Antes de entrarmos no universo digital, é preciso entender o que é trade marketing. Inicialmente, esse termo foi criado para que fabricantes e marcas pudessem fazer marketing, promoções e campanhas dentro do ponto de venda.

O conceito foi amadurecendo e com o passar do tempo tornou-se uma estratégia importante para aproximar cliente e marca.

Trade marketing é conhecer o shopper e entregar para ele o valor da experiência de compra no ponto de venda. O foco do trade marketing é promover os produtos dos fabricantes nos locais onde o consumidor realiza a sua compra. Isso pode ser em um supermercado, uma feira ou um shopping.

Agora, você vai conferir algumas dicas para aplicar o trade marketing digital no seu e-commerce.

Confira!

1. Forneça informações completas sobre o produto

Sempre que for vender um produto pela internet pense na experiência de compra do usuário. Portanto, forneça todas as informações para que ele tenha certeza que está fazendo a escolha correta.

Segundo o Índice de Qualidade do E-commerce – o EQI, o e-commerce brasileiro obteve a nota de 5,32 em 10, o que é muito ruim. Isso mostra que a experiência do consumidor online não está satisfatória.

Portanto, você deve escrever uma descrição completa, imagens de qualidade e título coerente com cada item. É importante também sempre inserir a palavra-chave no texto, pois isso influencia diretamente o SEO da página fazendo com que o site apareça nas primeiras posições do Google.

Leia também: Saiba o que é SEO e SEM e como utilizá-los no seu hotel

Além disso, os mecanismos de busca levam muito em consideração a qualidade das informações do produto. Quanto mais relevantes elas forem, mais tempo o usuário vai passar na sua página. Logo, o rankeamento do e-commerce será melhor.

Quando o usuário encontra todas as informações que precisa, a chance da compra ser realizada é grande. Assim, as vendas são otimizadas e o cliente é fidelizado.

2. Foque na experiência do usuário

Investir em experiência do usuário online é fazer com que ele tenha no e-commerce as mesmas sensações que teria se estivesse comprando em uma loja física. Se você se colocar no lugar do seu cliente, terá muito mais chances de aumentar suas vendas.

O usuário precisa encontrar com facilidade tudo o que ele precisa para fazer a compra. Assim, não há reclamações e arrependimento.

3. Aposte no visual

Quando você entra em um site e encontra imagens, vídeos, lâminas HTML, você confia mais nesse e-commerce? Provavelmente sim, não é mesmo? É a mesma situação com o seu cliente. Por isso, aposte no design!

Leia também: Saiba como o Design Thinking pode ajudar nas estratégias e processos de TI da sua empresa

Além disso, assim como nas lojas físicas, e-commerces que valorizam a exposição dos seus produtos nas vitrines digitais, inserindo cada informação nos locais adequados, têm mais chances de aumentar suas vendas.

Dessa forma, o consumidor percebe que a loja online tem uma lógica e é organizada. Por isso, é importante o varejista conhecer os produtos com maior rotatividade para desenvolver estratégias de marketing eficientes. Busque sempre superar as expectativas dos clientes!

4. Monitore a concorrência

Independemente do tipo de negócio, é imprescindível compreender como os seus concorrentes estão trabalhando. Assim, você tem insights do que precisa melhorar e no que deve investir para que os usuários comprem de você e não de um concorrente. 

Busque compreender a fundo as estratégias da sua concorrência, se você estiver perdendo vendas para ela, entenda o motivo disso. A partir daí, você pode traçar ações para superar as dificuldades e se destacar dentre tantos e-commerces espalhados por aí.

O Trade Marketing Digital é uma estratégia revolucionária para quem quer aumentar sua visibilidade online e conquistar clientes fidelizados à marca.

Leia mais: Entenda os motivos para a sua empresa investir em trade marketing digital

Não dá para negar o poder que a internet tem na vida das pessoas. E mesmo que o e-commerce ainda não represente uma alta lucratividade para os fabricantes, deixar esse canal de lado é perder muitas oportunidades de venda.

O consumidor mudou seus hábitos e está cada vez mais exigente. Então, oferecer uma experiência de compra incrível a ele é o grande desafio para marcas e varejistas. Essa é a principal missão do Trade Marketing Digital.


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h!

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *