- Home
- Terceirização
- Terceirização financeira: qu ...
O setor financeiro de uma empresa é um dos pontos mais centrais da gestão e seu bom funcionamento depende de processos bem estabelecidos e regulamentados para que prejuízos, nesse caso financeiros, não sejam recorrentes. No entanto, para atingir este nível é preciso construir um ambiente bem estruturado para que as diretrizes do processo estejam intimamente ligadas a cultura da empresa e os demais setores.
A parte financeira diz respeito a todas as outras áreas assim como também é influenciadas por ela, já que toda a parte de pagamentos, orçamentos e custos é de responsabilidade deste time.
Diante de todos esses desafios da área, o chamado BPO Financeiro, ou literalmente terceirização financeira, se tornou um assunto em alta nos últimos tempos entre inúmeras empresas e profissionais especializados. Afinal, muito além de garantir o cumprimento de todas as obrigações legais e os controles contábeis do negócio, a terceirização financeira agrega diversos outros valores ao empreendedor.
No entanto muitas empresas ainda não sabem como funciona esse processo e como pode ser aplicado a realidade dos seus próprios processos o que gera diversas dúvidas em relação ao tema. Sanar esses questionamentos é essencial para que você tenha sucesso ao terceirizar seu setor financeiro e este texto é justamente para te ajudar com isso.
Vamos a seguir, esclarecer de vez os principais mitos e verdades por trás da terceirização financeira para a sua área. Olhá só!
Os mitos da terceirização financeira
Para começar, decidimos destacar os mitos que muitos profissionais liberais ainda insistem em desconfiar quando buscam por uma terceirização financeira especializada. São eles:
A empresa vai “mexer” nas minhas finanças
É normal que esse pensamento venha à tona quando falamos de “terceirização financeira” para profissionais liberais. Afinal, para quem ainda é leigo no assunto, pode ter realmente uma ideia errônea de que o BPO vai assumir suas finanças e ter acesso ao seu caixa.
Porém na prática não é assim que funciona. Nenhum centavo é tocado ou administrado sem seu consentimento ou sua análise prévia. Na verdade, o BPO Financeiro vai avaliar, mensurar e analisar de forma técnica toda a sua situação de seu caixa, passando assim a orientar e assessorar suas decisões e controles estrategicamente.
Meu negócio ainda é pequeno e, portanto, não preciso de BPO
Engana-se o empreendedor que acredita que a terceirização financeira é estratégia limitada apenas a grandes negócios ou a profissionais de longa data. Esse é uma das grandes mentiras compartilhadas por ai sobre este tipo de serviço.
Afinal, os controles financeiros, assim como as obrigações legais do negócio, demandam tempo, conhecimento e precisam de atenção antes mesmo de abrir a empresa. Portanto, evite esperar e inicie seu negócio com uma estratégia bem definida e organizada.
A terceirização financeira vai pesar muito em minhas contas
Um dos principais mitos sobre a terceirização financeira é acreditar que o BPO é algo inviável e muito custoso para o negócio. Porém, é preciso enxergar tal prática como um investimento e não como um custo.
Caro, na verdade, é não ter tempo disponível para investir em suas ideias. É se comprometer com multas e taxas altas do governo. É não ter controle sobre seus ganhos e prejuízos. Por isso, por mais que o custo inicial de terceirizar a parte financeira possa parecer alto, é necessário avaliar os reais ganhos a longo prazo para a operação da sua empresa.
E quais as verdades sobre terceirização financeira
Ao contrário do que vimos, as verdades sobre BPO Financeiro ajudam a esclarecer melhor os benefícios que essa estratégia pode realmente agregar ao seu negócio. Os principais são:
O BPO Financeiro agrega mais tempo livre ao profissional
Indiscutivelmente, a principal vantagem da terceirização financeira é em relação ao tempo gasto com os controles das finanças. Afinal, o empreendedor repassa todas essas tarefas burocráticas ao parceiro contratado e ganha espaço para investir em suas ideias e focar nas vendas.
A terceirização financeira melhora o desempenho do negócio
Um dos maiores ganhos com a terceirização financeira sem dúvida é o aumento no desempenho geral dos processos.
Com controles mais ágeis, claros e detalhados, o profissional liberal para a ter uma visão muito mais ampla e estratégica de seu negócio, podendo assim tomar decisões mais assertivas e seguras, sem colocar em risco o caixa da empresa.
Além do controle, minha empresa pode vender mais”
Entre mitos e verdades sobre terceirização financeira para profissionais liberais, vale destacar que o BPO não agrega valores unicamente aos controles e obrigações da empresa. Para isso, um simples escritório de contabilidade daria conta.
Estamos falando aqui também de uma visão estratégica e assessoria especializada, que além de garantir toda a parte burocrática, pode auxiliar diretamente nas suas decisões e ações para crescer, vender mais e atrair mais clientes.
Em suma, esses são alguns exemplos de mitos e verdades sobre terceirização financeira e como bem vimos, não espere as dificuldades aparecerem ou aguarde um momento “ideal” para investir nessa estratégia. Ter controle e uma visão ampla de suas finanças é fator essencial para o sucesso e, indiscutivelmente, deve ser feito desde o início do projeto.
Para melhorar as atividades na sua empresa e aumentar a produtividade você precisa das peças certas no seu departamento financeiro.
A Russel Serviços pode atender sua demanda e te entregar um profissional especializado para realizar essa função. O funcionário fará parte da sua equipe em até 48 horas e todo o processo pode ser feito de forma 100% online. Não perca tempo, entre em contato conosco através de contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter