A arte da hospedagem se dá pelo ato de saber receber, com cuidado e agilidade. Na hotelaria e para os anfitriões do Airbnb, a arrumação e preparação dos quartos são as boas-vindas dadas antes mesmo do check-in.
Por isso, tratar da organização de forma prática e ágil, sem deixar passar nenhuma demanda no momento da arrumação dos quartos, é essencial para garantir uma recepção adequada aos hóspedes e trazê-los sempre de volta.
Para garantir que esteja tudo organizado, os anfitriões e a governança de hotéis e pousadas devem ter em mãos um checklist com um passo a passo detalhado para não deixar nada passar.
Com as ações bem estruturadas no esquema de lista, a arrumação dos quartos e do espaço que será hospedagem de alguém se torna muito mais rápida, prática e eficaz. Acompanhe e esteja preparado para agradar!
Benefícios e importância de seguir um checklist na arrumação
Ao se hospedar, um viajante espera chegar em um lugar limpo e preparado para recebê-lo. Uma toalha mal dobrada, uma cama mal arrumada, um lixo esquecido. Qualquer detalhe deixado pode refletir na insatisfação do hóspede e impactar a imagem do hotel ou do anfitrião.
Assim, contar com uma relação de tudo que precisa ser limpo, checado, organizado e reposto em um quarto ou ambiente, torna o procedimento mais eficaz e dá a mínima margem para erros ou negligências.
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O checklist para hotelaria é indispensável, pois permite um controle do trabalho para que seja executado da melhor forma, possibilitando a entrega de um serviço de qualidade e de agrado do hóspede.
O tempo também corre a favor de quem faz uso do checklist. Parar para organizar as ações leva muito menos tempo do que ter que refazer serviços ou reparar danos.
A preparação de um quarto pode variar de 15 a 30 minutos, dependendo do tamanho e do número de camas. Ao tornar o procedimento mais ágil, com foco no checklist, esse tempo pode ser otimizado e o quarto liberado o quanto antes para uma nova reserva.
Camareiras e governança na linha de frente
As profissionais que compõem a equipe de governança – como as camareiras e a governanta – de um hotel ou pousada estão na linha de frente e são as principais responsáveis pela arrumação e limpeza dos quartos.
Dessa maneira, precisam estar aptas para a tarefa e contar com o suporte de uma relação para o cumprimento de todos os procedimentos de preparação, checagem, limpeza e arrumação de entrada.
Um estudo publicado no IV Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção – SAEPRO mostra que a ausência de um checklist das atividades que precisam ser desempenhadas na hotelaria gera um desgaste das camareiras, pois elas necessitam sempre buscar algo que acabam lembrando durante a arrumação.
A publicação enfatiza que, para facilitar, dinamizar e melhor executar o trabalho, é indicado um roteiro de trabalho escrito pela governanta ou pela responsável pela supervisão dos serviços.
Assim, oferecer a ferramenta do checklist ao time de governança gera mais segurança nas profissionais e garante um serviço mais qualificado e ágil que, certamente, será percebido pelo hóspede.
Anfitriões com o checklist em mãos
Nos casos de aluguéis de imóveis para temporada, como pela plataforma Airbnb, os anfitriões, muitas vezes, não dispõem de um equipe para limpeza e são eles próprios os responsáveis pela tarefa.
Então, mais do que nunca, ter em mãos um passo a passo de tudo que precisa de organizado e preparado para recepção de um novo hóspede é de suma importância.
Com a lista de to do’s, o anfitrião tem um maior controle e sua preparação assume maior dinamismo e eficácia.
Por isso, o checklist de arrumação se encaixa nas necessidades de todas as formas de hospedagem.
Confira a seguir um breve índice com cinco dicas em cinco verbos de ação:
Para tornar o dia a dia dos profissionais da hotelaria e hospedagem mais prático e otimizar o tempo, colocamos aqui um passo a passo para arrumação de quartos. As orientações valem tanto para o setor hoteleiro como para os anfitriões de sites como o Airbnb.
Vamos lá?
1. Preparar
Antes de iniciar a limpeza e arrumação do quarto, é importante separar e organizar em um carrinho ou cesta todos os produtos e materiais necessários e destinados àquela função. É preciso colocar os produtos de limpeza e higiene, além dos itens que precisam ser repostos, como toalhas, piso, lençol e amenities.
2. Checar
Após a saída de um hóspede e antes de começar a realizar a arrumação para o próximo, é fundamental checar se os aparelhos – como televisão, ar-condicionado, frigobar e chuveiro – estão em pleno funcionamento e conferir as luzes e a descarga para ver se não há nada danificado.
Aqui, vale abrir as janelas e cortinas para arejar o ambiente e checar se estão em ordem. Para preparar o quarto, dê preferência por usar a luz natural.
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3. Retirar
Depois da checagem dos utensílios, é o momento de recolher o lixo e remover qualquer material que tenha sido deixado no quarto – ou no ambiente.
Nos casos de Airbnb, é preciso ver se não há alimentos deixados na geladeira ou nos armários.
Retirar os lixos do banheiro, possíveis embalagens descartadas, etc. Enfim, fazer uma varredura. É importante prestar atenção se não há nada embaixo da cama, dos móveis.
Retire os lençóis e toalhas usados. Coloque nos cestos que serão destinados à lavanderia. Faça a higienização da cama, conforme as recomendações de limpeza e segurança sanitária.
4. Renovar
Após a limpeza da cama e das áreas do banheiro com os produtos e métodos indicados, renove o enxoval. Prepare a cama com lençóis limpos e confortáveis, coloque as toalhas e deixe os amenities – mini sabonetes e mini shampoos – à espera de seus novos hóspedes.
Aqui, vale um cuidado extra para estender bem o lençol e ajeitar as toalhas de rosto, banho e piso. Cada detalhe importa e faz diferença ao ser recebido em algum lugar.
Caso haja itens do frigobar, é o momento de repor e deixá-lo completo.
5. Conferir
Depois de realizar todo passo a passo da arrumação, é indispensável fazer uma checagem de todos os itens, com o checklist em mãos, para ter certeza de que todas as etapas foram cumpridas. O tempo de refazer será maior que o tempo de conferir, acredite.
Higienização dos quartos e cuidado com a saúde dos hóspedes
O novo contexto sanitário mundial requer um olhar muito mais cuidadoso e responsável quando se trata de limpeza e higienização de ambientes.
Com a pandemia da Covid-19, há novos protocolos que precisam ser seguidos à risca para oferecer um espaço seguro e livre de microrganismos prejudiciais à saúde.
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Assim, entre as recomendações dos órgãos oficiais, estão:
- passar um pano com água sanitária nas superfícies e no chão ou desinfetar as áreas com álcool;
- ao retirar o lixo e resíduos, evitar o contato das mãos no rosto;
- lavar as mãos e utilizar álcool em gel antes e após as atividades;
- higienizar com álcool 70% das áreas mais tocadas no quarto, como maçanetas e controle da televisão.
Por fim, preparar um quarto ou um espaço para receber pessoas requer atenção. Os olhos precisam estar atentos a tudo e a cada aspecto. Para se sentir bem-vindo, o hóspede precisa se sentir seguro e bem-recebido. Por isso, o checklist da arrumação é tão importante, tanto para o bem-estar como para a saúde, e trata-se de um braço direito da hotelaria e dos anfitriões.
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