A pandemia do novo Corona vírus deixou mudanças significativas no mercado de trabalho. Por mais que aos poucos as atividades comecem a voltar para sua normalidade presencial, esses dois anos em regime de distanciamento trouxeram novidades para como enxergamos alguns processos. 

No setor de Recursos Humanos não foi diferente, e esse ramo, extremamente ligado a dinâmicas presenciais, precisou se reinventar para continuar atendendo as demandas do mercado. Foi uma remodelação que precisou ser feita com muita agilidade, uma vez que os processos de recrutamento e seleção precisaram passar a ser totalmente online.

Se o processo de encontrar um talento ideal para preencher uma vaga já era difícil, com as recomendações de distanciamento social, virou um desafio ainda maior para os profissionais de RH. Por isso, o segmento achou novas formas de realizar contratações e passou por um grande processo de inovação nesse tempo, o que abriu diversos novos horizontes para a área. 

Algumas dessas transformações vieram para ficar, e a terceirização e contratação de mão de obra de forma 100% online começa a mostrar que é na verdade a nova realidade daqui pra frente. Com isso em mente, separamos alguns pontos essenciais para você conseguir entender esse nova maneira de terceirizar, mais moderna e eficiente:

1.Redes Sociais estão mais importantes do que nunca

Em tempos de isolamento, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta ainda mais presente em nosso dia a dia. Elas se tornaram um canal não só de lazer mas também uma vitrine para as pessoas se conectarem umas às outras. 

Claro que isso tem sua aplicação no mercado de mão de obra, já que agora as redes podem te ajudar e muito para encontrar o perfil que mais se adeque a uma vaga disponível. 

O LinkedIn por exemplo, que já era bastante recomendado como plataforma de networking, tornou-se ainda mais importante para possibilitar a interação entre profissionais e empresas de vários segmentos, tamanhos e posicionamentos. Hoje, é indispensável que a empresa tenha um perfil nessa rede, podendo interagir com colaboradores e publicar novas oportunidades em um só lugar e aos olhos de quem quer que resolva visitar seu perfil. 

2. Vídeo Currículo e dinâmicas online

Programas e ferramentas de videochamada nunca foram tão utilizados como nesses últimos 2 anos. Novas tecnologias surgiram e passaram a ser essenciais para os processos seletivos. Vídeos currículos, onde o candidato pode se apresentar para a empresa em poucos minutos, se tornaram comuns e mostraram uma nova forma de interagir com candidatos. 

Assim como essas versões audiovisuais dos tradicionais CVs, as dinâmicas para avaliar candidatos também cresceram no ambiente online, com diversos programas permitindo interações entre diversos usuários, centralizando o processo sem ter que montar uma estrutura física na empresa para realizar o processo seletivo. 

A empresa ganha porque corta custos e os candidatos ganham por poder ter mais flexibilidade na hora de procurar emprego, já que não dependem mais do deslocamento. 

3. Explore as plataforma de recrutamento

Tanto as empresas quanto os candidatos tiveram que se reinventar na maneira como preenchem e ocupam as oportunidades de emprego. Por conta disso surgiram diversas alternativas de plataformas 100% online que chegaram para facilitar o acesso às vagas. 

Essas plataformas se especializaram e tornaram seus bancos de dados de candidatos ainda mais completos, permitindo um processo muito mais eficiente por parte das empresas, com mais variedade e especificidade nas informações.

Além disso surgiram plataformas que se especializaram em determinado segmento, para filtrar ainda melhor os perfis de candidato para determinada área. As empresas devem estar atentas e buscar utilizar as plataformas que mais tem a ver com seu perfil de contratação.

5. Aposte em empresas especializadas

Dentro desse contexto de interação online existe a possibilidade de economizar ainda mais tempo com o processo de recrutamento e seleção, optando por uma empresa especializada nesses processos. 

Essas empresas também passaram a explorar as plataformas digitais de forma a inovarem no recrutamento e terem ainda mais interação com as empresas no meio digital. É o caso, por exemplo, da Russel Serviços, pioneira no fornecimento de mão de obra qualificada e com uma plataforma 100% online para que empresas possam terceirizar qualquer profissional em pouquíssimos cliques.

A Russel implanta o colaborador para qualquer segmento em até 48h, com garantia de troca em até 24h, caso o perfil de trabalho não se adeque. Esse modelo de negócio está super alinhado com as demandas que o mercado tem pedido e tem se mostrado uma maneira revolucionária de contratar e receber mão de obra operacional da maneira mais prática possível. 

Apesar de existirem diversas ferramentas de currículos virtuais, poucas empresas, até então, trabalhavam com recrutamento 100% digital. A covid-19 confirmou o conceito de que os interesses humanos não estão separados dos progressos tecnológicos, mas são fundamentais para assegurar todo o alcance das inovações.


Entre em contato conosco através do e-mail contato@russelservico.com.br e conheça essa e outras soluções para o seu negócio sem sair de casa!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *