É inegável que a tecnologia nos dias atuais se tornou dominante e fundamental para o melhor desempenho e otimização de resultados no trabalho. Apesar disso, existem profissionais de saúde que resistem às novas tecnologias.

Portanto, esse artigo, acima de tudo, traz 6 dicas de como aproximar os profissionais da área de saúde aos novos mecanismos tecnológicos.

Confira!

1. Fazer pesquisas de mercado

Desde quando uma droga está sendo estudada, já temos notícias dos seus benefícios  e os laboratórios começam a fazer pesquisas de mercado para saber a opinião dos principais stakeholders. Não deve ser diferente para um aplicativo de ECG, por exemplo, cujo uso poderia descartar um infarto do miocárdio.

Desde o começo do projeto o fabricante deve investir em pesquisas de mercado que o ajudem a conhecer melhor seu público-alvo e direcionar seu desenvolvimento.

2. Estar presente onde seu público-alvo está

A tecnologia de aplicativos na saúde se centraliza muito em feiras de tecnologia tipo Health 2.0, onde se apresentam os últimos avanços dos produtos. Porém estar nas conferências das sociedades médicas mais relevantes para seus produtos é muito importante, sobretudo porque vai romper barreiras entre os professionais da saúde e a tecnologia e se aproximar diretamente aos líderes de opinião e de pensamento médico em suas respectivas comunidades.

3. Desenvolver projetos no idioma materno do seu público

Uma das principais barreiras para a expansão da tecnologia na área da saúde é o idioma da plataforma ou do aplicativo.

Muitas vezes os profissionais de saúde em situação de urgência ou emergência precisam agir em questão de segundos, e pensam, logicamente, no seu idioma materno, não estão dispostos a perder tempo traduzindo softwares.

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4. Entender o sistema regulatório

Infelizmente para o desenvolvimento do mercado da área da saúde, os órgãos regulatórios impedem muitas inovações e com isso os profissionais da saúde têm medo de mudar. Ultimamente percebo que alguns projetos e a regulamentação são como óleo e água. Porém, podem existir brechas a serem tomadas para atuar de forma lícita.

5. Falar a mesma linguagem que seu público

A pesar de que os profissionais de saúde estão acostumados com nomes complicados que aprenderam na anatomia, fisiopatologia e mesmo com muitos medicamentos do mercado, se complicam quando escutam nomes como crowdsourcing, interface, social media, data base, ou mobile. Ao se sentirem fora do seu ambiente ficam vulneráveis e céticos.

6. Dar treinamento e suporte

Como qualquer produto que é vendido no mercado, os produtos tecnológicos precisam de um treinamento para que os profissionais de saúde se sintam a vontade para usar o software e também de um suporte que lhes permita esclarecer qualquer dúvida a qualquer momento.

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