Como o próprio nome já diz, as dinâmicas de motivação são feitas para motivar os colaboradores de uma empresa. É importante ressaltar que não vale a pena aplicar aos funcionários que não querem trabalhar e sequer se identificam com aquilo que é a causa da organização.

Ações simples, como dinâmicas de motivação, podem ser grandes aliadas na hora de renovar as energias e a disposição dos colaboradores.

Veja agora 4 tipos de dinâmica de motivação para a sua empresa!

1. Quem eu levaria?

O principal ponto da dinâmica do “quem eu levaria?” envolve a tomada de decisão dos colaboradores, de modo que eles façam escolhas envolvendo uns aos outros. Desse modo, espera-se desenvolver entre os participantes uma maior empatia, além de fortalecer o espírito de equipe.

Para realizar essa atividade, separe antes o material necessário: você vai precisar de lápis, folhas de papel e envelopes em número condizente com a quantidade de participantes. Preencha as folhas com as seguintes perguntas, colocando-as dentro dos envelopes:

  • quem do grupo você queria ter ao seu lado em uma ilha deserta?
  • Quem você chamaria para ajudar a organizar uma festa?
  • Quem você escolheria para acompanhar em um cruzeiro de férias?

Distribua os envelopes com os questionários, pedindo que os participantes respondam às questões, ressaltando que as respostas serão mantidas em sigilo. Depois de recolher as respostas, o ideal é que você desenvolva novas atividades (como as indicadas abaixo) ou espere por um tempo.

De qualquer forma, ao final do período, devolva os envelopes aos participantes e peça que eles respondam novamente às questões. Eles podem manter as respostas ou alterá-las de acordo com as novas percepções em relação aos colegas de equipe.

Após essa segunda rodada, recolha todos os envelopes e contabilize as respostas. As informações do grupo como um todo devem ser repassadas de forma individual aos colaboradores, mostrando o quanto a equipe o requisita (ou deixa de fazer isso), o que permite visualizar com clareza como cada membro é admirado pelo coletivo.

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2. Campo minado

Monte uma sala com obstáculos (barbantes esticados, cadeiras interrompendo as passagens, caixas ou qualquer item que posto como uma barreira). O ideal é que, para superá-los, o participante precise fazer um desvio de rota, por exemplo.

A partir disso, separe os participantes em grupos. Entre eles, os membros precisam decidir quem terá os olhos vendados e atravessará os obstáculos dispostos na sala, recebendo as orientações dos demais colegas. Esbarrar ou derrubar os bloqueios resulta em punições, atrasando o competidor. Quem fizer o percurso em menos tempo, ganha a dinâmica.

Tal atividade reforça a importância do trabalho em equipe, de comunicação efetiva e da capacidade de dar informações com clareza, além de fortalecer a confiança entre os colegas de trabalho.

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3. Verdade ou mentira?

Para grupos de pessoas que não se conhecem muito bem ainda, a dinâmica do verdade ou mentira é bem interessante. Além disso, ela é bem simples de ser realizada e não exige maiores preparações. Para isso, cada participante receberá um papel e nele deverá listar 3 frases com relação a sua vida. Contudo, uma delas deverá ser uma mentira. Pense, por exemplo, na seguinte lista de afirmações:

  • sou pai de gêmeos;
  • jogo tênis muito bem;
  • já escalei uma montanha.

Um por vez, cada participante se levanta e fala em voz alta sua lista de verdades ou mentiras. Enquanto isso, os demais votam a respeito da veracidade de cada informação, tentando descobrir o que realmente é verdade e o que não é.

Por mais simples que essa dinâmica (que é quase uma brincadeira) pareça, ela é uma ótima ferramenta para fazer com que todos se conheçam melhor, reforçando o entrosamento. Ademais, ao notar o andamento da atividade, é possível delimitar novas estratégias a fim de reforçar a integração entre os companheiros de trabalho.

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4. Caixa de desafio

Para quem quer trabalhar a tomada de decisões a fim de que elas sejam cada vez mais certeiras e sempre com a autoconfiança necessária, a dinâmica da caixa de desafio é uma excelente recomendação.

O primeiro passo para a condução dessa atividade demanda que você separe uma caixa escura na qual serão colocados diversos envelopes com uma série de desafios. Informe aos participantes alguns deles, que, em sua maioria, serão tarefas chatas, normalmente envolvendo pequenos “micos”, como recitar trava-línguas ou saltar pela sala em um só pé. Por fim, diga que há um desafio secreto.

Com todos cientes disso, divida os participantes em dois grupos. Em seguida, passe a caixa para a primeira pessoa, a qual terá três opções:

  1. retirar um envelope e cumprir o desafio proposto. Se não fizer isso, ela perde 3 pontos. Se a tarefa for cumprida, ela ganha um ponto e pode passar a caixa;
  2. passar a caixa para alguém do seu grupo, o que não dá nem tira pontos;
  3. passar a caixa para alguém do outro grupo, perdendo um ponto.

A caixa só pode ser passada para frente 3 vezes seguidas. Na quarta, quem estiver com ela é obrigado a tirar um envelope. Com isso, é provável que as pessoas passem a caixa uma para as outras a fim de que não precisem cumprir os desafios até que não seja mais possível.

Lembra do envelope com desafio secreto? Aqui está o segredo: ele não se trata de nenhum desafio mais elaborado, mas representa um prêmio para quem tirá-lo. Ele pode ser desde uma caixa de chocolates, um livro ou até um vale-presentes. Quando isso acontecer, a dinâmica se encerra.

Essa atividade tem como principal propósito reforçar a importância de cada um assumir as suas responsabilidades e, de certa forma, recompensar quem ousa na hora de tomar decisões.

E aí, curtiu? Hora de colocar essas dinâmicas em prática na sua empresa!


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