Ao contratar um funcionário, qualificação e experiência são dois pontos muito importantes para a empresa. Porém, tem sido difícil encontrar essas qualidades no mercado da hotelaria.
A grande diferença dos hotéis para a maioria das empresas é que os clientes são sempre diferentes. Isso significa que um erro pode deixar uma mancha na reputação do negócio para sempre.
Portanto, escolher os funcionários certos é uma tarefa que exige total atenção. Assim, trouxemos algumas dicas sobre o assunto para ajudá-lo nessa tarefa. Confira abaixo algumas dicas!
Como contratar bons funcionários na hotelaria
1. Tenha um perfil bem definido
Para saber qual é o funcionário ideal, você precisa ter um perfil bem definido, ou seja, precisa saber o que você quer.
O candidato escolhido precisa não apenas ter a experiência e os pré-requisitos desejados, ele também precisa estar alinhado com a cultura, visão e missão do seu negócio.
Por isso, se você ainda não tem isso bem estabelecido, é bom deixar claro, especialmente para aqueles que farão o processo de seleção e recrutamento. O ideal é deixar documento e, a partir disso, ficará mais fácil traçar um perfil ideal.
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2. Estabeleça os pré-requisitos
Existem alguns pré-requisitos mínimos que você pode precisar no seu novo funcionário. Para determinar isso, será necessário responder às seguintes perguntas:
- Qual a escolaridade mínima?
- É preciso ter experiência?
- Se sim, qual o tempo mínimo?
- É exigido que tenha algum tipo de curso?
- Há uma idade mínima e uma máxima?
- É preciso falar outro idioma além do português?
Essas são apenas algumas das perguntas que você pode levar em consideração na hora de descrever os requisitos mínimos para a contratação. Pense em outras que estão de acordo com o seu negócio e que tenham mais a ver com ele.
3. Defina como será o processo de recrutamento e seleção
Outro ponto de grande importância é que, para definir essas informações, você vai precisar ser mais estratégico. Afinal de contas, aqui, todo cuidado é pouco. Uma forma de triagem errada pode deixar passar o talento que você tanto precisa na sua equipe.
Primeiro, entenda que recrutamento é uma coisa e seleção é outra.
Como o próprio nome diz, recrutamento é a etapa na qual os candidatos mandam os currículos. É a primeira fase externa para contratar bons funcionários.
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É aqui que os pré-requisitos definidos no tópico acima vão aparecer. E, além deles, você também deve adicionar outros como:
- Local da vaga;
- Horário de trabalho;
- Se será celetista ou PJ;
- Quais serão os benefícios (se houver);
- As funções que o funcionário terá que realizar;
- Remuneração.
Depois que o hotel já recolheu um bom número de currículos, é hora de passar para o processo de seleção, ou seja, é hora de escolher quem vai para a próxima fase.
Nesse ponto, você pode colocar critérios mínimos para a triagem. Por exemplo, escolaridade, falar um outro idioma, experiência mínima e assim por diante. Dessa forma, ficará mais fácil tomar essa decisão inicial.
Depois é o momento da seleção em si, ou seja, o momento de analisar os candidatos cara a cara ou por meio de uma entrevista em vídeo.
4. Crie etapas para a seleção
Um processo seletivo pode ter várias etapas. Por exemplo, primeiro pode ser uma prova escrita para testar os conhecimentos em outra língua ou prova oral. Muitas pessoas possuem apenas o básico ou o intermediário e se inscrevem para vagas onde é necessário inglês fluente.
Você pode adicionar também uma etapa com prova objetiva sobre o Fit Cultural, ou seja, se aquela pessoa é compatível com a forma de pensar da empresa.
Existem outros testes que podem ter mais a ver com o seu hotel. Por isso, reúna-se com a sua equipe e liste boas ideias para essa fase.
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Pronto! Após o processo seletivo concluído você terá o seu funcionário tão desejado. Não se esqueça de deixar mais dois currículos em stand by, pois pode ser que a primeira escolha, na prática, não seja a melhor.
Contratar bons funcionários não é uma tarefa fácil, mas ela não precisa ser tão complexa. É importante também se reunir com os funcionários do setor em questão para entender mais profundamente quais são as funções necessárias ao novo contratado.
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