A saúde financeira de um restaurante não depende unicamente em aumentar os lucros, mas também reduzir custos, algo essencial em todos os empreendimentos.

Para isso, é fundamental fazer um planejamento de redução de custos para que você tenha maior economia e equilíbrio financeiro.

Neste artigo vamos mostrar 9 passos para você reduzir custos do seu restaurante.

1- Avalie seus gastos

Mapear todos os gastos é uma tarefa fundamental para se reduzir os custos do restaurante. Por meio de um levantamento das despesas, é possível identificar quais consumos são importantes, quais podem ser reduzidos e quais podem ser deixados de lado. Além disso, pode ser um bom momento para aproveitar e classificar quais são os custos fixos e variáveis de seu restaurante. Ao segregar as despesas dessa forma, torna-se mais fácil avaliar se um custo fixo precisa continuar existindo ou não.

2-Examine o seu cardápio

Manter um menu bem variado pode ser um atrativo para os clientes. Contudo, opções em excesso podem ser difíceis de gerenciar, especialmente no quesito gestão de estoque. Por isso, procure elaborar um cardápio inteligente, verificando quais são as sugestões mais aceitas entre a clientela e evitando o desperdício. Observe também a possibilidade de montar pratos que se alinhem à sazonalidade dos alimentos. Afinal, as frutas, verduras e legumes da estação têm preços melhores e são mais saborosos.

Além disso, é importante padronizar as receitas. O tamanho, o tipo e o peso dos ingredientes aplicados em uma receita devem ser determinados em fichas técnicas. Dessa forma, a apresentação do produto e o seu custo serão padronizados, garantindo maior satisfação do cliente e economia para o restaurante.

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3-Tenha bons fornecedores

Ter um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para reduzir custos no restaurante. Eles devem oferecer qualidade e boas condições para suas compras. Verifique se, ao comprar em maiores quantidades, você consegue preços melhores. Mas tenha cuidado: compras volumosas exigem uma ótima administração de estoque.

Além disso, é essencial manter-se sempre bem informado a respeito dos preços praticados no mercado e, se for necessário, não hesite em trocar de fornecedor. Às vezes, vale a pena trazer insumos de outras regiões, desde que os prazos, a qualidade e o valor do frete não tornem a operação mais cara.

4-Otimize seu estoque

Para reduzir despesas, é essencial que você aproveite bem a sua matéria-prima e todos os produtos do estoque. Por isso, é tão importante montar o seu cardápio com um olhar estratégico. Verifique quais são os pratos que têm maior saída e quais não são tão requisitados. Com os fornecedores em ordem e o cardápio alinhado, é preciso saber manter o estoque operacional reduzido, evitando o desperdício causado quando o alimento atinge a data de validade. Inclua na rotina, por exemplo, a rotulagem dos perecíveis para minimizar a deterioração, além de utilizar planilhas de controle com informações relevantes, como entrada e validade dos produtos guardados.

5-Faça manutenção preventiva dos equipamentos

Equipamentos em mau funcionamento podem levar ao desperdício de energia e, consequentemente, ao risco de perda de mercadoria. Um ótimo exemplo disso é o freezer, que, com excesso de gelo, passa a trabalhar sobrecarregado. Por isso, agende também manutenções periódicas em seus equipamentos, respeitando os prazos recomendados por técnicos. 

6- Economize luz, água e gás

Uma parte considerável dos custos de um restaurante é relativa às contas de consumo, como luz, água e gás. É certo que consumir estes recursos faz parte da operação da empresa, no entanto, para reduzir custos é preciso economizar até nos gastos essenciais. Para reduzir as contas com eficácia, é necessário investir no treinamento da equipe e implantar uma cultura organizacional que pregue a redução do desperdício em toda a operação do restaurante. Já que não adianta a proposta de redução de despesas ser adotada apenas pelo empresário. É preciso que toda a equipe entenda a gravidade do desperdício de alimentos e se conscientize da importância que pequenas ações diárias, como apagar as luzes quando deixam um ambiente, tem para a economia no fim do mês. Instrua a todos que sustentabilidade é a palavra chave para os negócios.

7-Faça parcerias com outros estabelecimentos

Muitas vezes um pequeno restaurante não tem poder de barganha. Porém, um grupo de estabelecimentos unidos pode conseguir vantagens em distribuidores do segmento alimentício, como valores promocionais na compra de insumos e descontos em entregas. Para isso, é preciso fomentar a integração dos empresários locais, o que pode resultar na formação de um grupo de compras.

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8-Otimize a rota do motoboy no delivery

Rotas bem planejadas vão ajudar o seu restaurante a reduzir gastos. Logo, é interessante montar uma operação de entrega, procurando sempre alocar na rota do mesmo motoboy os pedidos de locais próximos. No entanto, lembre-se de que essa estratégia visa agilizar o serviço, então, nada de esperar muito tempo por mais pedidos antes de fechar a rota. Estabeleça um tempo de tolerância para isso.

Outra ação interessante é avaliar os caminhos que os entregadores fazem. Isso porque nem sempre um atalho sairá mais barato. Por esse motivo, façam em conjunto um traçado de pontos-chave e locais de maior concentração de entregas.

Lembre-se também de reservar um momento para que seus funcionários conheçam a rota e aprendam como chegar aos destinos, sem que, para isso, seja preciso pausar a entrega para ficar procurando o local. Pode parecer uma situação corriqueira, mas isso aumenta o custo do delivery.

9-Invista em tecnologia

A tecnologia veio para auxiliar a reduzir os custos do restaurante. Confira duas opções para seu restaurante:

Sistema de Gestão

Soluções de controle de caixa que integram estoque e pagamentos estão cada vez mais acessíveis aos pequenos e médios empreendedores. Ao adotar softwares de gestão, o dono de restaurante sabe em tempo real quais itens estão com giro baixo, além do custo para manter esses produtos em estoque e a iminência de sua perda por conta do fim do prazo de validade.

Já no atendimento direto ao cliente, a adoção de sistemas de pedidos inteligentes garante agilidade e reduz erros nos pedidos. Junto a isso, é possível investir em cardápios digitais interativos e totens de autoatendimento em que o próprio cliente realiza o pedido, o que te dá a opção de remanejar colaboradores do atendimento para outras áreas.

Aplicativo próprio de delivery

Muitos estabelecimentos ainda utilizam telefone, WhatsApp e Marketplaces para o delivery. Mas você sabia que pode economizar com um aplicativo próprio? Você reduz custos com contratação de funcionários para atender telefone e responder mensagens no WhatsApp, já que o aplicativo próprio automatiza o processo de pedidos; economiza até 30% em comissões de marketplaces, já que não paga taxa por pedido e ainda fideliza clientes. 

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Manter clientes fiéis custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Nesse sentido, o aplicativo próprio é mais do que uma ferramenta de pedidos, é um meio de fidelizar seus clientes. Afinal, com ele é possível fazer a divulgação de promoções do restaurante, dar descontos exclusivos, criar programas de fidelidade e enviar notificações push direto no smartphone do cliente. Tudo para fazer com que ele tenha uma experiência positiva e que os pedidos sejam recorrentes. Ou seja, com um app próprio você reduz seus custos de fidelização!


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