- Home
- Construção Civil
- Veja os tipos de serra ideais ...
Um dos principais componente, presente em qualquer obra, a serra é um material que possui inúmeras classificações de diferentes modelos
Ao contrário do que se acredita, existem diversos modelos distintos de serras, cada qual com as suas especificações e indicações exclusivas. Enquanto uns servem apenas para cortar madeira, outros são recomendados para materiais mais espessos e por aí em diante.
Diante de tal cenário, nada melhor do que compreender as diferenças entre os tipos de serra, as suas formas de utilização e cuidados a serem tomados ao longo do processo.
Definição de uma serra
Ideal para cortar diferentes tipos de materiais, a serra é composta, em maioria, por uma folha de aço repleta de recortes.
Utilizar essa ferramenta é bem simples. Para que o equipamento cumpra a sua função, será necessário realizar movimentos contínuos sobre a superfície do material que será cortado, podendo ser uma madeira, um metal ou um plástico.
Já a inclinação dos seus dentes dependerá da forma do corte, bem como do elemento que será retalhado, detalhe este que será o responsável por causar a separação completa do objeto ou, somente, a deterioração das fibras.
Principais tipos de serra
Em uma breve pesquisa no mercado, você poderá encontrar dois tipos de serra que são os mais utilizados da atualidade: a serra manual e a serra elétrica. A seguir, falaremos mais sobre as características de cada uma delas:
Serra manual
As serras manuais, também conhecidas como “de mão” ou “serrotes”, são tipos de serra frequentemente utilizadas no corte de painéis de madeira, tábuas, compensados, placas de Medium-Density Fiberboard (MDF), dentre outros.
Ao investir em um modelo completo e de qualidade, ainda é possível encontrar uma camada de teflon em suas lâminas, permitindo que o material tenha mais proteção e consiga deslizar com facilidade sobre o local que será cortado.
Em geral, o punho dessa ferramenta é produzido a partir de madeira, mas também há modelos em plástico e com um acabamento antiderrapante, proporcionando assim, total segurança ao longo das tarefas.
O formato dos dentes do equipamento também pode variar, dependendo da utilização da peça. As versões “verticais”, por exemplo, são recomendadas para traçar. Por outro lado, as alternativas “universais”, são ótimas soluções para serrar.
Durante a sua busca pelo modelo ideal, vale a pena ficar atento ao número de dentes da ferramenta, que deve ser medido por polegada. Veja a relação abaixo:
- para madeiras espessas: 5-7 teeth per inch (TPI);
- para objetos finos: 9-13 TPI;
- para objetos ainda mais finos: 13-16 TPI.
Ainda dentro dessa categoria, existem tipos de serra manuais indicadas para finalidades específicas. Confira:
Serrote de costas
É um produto que apresenta lâmina retangular, costas reforçadas e dentes bem afiados, sendo recomendado para corte em madeiras com mais de uma folha.
Serra de caixilhos
Esse modelo é muito semelhante ao modelo anterior. No entanto, a serra de caixilhos conta com dimensões menores e dentes levemente inclinados. Ele é ideal para cortes molduras, ripas e entalhes.
Serra de painéis
Possui um nariz dentado, o que permite iniciar o corte através de um painel, dispensando a necessidade de realizar furos.
Serra de enquadrilhas
Consiste em uma guia de corte, com precisão milimétrica. Aqui, também há a possibilidade de regularizar a sua posição da direita para a esquerda, de acordo com o grau ou o ângulo.
Serra universal
Indicada para cortar quantidades elevadas de materiais, sendo o plástico, o metal e a madeira os mais comuns.
Serra de metais
Composta por um arco metálico e dentes posicionados para o lado de fora. Pode ser usada tanto para cortar metais, quanto madeira, plástico ou outros elementos.
Serra para concreto
Formada por uma peça básica e fixada em uma lâmina exclusiva para metais. É uma alternativa própria para quem deseja trabalhar com objetos de alta complexidade.
Leia mais: Saiba porque a fiscalização é um das etapas mais importantes para o sucesso de uma obra
Leia mais: Conheça as diferenças entre projetos conceituais e básicos
Serra elétrica
Fora os tipos de serra manuais, que são as mais conhecidas e acessíveis, existem as versões elétricas, que são populares por facilitar o trabalho dos profissionais da área, especialmente, aqueles que atuam com a confecção de mobília.
Assim como os modelos clássicos, estes também são classificados em categorias distintas e que podem variar conforme a necessidade do projeto.
Veja quais são esses modelos:
Serra elétrica circular
Esse modelo é excelente para cortes em madeira e outros materiais, desde que o seu disco esteja capacitado para essa finalidade.
Só tome cuidado para não utilizar esse modelo em pedra, metais de carbono, peças de alvenaria ou painéis de madeira compostos por pregos.
Serra elétrica tico-tico
Outra opção muito conhecida entre os tipos de serra elétrica é o modelo “tico-tico”. Nesse caso, o equipamento é capaz de fazer cortes precisos e minuciosos em diversos tipos de materiais, como madeira, plástico e cerâmica.
Ao usar esse modelo, você perceberá que a ferramenta consegue realizar cortes em, no máximo, 45º, seja em linha curva ou reta.
A profundidade do corte também pode oscilar, conforme o comprimento da lâmina e a finalidade do trabalho, portanto é preciso ter atenção.
Serra elétrica mármore
Esse equipamento é composto por discos pequenos e com alta rotação. Em alguns casos, é recomendado o uso de discos diamantados, uma vez que proporcionam alta resistência na hora de cortar materiais mais grossos, como tijolos, pedras, pisos e, inclusive, paredes.
Serra elétrica fita
Entre os tipos de serra, esse é um dos mais versáteis do mercado. Com ele é possível realizar variados cortes que vão dos retos até os curvos e irregulares.
Tal alternativa também pode ser utilizada para serrar elementos de grande espessura e que apresentam certa resistência aos serem cortados com as tradicionais serras circulares.
Serra elétrica meia esquadria
Este modelo é bastante usado em construções, reformas ou projetos exclusivos de marcenaria. Com esse equipamento, você conseguirá criar cortes minuciosos e nos mais diversos ângulos, que vão de 45º até 90º.
A Russel Serviços tem uma enorme gama de profissionais para te ajudar em todas as etapas da sua construção civil, permitindo uma otimização de qualquer parte da equipe. Conosco você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h e faz isso de forma totalmente online!
Para saber mais ou requisitar um orçamento, envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter