegadas de diâmetro, indo do caminhão betoneira ao local da aplicação final.
Para chegar na fluidez necessária, aumenta-se o fator água, diminuindo a granulometria do agregado. Um aditivo pode ser aplicado para chegar às características necessárias.
Concreto armado
Se o concreto convencional é o mais utilizado nas obras, o armado é o mais comum em nosso dia a dia. A diferença é a presença de armaduras de barras de aço, responsáveis por garantir ao concreto resistência a flexão e tração.
São indispensáveis na execução de componentes chave para a estrutura de um projeto, como vigas, pilares e lajes.
Concreto protendido
A técnica consiste em inserir cabos de aço de alta resistência no concreto – processo chamado ancoramento – com aplicações de tensões de compressão nas partes tracionadas pelas solicitações dos carregamentos. A compreensão prévia realizada na peça que venha a ser concretada permite um melhor desempenho da estrutura.
Oferece boa capacidade para a estrutura resistir aos esforços de flexão. Assim, o concreto protendido possibilita a construção de vãos livres um pouco maiores que os do concreto armado convencional. Os vãos podem ser ainda muito maiores se a técnica for utilizada em conjunto com uma a estrutura em laje nervurada ao invés de maciça.
Concreto leve
Esse tipo conta com agregado leve. Assim, sua massa específica é aproximadamente dois terços da densidade de um concreto tradicional.
Ele pode gerar redução de custos e ainda oferece baixa permeabilidade e redução de peso das estruturas. Em todo o momento, o objetivo deste concreto é diminuir a massa específica, não a resistência.
Apesar dos ganhos, o concreto leve possui maior porosidade em seus agregados, que gera um maior uso de água e riscos de segregação. A mistura é mais utilizada em peças pré-moldadas, fabricação de blocos, regularização de superfícies e enchimento de lajes.
Concreto celular
Um produto de maior leveza que o convencional, o concreto celular tem massa específica entre 300 kg/m³ a 1.850 kg/m³. A diferença para os outros concretos leves é que o celular é obtido por um aditivo especial de espuma.
Esse produto é muito usado em paredes, divisórias e nivelamento de pisos.
Concreto pré-fabricado
Como o nome diz, os blocos de concreto pré-fabricado são produzidos industrialmente, em local fora da obra. Assim, as peças são apenas encaixadas no local de execução da laje. A estrutura torna a obra mais ágil, já que as peças podem ir sendo fabricadas na medida em que surge a necessidade de uso.
Assim, como as peças vão surgindo com sua necessidade, cria-se demandas específicas para a obra, que envolvem a logística para recebimento e armazenamento das peças no canteiro, tempo de execução de cada piso, etc.
Concreto de alta resistência inicial
O concreto com alta resistência inicial adquire essa qualidade por meio do uso de aditivos especiais que garantem grande resistência em pouco tempo, agilizando obras e atendendo a situações de emergência.
O material é usado em indústrias de pré-fabricados, estruturas protendidas, entre outras situações.
Concreto pesado
O concreto pesado utiliza agregados de maior massa específica para atingir valores superiores a 2.800 kg/m³. Esses materiais podem incluir hematita, magnetita e a barita.
Esse concreto é muito utilizado na construção de câmaras de raios-x ou gama e ambientes que lidam com energia atômica, como usinas, por exemplo. Os agregados ajudam na proteção contra a radiação.
Concreto projetado
Outra variação muito usada no Brasil, o concreto projetado é também conhecido como jateado, já que é aplicado via mangueiras de ar comprimido.
Ele conta com aditivos que geram maior aderência, geralmente utilizados em encostas para evitar deslizamentos.
Concreto auto adensável
O concreto auto adensável é utilizado quando há necessidade de alta fluidez, como concretagem de peças armadas, estruturas pré-moldadas, fôrmas em alto relevo e acabamentos em concreto aparente.
Seu aspecto físico é obtido pela ação de aditivos superplastificantes que facilitam o bombeamento. Ele ainda conta com a vantagem de se auto nivelar, eliminando a necessidade de vibradores e equipe envolvida na concretagem. Contudo, suas propriedades são de menor homogeneidade, resistência e durabilidade.
Concreto de Alto Desempenho
O Concreto de Alto Desempenho (CAD) é utilizado em obras que demandam elevada resistência e durabilidade. Ele se usa de aditivos especiais para diminuis os índices e porosidade e permeabilidade. Assim, as estruturas se tornam mais resistentes a ação de cloretos, sulfatos, gás carbônico e maresia.
O material apresenta resistência superior a 40 Mpa, nível necessário para peças menores. Além de aumentar a vida útil da estrutura, o CAD possibilita desfôrmas rápidas e mais agilidade na obra.
Concreto rolado
O concreto rolado é usado principalmente como base inferior em obras como pisos de estacionamento e barragens. Como o nome indica, a aplicação é realizada com a compactação via rolos compressores, devido aos baixos consumos de cimento e trabalhabilidade.
Por não ter um acabamento tão bom, ele é utilizado como sub-base para os concretos que apresentam melhor aparência.
A superfície que terá o material aplicado é indicada a receber uma pintura com emulsão asfáltica para permitir boa cura e impermeabilização.
Leia: Conheça todas as fôrmas de concreto e suas características |
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