Um dado divulgado pelo IBGE mostra que 6,7% da população brasileira tem alguma deficiência. Isso soa como um alerta para diversos estabelecimentos adaptarem o seu espaço e trazer mais acessibilidade para seu público.
Na hotelaria ainda faltam adaptações para que o hóspede se sinta completamente à vontade. Além disso, ser um hotel com acessibilidade é um ponto mais que positivo para a sua marca.
Então criamos um post com algumas dicas para você começar a adaptar o seu hotel ou pousada pensando também nesse público. No final, um pequeno checklist que ajudará muito no processo! Veja.
Leia mais: Veja 5 cuidados necessários para preservar a roupa de cama do hotel
A acessibilidade na hotelaria pensada além da obrigação
A Lei N° 13.146/2015 prevê que todo estabelecimento hoteleiro precisa ter, pelo menos, 10% de suas acomodações adaptadas para pessoas com deficiência.
Precisamos pensar, porém, na acessibilidade na hotelaria como algo além da obrigação legal. Você está oferecendo mais conforto e valor para seu hóspede. É importante que ele compreenda que ali, no seu estabelecimento, ele se sente à vontade, em casa e é muito bem atendido.
O atendimento humanizado é mais que importante nos dias de hoje. Apesar de o termo ser mais utilizado na área médica, dá para adaptar também para a gestão de pessoas.
Treine sua equipe de forma que ela atenda essa demanda de público com cautela, atenção e carinho. É importante sempre passar naturalidade. A acessibilidade também não pode ser adotada como uma questão de divisão, mas sim de inclusão.
Então não tenha um “cantinho” para seu hóspede no restaurante, por exemplo. Pense em todo o espaço de forma que ele possa se sentir à vontade para escolher o lugar que vai sentar. Sem distinção.
Divulgue! Fale com seu público o porquê você é diferente
A acessibilidade na hotelaria, quando aplicada com a normalidade que citamos acima, pode ser um ótimo gatilho para seu marketing.
Você pode sim vender sua imagem como sendo o único ou um dos únicos hotéis com total acessibilidade na sua cidade ou região. Isso é um pouco super positivo para seu negócio e, com certeza, trará um retorno de reservas ainda maior.
Leia mais: Veja 5 dicas para não passar perrengue no setor hoteleiro durante a baixa temporada
CHECKLIST: o que você precisa para deixar seu hotel mais acessível?
- Rampas de acesso dentro e fora do hotel para facilitar a mobilidade de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção;
- Corrimão para idosos, deficientes visuais ou hóspedes com pouca mobilidade;
- Banheiros e elevadores mais amplos para todos os tipos de pessoas;
- Sistema de som em elevadores para deficientes visuais;
- Pelo menos um profissional da equipe que tenha conhecimento de Libras;
- Mobílias acessíveis, como pias e mesas com encaixe de cadeira de rodas, camas mais baixas, etc.
Cada um dos pontos acima traz mais acessibilidade na hotelaria e satisfação para o seu hóspede.
Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter