A hotelaria preza pela qualidade de atendimento ao cliente. A recepção de um hotel é o primeiro contato físico com o hóspede e por esse motivo deve ter profissionais qualificados para o serviço.

O recepcionista precisa dar uma impressão positiva e garantir que o cliente esteja informado e bem servido.

Confira agora nossa lista com 5 dicas de como ser um bom recepcionista de hotel:

1. Conheça seu cliente

Mostre que o cliente é importante para você. Antes mesmo do check-in, o contato com o cliente já começa e informações são trocadas, seja digitalmente, ou por telefone. Nesse momento, uma boa dica é perguntar por preferências, como o andar baixo ou alto, se deseja incluir o café da manhã, entre outros aspectos.

2. Seja paciente e simpático

A forma como você se comunica afeta diretamente em seu relacionamento com as pessoas. A comunicação com sorrisos e bom humor, por exemplo, são importantes para conquistar o cliente.

Situações desagradáveis com os hóspedes são comuns. Independentemente, a simpatia e paciência devem prevalecer para ter uma melhor resolução do problema.

Leia mais: Saiba como garantir a fidelidade do seu hóspede

3. Saiba tudo sobre o estabelecimento

O hóspede precisa do recepcionista para tirar suas dúvidas. O profissional deve se atentar a todos os detalhes, como o horário de funcionamento, formas de pagamento, informações sobre o lazer e tudo aquilo que o estabelecimento fornece.

Fique também por dentro de todas as alterações e novidades do hotel.

4. Se dedique à tecnologia

A tecnologia traz softwares que facilitam a comunicação da equipe de recepção. O recepcionista deve usar isso a seu favor, dominando as ferramentas oferecidas.

É importante também estar sempre atento e atualizado sobre as tecnologias disponíveis tanto em sua empresa, como também em toda a rede hoteleira.

5. Trabalhe em equipe

Um recepcionista não interage apenas com os clientes, mas também com a sua equipe. Ninguém faz tudo sozinho. Portanto, mantenha sempre contato com funcionários de diferentes departamentos, assim você desenvolve melhor seu trabalho e proporciona uma melhor experiência ao hóspede.

Leia mais: Conheça os departamentos, as funções e a rotina de trabalho na hotelaria


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