- Home
- Construção Civil
- Veja as falhas mais recorrente ...
Fundamental para uma obra bem sucedida é traçar estratégias para a gestão do processo. e tentar eliminar as falhas visíveis, bem como as que passam despercebidas. Isso envolve não apenas a idealização de um projeto perfeito, mas também o dimensionamento e planejamento de cada etapa da obra, visando projetar o custo, mas também o tempo necessário para a execução do projeto. Pensando nisso, o Blog da Russel Serviços separou 4 falhas recorrentes na gestão de obras, confira:
Leia também: Os 5 erros comuns na construção civil que você deve evitar
Gestão das expectativas
Com o objetivo de evitar falhas na gestão de obras, um dos primeiros passos é realizar o gerenciamento de expectativas do cliente, mantendo uma comunicação ativa e transparente com o seu cliente durante todo o processo de obras. Desse modo, é interessante estabelecer expectativas realistas com o seu cliente desde o início da relação para conquistar sua confiança.
Leia também: Entenda o que é ESG nas empresas
Existem, aliás, duas variáveis principais no relacionamento com o cliente: os prazos e custos da obra. Nesse sentido, qualquer atraso no cronograma da obra ou gasto extra pode causar a insatisfação do cliente. Tendo isso em vista, a dica aqui é: seja proativo em compartilhar os prazos e custos com o cliente, trazendo ele para dentro do processo de obras a todo o momento.
Planejamento
Para uma gestão de obra bem sucedida é imprescindível que você dedique tempo e se atente à etapa de planejamento da obra. Essa etapa do processo vai servir de base para a execução do projeto, logo, deve ser pensada com bastante cautela. Aqui serão definidos o escopo do projeto, as atividades necessárias para tirá-lo do papel, os prazos, e claro, uma estimativa dos custos para a execução da obra. Lembre-se que é muito mais fácil e barato realizar mudanças ainda na etapa de planejamento, do que na execução da obra.
Leia também: Conheça o BDI na construção civil
Gestão do tempo
Para evitar falhas e garantir o sucesso da sua gestão de obras, é importante que você realize um cronograma assertivo de obras. É preciso, então, não só identificar as atividades necessárias para que seja possível tirar o projeto do papel, mas também colocá-las em uma sequência lógica de execução. Isso quer dizer, identificar quais as atividades que podem ser executadas em paralelo, e quais possuem dependência entre si. Além disso, conte com uma margem de segurança na hora de estimar os prazos de execução de cada uma das atividades, pois imprevistos fazem parte do processo.
Leia também: Saiba qual é o momento certo para terceirizar o trabalho de uma marcenaria
Gestão financeira
Quando o assunto é gestão eficiente de obras, é impossível não pensar no controle de custos. Essa etapa é essencial para evitar falhas na gestão de obras. Logo, é ideal começar fazendo um orçamento de obras bem detalhado. Faça o levantamento quantitativo de todos os materiais, ferramentas e mão de obra que serão necessários para a etapa de execução do projeto. Com isso em mãos, é hora de orçar cada um dos insumos. A dica de ouro aqui é sempre buscar de três ou mais fornecedores diferentes para cada uma dos insumos, isso ajuda a obter um resultado mais assertivo.
Leia também: Como calcular o BDI na construção civil
Para além disso, é necessário ter os melhores profissionais nas atividades. Sabemos, entretanto, o quanto o processo de procura pode ser demorado e incerto e por isso, a Russel Serviços é a alternativa perfeita para você. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora com a opção de pagamento faturado. Confira nosso catálogo em russelservico.com.br e una qualidade, segurança e velocidade.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Recife – PE: (81) 3314-6520
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Republished by Blog Post Promoter