A tecnologia vem se tornando, cada vez mais, uma grande aliada de diversas áreas, e com a de construção civil não poderia ser diferente.

Na busca constante por melhorias nos processos e resultados das construtoras, os chamados ERPs, softwares de gestão de obras ou apps para obras, são programas com funcionalidades integradas entre o canteiro de obras e as atividades do escritório da construtora, possibilitando um melhor gerenciamento dos processos.

Além de tecnologias essenciais para assegurar a qualidade dos projetos e cumprimento de prazos e orçamentos, eles oferecem bases sólidas para que a construtora lucre e cresça como negócio, já que ajudam diretamente na tomada de decisões estratégicas e redução de erros.

Nesse texto iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre um aplicativo de gestão de obras e quais são suas funcionalidades, que podem garantir uma gestão de obras eficiente e vantajosa para a sua construtora. Confira!

1. Atenção diferenciada para o cliente

Ter um software que ofereça uma área eficiente para o relacionamento com o cliente é essencial. Além de um espaço para envio de mensagens e de uma equipe de atendimento  disponível para um contato mais direto, uma área específica no aplicativo para o cliente garante  destaque e uma atenção diferenciada de sua construtora. 

2. Controle de fornecedores

A área de controle e homologação de fornecedores, junto com as Fichas de Verificação de Materiais (FVM), são uma forma excelente de garantir a qualidade e pontualidade dos materiais necessários na execução da obra.

Apenas estabelecendo uma boa relação com fornecedores a construtora pode conseguir as melhores negociações e o custo-benefício necessário para o sucesso dos empreendimentos.

Mais do que garantir o controle das compras e negociações, além da qualidade dos materiais de construção, a ajuda de um software de gestão de obras oferece benefícios, também, para fornecedores. 

Eles ganham um espaço claro para cadastrar seus orçamentos sem problemas e apresentar propostas de maneira mais fácil e clara.

Leia mais: Entenda a importância dos aplicativos móveis para gerenciamento de obras.

3. Planejamento e acompanhamento de obras

O sucesso de uma obra depende de contabilizar cada risco e detalhe e acompanhar a execução para que o que foi pensado seja realizado sem problemas, antecipando imprevistos e solucionando problemas mais rapidamente.

Funcionalidades focadas em planejamento de obras, onde cada atividade e etapa é descrita e detalhada, garante uma visão ampla do trabalho a ser realizado, tornando as atividades no canteiro de obras mais controladas e produtivas.

Ao mesmo tempo, ferramentas de acompanhamento, como o Relatório Diário de Obras e o cronograma físico-financeiro, garante que, durante a execução, as atividades aconteçam de acordo com o que foi definido nesse planejamento.

Assim a construtora pode controlar execução, uso de materiais, entrada e saída de estoque, uso do orçamento e cumprimento de prazos, tudo centralizado em uma única plataforma.

Leia mais: Conheça os três pontos vitais para um bom planejamento de obra.

4. Controle de orçamentos

O cronograma físico-financeiro não é a única funcionalidade que auxilia construtoras em um aplicativo para gestão de obras. Um bom software possui uma área de elaboração de orçamentos, onde custos unitários e totais são descritos e cálculos são automatizados.

Com isso, a construtora conquista mais detalhamento e reduz erros, além de poder acompanhar a saída de dinheiro com mais tranquilidade, evitando surpresas que possam afetar o financeiro e a lucratividade da empresa e do projeto.

5. Cuidado com o financeiro

O controle financeiro não é reduzido ao controle dos orçamentos de obras. Por isso, aplicativos de gestão de obras devem possuir uma funcionalidade para controle interno do financeiro.

Nessa funcionalidade sua construtora deve encontrar controle de entrada e saída de dinheiro, descritivos dos pagamentos de custos indiretos e planejamentos de datas de vencimentos de boletos, entre outros controles que ajudem a organizar as contas da empresa junto com o orçamento das obras.

A integração com o departamento de compras é outro grande diferencial para conseguir um maior controle financeiro, permitindo organizar o uso do dinheiro da construtora considerando a necessidade de comprar materiais de construção.

Leia mais: Dicas para um bom planejamento financeiro na construção.

6. Compras planejadas

Um suporte para compras é a melhor forma de tomar decisões estratégicas e a gestão de obras pode garantir esse controle e suporte. Com um aplicativo eficiente, o departamento de compras terá acesso ao controle de estoque e disponibilidade de materiais.

Outra integração essencial é a já mencionada com o financeiro, permitindo verificar melhores datas de compras e disponibilidade de renda para pagamentos, além de guiar as negociações de prazos e parcelamentos.

Com isso, diante de todas estas funcionalidades, o ideal é sempre buscar um software de gestão de obras completo e que melhor atende às necessidades da sua construtora, facilitando seus processos e fornecendo mais agilidade nos projetos.  


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você contrata de forma 100% online e terceiriza qualquer mão de obra operacional em até 48 horas!

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *