A manutenção preventiva é uma ótima opção para as indústrias que se preocupam com a qualidade e funcionamento das máquinas. Além disso, essa prática traz mais segurança aos colaboradores e evita futuros problemas financeiros e judiciais.
Sendo assim, é preciso ter conhecimento de algumas dicas e estratégias para investir nesta prática. Confira agora 4 dicas para investir em manutenção preventiva na indústria
1. Faça um mapeamento dos equipamentos
Antes de começar a manutenção, o primeiro passo é fazer um mapeamento, ou seja, saber quais são as máquinas que você tem na sua indústria, a localização de cada uma delas, o tempo que elas têm de operação, a expectativa de vida, se ainda estão dentro do prazo de garantia, entre outros fatores.
2. Faça um balanço
Agora que você já tem as informações sobre o seu maquinário em mãos, é possível saber mais informações sobre cada uma das máquinas e fazer um balanço. Por exemplo, uma máquina que já está há muitos anos em uso e que já passou por diversas manutenções, pode valer mais a pena comprar uma nova e colocar para vender a atual antes que perca totalmente o valor de mercado.
Outros pontos a serem avaliados é se a máquina está dando conta da demanda ou será será suficiente para ampliar a produção e também qual será o custo de manutenção para cada uma delas.
Leia mais: Confira 3 dicas para reduzir os custos da sua indústria
3. Comece a fazer um planejamento
Com essas importantes informações em mãos, você já tem condições de montar um planejamento para fazer a manutenção preventiva na indústria. Esse planejamento precisa ser feito e as metas precisam ser traçadas para ter uma maior organização se saber quanto o serviço começará e quando terminará.
Você precisar determinar se a manutenção será feita pelos próprios funcionários ou se contratará uma empresa especializada para fazer o serviço. Também precisa saber quem será o responsável por coordenar as manutenções, realizar o pagamento da empresa e cuidar para que as peças necessárias sejam compradas.
Leia mais: Terceirização em indústrias: saiba como ela aumenta sua competitividade
4. Crie uma rotina de inspeções
Em vez de organizar a equipe para fazer manutenções corretivas, o mais importante é providenciar as manutenções preventivas e organizar a rotina da empresa com elas.
Muitas máquinas possuem no manual de instruções qual é o intervalo de tempo para fazer a manutenção preventiva. Assim, o especialista deverá abrir as máquinas e utilizá-las para saber se elas estão em ordem e analisar quais peças deverão ser trocadas antes que as outras e em quanto tempo.
Lembre-se de que a manutenção preventiva na indústria é mais do que necessário e ela deve fazer parte do planejamento financeiro da empresa. Assim, você precisa estar preparado para pagar uma equipe que fará o serviço e também ter o dinheiro para a compra das peças caso seja necessário.
Leia mais: Contabilidade industrial: 5 dicas para você aplicar na sua empresa
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústria, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
blog indústria dica setor industrial dicas indústria dicas manutenção indústria dicas manutenção preventiva dicas manutenção preventiva indústria terceirização indústria