Quando vamos começar a executar um projeto, um dos documentos mais importantes que são necessários é o orçamento da obra. Com esse documento em mãos, a empresa consegue definir os gastos da construtora, e também o preço de venda para o consumidor. É fundamental saber o que significa o BDI na construção civil.

Para calcular o BDI na construção civil é necessário que os custos sejam divididos em diretos e indiretos. Esses custos diretos são os que tem relação com à atividade de construção em si.

Os indiretos se referem a serviços necessários para se viabilizar a execução da obra. Neles, estão os custos com instalação e manutenção do canteiro de obras, escritório administrativo da empresa, despesas financeiras, risco da obra, segurança do trabalho, transporte de cargas etc.

O orçamento da obra vai além dos custos

A soma dos custos diretos e indiretos nos dá os custos totais. No entanto, para elaborar o orçamento completo e chegar ao preço final de venda, é preciso acrescentar a eles os Benefícios e Despesas Indiretas (BDI).

Os benefícios se referem à margem de lucro que a construtora pretende ter sobre o valor final da obra, incluindo os custos totais e as despesas indiretas. Estas últimas se referem àquelas despesas que não estão relacionadas com a realização da obra.

Veja com mais detalhes a seguir.

Elementos do BDI na construção civil

A princípio, o BDI é composto por 5 elementos. São eles:

  • Administração central (AC): É um percentual dado pela parte do custo da empresa que é devida à manutenção da sua sede, juntamente com os gastos com gestão de pessoas, marketing, contabilidade, departamento jurídico etc. Este valor deve ser rateado entre todas as obras executadas pela empresa.
  • Custos financeiros (CF): É um percentual referente à tomada de dinheiro no mercado financeiro, caso necessário para arcar com os custos da obra.  Em outras palavras, neste valor, estão inclusos a taxa de juros e o tempo entre a tomada de empréstimos e o primeiro pagamento feito pelo cliente.
  • Margem de incerteza (MI): Esta margem entra apenas no cálculo da contratante, já que para ela os custos da obra são apenas estimados. Esse valor deve variar entre 5% e 10% do total do custo da obra.

Russel Serviços pode te oferecer qualquer mão de obra para a sua construção civil. Nós nos comprometemos em entregar o funcionário ideal em apenas 48H.

O atendimento é feito inteiramente online. Entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações ou para fazer um orçamento.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *