Você sabia que gerenciar a logística do seu negócio deveria ser uma das suas maiores preocupações? Isso porque essa gestão é responsável por garantir que os clientes tenham suas necessidades atendidas do jeito certo e no momento adequado.
Erros na gerência consomem não apenas mais recursos financeiros, mas também desgastam sua credibilidade e prejudicam a satisfação do cliente.
Leia: 4 formas de conseguir melhorar a operação logística de sua empresa |
1. Não considerar a cadeia de suprimentos como uma estrutura dinâmica.
A cadeia logística não é uma estrutura fixa e nem linear. Os acontecimentos de uma etapa do processo podem influenciar diretamente em outros pontos da cadeia. Tudo pode mudar conforme a demanda do cliente. Existe, inclusive, a possibilidade de ocorrer a logística reversa em determinados momentos.
Por isso, o melhor a se fazer é considerar a cadeia de suprimentos como uma estrutura dinâmica. A demanda pode influenciar a gestão das compras, enquanto um imprevisto pode fazer com que o transporte busque por soluções alternativas. Assim, a logística da sua empresa se torna mais robusta contra imprevistos.
2. Falhar na sincronia entre demanda e cadeia de suprimentos
A demanda é, na verdade, a razão de existência e do funcionamento da cadeia logística do seu negócio. Sem demanda, não existem pedidos e, portanto, os produtos não se movem na cadeia. Por isso, um erro muito comum é quando a gestão logística não realiza uma sincronia entre a demanda e a cadeia de suprimentos.
Dependendo dos dados de venda, por exemplo, é possível identificar se um produto está com giro muito alto ou muito baixo e, com isso, aumentar ou diminuir sua quantidade em estoque. Da mesma forma, se existe uma demanda específica para determinada região, compensa adaptar a logística para atender de maneira mais focada essa determinada demanda local.
3. Ter pouca visibilidade do sistema de informação
Se quando um produto começa a se mover na cadeia de suprimentos a gestão o perde de vista, então há um erro muito grave sendo cometido. A falta de visibilidade do sistema de informação impede que sejam feitos ajustes e modificações dinâmicas na rota logística que o produto segue, além de favorecer a ocorrência de perdas, desvios e extravios.
Por isso, é preciso garantir que a estrutura de sistema de informação esteja preparada para oferecer a devida visibilidade, favorecendo o monitoramento e acompanhamento.
4. Não se preocupar com o armazenamento
O estoque, inclusive, é um dos pontos cruciais da logística e também de todo o negócio. Se ele estiver pequeno demais, há o risco de acontecer uma situação de desabastecimento. Já se ele estiver grande demais, os custos com essa parte logística sobem intensamente e podem até mesmo afetar o preço do produto ou a lucratividade do negócio.
Além disso, é preciso ter um bom controle de entrada e de saída de produtos de modo a evitar desvios, perdas e desperdício em geral. Não cometa, portanto, o erro de ignorar o armazenamento. Em vez disso, tenha uma gestão assertiva e integre o estoque aos setores de compras e transporte.
Encarar a cadeia logística da maneira incorreta, não dar atenção à demanda, não ter visibilidade e desconsiderar o armazenamento estão entre os principais e mais graves erros de logística.
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