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A sigla ROI é a abreviação do termo em inglês Return on Investiment, que significa retorno sobre o investimento. Basicamente, essa métrica tem como objetivo avaliar qual é a taxa de retorno financeiro para o negócio em relação a um determinado investimento realizado.
Portanto, é muito usado para avaliar a saúde da empresa, bem como o seu desempenho e o seu lucro para os investidores. O RH deixou de ser um setor de custos para se tornar uma área de retorno para o negócio.
Portanto, separamos neste artigo 4 dicas calcular o ROI no setor de RH.
Confira!
1. Trabalhar com indicadores de desempenho
Primeiramente os indicadores de desempenho, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são indispensáveis para analisar o ROI em empresas. Com eles, é possível transformar a performance de pessoas e recursos em dados mensuráveis.
O RH que trabalha com esses indicadores é capaz de fornecer às principais frentes de atuação da organização o feedback que elas precisam para medir a eficiência de suas ações.
2. Aproximar o RH dos outros setores
O setor de RH, durante décadas, ficou isolado do resto da empresa, preocupado apenas com funções que considerava de departamento pessoal. Dentre essas funções, podemos destacar basicamente Recrutamento & Seleção, folha de pagamento, folha de ponto e Treinamento & Desenvolvimento.
Mas hoje, trabalhando de forma estratégica, outras funções passaram a fazer parte, também, do seu trabalho, como Marketing Interno, planejamento estratégico, levantamento e análise de indicadores, avaliação de desempenho, etc. Podemos afirmar que o RH que trabalha o ROI deve conhecer interna e externamente os negócios da empresa.
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3. Estar a par das finanças da empresa
O setor financeiro é o coração de uma organização. Problemas no faturamento estão sempre acompanhados de erros nos mais variados processos, alastrando por todos os setores as consequências dessas falhas. Portanto, tudo o que uma empresa faz esbarra no seu orçamento, logo, é vital que o RH entenda a situação financeira da empresa para avaliar seus indicadores.
No setor financeiro, podem estar tanto a origem do problema quanto as suas consequências. Portanto, assuntos dessa natureza jamais podem ser ignorados.
Leia mais: Veja 7 maneiras de reduzir os custos do RH da sua empresa
4. Monitorar os indicadores periodicamente
Por fim, o acompanhamento dos KPIs não pode ser feito uma vez ou outra. Por isso, para conhecer de fato o ROI, é preciso estabelecer uma frequência de avaliações, monitorando variáveis que podem surgir no meio do caminho e que podem trazer efeitos significativos.
Um exemplo de indicador que precisa ser monitorado constantemente é o retorno sobre as contratações. Ao se tratar do elemento humano, o qual tem todas as suas singularidades, é preciso estar atento a esse fator a cada mudança na equipe.
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