Trabalhar com serviço delivery é uma ótima estratégia para expandir o faturamento dos restaurantes e demais estabelecimentos do setor alimentício, já que para isso a empresa não precisa ampliar seu número de mesas. No entanto, é comum que os donos de negócios do setor enfrentem desafios como horários de pico de atendimento, falhas na comunicação e excesso de espera por parte do consumidor.

Um bom atendimento só é garantido quando os processos estão organizados e os funcionários são preparados para lidar com o público que pede tele-entrega. Para tanto, é importante fazer uso de todas as ferramentas e táticas disponíveis, desde treinamentos para a equipe até a implantação de soluções tecnológicas.

Veja a seguir como melhorar o atendimento no serviço delivery para fidelizar seus clientes e chamar atenção de novos. Confira!

O que é um atendimento delivery e qual sua importância?

Para entender o que é um atendimento delivery será necessário, primeiramente, compreender o que é um delivery.

Delivery é uma palavra de origem inglesa que significa entrega ou distribuição. Ela é o substantivo do verbo deliver que significa entregar ou distribuir.

No contexto alimentício, um atendimento delivery é aquele feito para vender e intermediar entregas. Ou seja, o cliente realiza seu pedido através de algum meio de comunicação fornecido pelo estabelecimento e recebe, no lugar indicado no momento da solicitação, o seu pedido.

Além disso, o estabelecimento que, atualmente, oferece a opção delivery, disponibiliza também, comodidade e segurança.

Você consegue imaginar como alguns comércios teriam sobrevivido à pandemia se não fosse pelo delivery? Ele realmente se tornou uma grande alternativa para negócios que querem ampliar sua cobertura e conquistar mais clientes.

Como ter um bom atendimento no delivery?

1.  Tenha o cadastro de seus clientes atualizado

Antes de manter o cadastro de seus clientes atualizado é preciso ter um. Se você já sabe o nome, o endereço e o telefone – apenas para citar algumas informações importantes – na base de dados do seu atendimento, trate de mantê-los sempre em dia, certo?

Ter um cadastro atualizado evita o retrabalho já que facilita as vendas posteriores. Afinal de contas, você terá em mãos as informações necessárias para a finalização do pedido e o cliente não terá que repetir a cada compra sua localização, por exemplo.

Com esse tipo de informação em mãos, o seu negócio pode inclusive oferecer vantagens na taxa de entrega. Pois, se determinado cliente mora na região, possivelmente, a taxa de entrega pode ser mais acessível ou, ainda, gratuita, dependendo do caso.

Esse tipo de organização pode elevar significativamente a qualidade do seu atendimento de delivery pelo WhatsApp, aplicativos de entrega ou qualquer outro meio de comunicação.

2.  Faça uma boa gestão de clientes

Ter uma gestão de clientes é imprescindível para estabelecer uma relação saudável com os consumidores do seu estabelecimento. Inclusive, a dica anterior está totalmente relacionada a uma boa gestão de clientes.

Mas, além de fazer e manter atualizado o cadastro de seus clientes, acompanhe também o ticket médio de cada um deles, ou seja, o valor médio das vendas feitas para cada cliente dentro de um determinado período.

A partir dessa informação, é possível elaborar ofertas personalizadas, que realmente sejam interessantes para o seu público-alvo. Aliás, ao saber quais são seus clientes mais assíduos e qual costuma ser o perfil de compra dessas pessoas, você pode criar pacotes exclusivos e imperdíveis para eles.

Podendo, do mesmo modo, investir em ações de marketing e divulgação para aumentar o ticket médio padrão do seu estabelecimento.

3.  Preze por uma comunicação cordial e sem ruídos

Seja pelo WhatsApp, telefone, aplicativo ou e-mail, um atendimento delivery deve ser baseado em uma comunicação sem ruídos, em que o pedido do cliente é feito com facilidade, suas dúvidas são resolvidas e a sua comida entregue da maneira como foi solicitada.

Sendo todos estes detalhes acordados cordialmente!

Comece o atendimento demonstrando interesse, disposição e, mais do que isso, satisfação em conversar, novamente, com o cliente. Lembre-se sempre de saudá-lo e agradecê-lo. Use e abuse das expressões de bom-dia, boa-tarde, boa-noite, por favor e obrigado.

Além disso, se não for um novo cliente, não se esqueça de chamá-lo pelo nome, afinal de contas, essa é uma das principais maneiras de iniciar uma relação de longa data com o seu consumidor, tornando-se íntimo, criando uma relação de afinidade com ele.

Deixe informações como o tempo de entrega, valores e forma de pagamento definidas no momento da negociação. Isso acalmará a ansiedade do cliente e ajudará na organização interna do estabelecimento.

4.  Treine os entregadores do seu restaurante

Sim, a forma como os entregadores se comportam no trânsito e em frente ao cliente ainda faz parte do atendimento, sabia?

Pense assim: o atendimento apenas termina quando a entrega é concluída com sucesso e o cliente está satisfeito, disposto a pedir novamente.

Para isso, um fator importante é que a comida seja transportada da forma correta, chegando ao endereço do consumidor intacta. Por isso, para que a experiência do cliente não seja comprometida, faça boas contratações de motoboy e disponibilize treinamentos, ou melhor, treine todos os colaboradores envolvidos na modalidade delivery.

Treine seus entregadores para manter uma postura cautelosa no trânsito, afinal, estão representando o nome do seu negócio. Falando na marca da sua empresa, disponibilize um uniforme padronizado aos seus entregadores, assim eles serão reconhecidos com mais facilidade pelos clientes.

Treine-os para que, em segurança, consigam entregar ou, até mesmo, superar o tempo de entrega informado aos clientes.

Além disso, no momento do treinamento para os entregadores, mencione a importância de chamar o cliente pelo nome, conferir o pedido, a forma de pagamento e saudar o consumidor, cumprimentando-o e desejando uma boa refeição.

5.  Atente-se aos pedidos e preze por um delivery pontual

Depois de finalizar o atendimento, lembre-se de conferir o pedido antes de mandá-lo para a cozinha, essa medida simples evitará transtornos. Acredite.

Além disso, fique atento ao ritmo dos pedidos que estão na frente do que você acabou de tirar para que o cliente seja informado corretamente sobre o tempo de preparo e entrega do respectivo pedido.

Pois um bom atendimento delivery deve prezar pela qualidade do alimento, garantir que o cliente receba exatamente o que pediu e entregá-lo pontualmente. Afinal, este é o tripé do atendimento delivery e sua importância não deve ser menosprezada.

Inclusive, para que a logística do atendimento de entrega funcione, contar com o auxílio da tecnologia é sempre uma medida a ser considerada, já que reduzir o erro humano e aposentar o papel e a caneta nesse tipo de situação parece uma alternativa interessante, não é mesmo?

Lembre-se, a forma como você faz o seu atendimento delivery importa e, com certeza, influencia no sabor da comida que você entrega, viu?


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