Um roteiro de produção industrial detalha todo o processo produtivo, que envolve questões que vão desde os materiais e mão de obra necessários em cada etapa até os padrões de qualidade esperados em cada entrega.

Para criar um roteiro ideal, é de grande importância seguir algumas dicas. Por isso, separamos nesse artigo 6 passos para ter um roteiro de produção industrial ideal.

Confira!

1. Liste os materiais do produto acabado e de seus semi acabados em todos os níveis

A primeira etapa para a criação do roteiro é fazer uma lista completa dos materiais do produto acabado. Assim, é possível conhecer sobre a separação ligada a cada operação.

2. Mapeie e separe os centros de trabalho de acordo com cada setor de produção

É hora de pensar por quais setores de produção cada produto tem que passar para ser produzido. Depois disso, torna-se possível planejar onde ficará cada setor de produção para que fiquem em sequência.

3. Liste os recursos necessários para cada operação 

Identifique os recursos ou as máquinas que serão empregados nas operações de produção do item. 

Leia também: Veja 4 benefícios da rastreabilidade de produtos na indústria

4. Selecione as operações necessárias para a produção de cada produto 

Após identificar os materiais, os setores de produção e os recursos necessários para a produção do produto acabado, é preciso enumerar e descrever cada operação (etapa) do roteiro de cada produto. 

5. Anote os tempos de instalação e de operação para cadastrar o roteiro de produção

Neste ponto, o ideal é que seja realizado um trabalho de cronometragem dos tempos das operações, preferencialmente por um profissional com conhecimento no assunto. É importante também definir o tamanho dos lotes que serão avaliados pois medir o tempo de fabricação de uma unidade é diferente de medir o tempo do lote médio de produção do produto.

Fundamental também medir os tempos de preparação ou regulagem de máquinas que necessariamente deverão ser alocados em campos específicos do ERP pois estes têm a característica de não variar em função do tamanho do lote. Com as informações em mão, então o sistema deve ser alimentado com os tempos previstos.

6. Faça acompanhamento dos tempos efetivos para comparar com os previstos

Dessa forma, poderá fazer comparações entre o que foi realizado e o que foi planejado. Assim, os objetivos planejados com a configuração dos roteiros podem ser alcançados.

Leia mais: Saiba as 7 principais tendências da indústria para 2022


Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústriaclique aqui.

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *