- Home
- Terceirização
- Terceirização: 8 mentiras qu ...
Nos últimos anos, com a crescente popularização da terceirização e a ampliação das possibilidades do mercado em relação a esse tipo de serviço, mais e mais empresas passaram a ser impactadas por suas grandes vantagens. Com isso, muito conhecimento sobre o assunto vem sendo criado e compartilhado, mas mesmo assim, muitos mitos e mentiras são construídos em volta dela.
Isso é natural, já que empreender no Brasil é um grande desafio, e a maioria dos empresários e gestores tem receio dos impactos deste tipo de decisão, principalmente a longo prazo. A inexperiência e a desinformação acabam gerando muitas afirmações que não são nem um pouco verdades, mas que por seu impacto acabam sendo passadas para frente sem muita responsabilidade.
Isso sem dúvidas é extremamente prejudicial para a economia como um todo, visto que a terceirização trouxe muitos avanços para o mercado de trabalho, gerando diversas oportunidades de emprego e formalizando atividades profissionais que antes não eram sequer regulamentadas.
Como forma de contribuir para a popularização e desmistificação dessa modalidade de contratação separamos 8 dos principais mitos comumente compartilhados em relação a terceirização para que você saiba a verdade por trás deles. Então venha com a gente, anote tudo e compartilhe para que mais pessoas possam entender!
1. Contratos informais
Mito!
Em qualquer tipo de acordo, os contratos são essenciais! é nele que estarão especificadas as necessidades do cliente, os materiais necessários, o número de colaboradores, o horário das atividades, o serviço que será prestado e todas as outras aprovações entre os dois lados do contrato.
Não existem contratos informais no mundo dos negócios, e se alguma empresa tentar lhe vender sem um contrato formal, desconfie.
2. É mais caro
No papel, pode até ser verdade, mas é preciso analisar o contexto. As empresas precisam saber que existem diversas empresas de terceirização, com características diferentes e de áreas diferentes, por isso, é claro, algumas podem ser mais caras que outras.
Porém, a sua empresa ganha em produtividade e especialização, por isso é comum que a longo prazo, as empresas naturalmente acabem aumentando seu faturamento, já que poderão se dedicar 100% a sua atividade-fim o que compensa os custos iniciais mais altos.
É vantajoso pensar na terceirização não como mais uma despesa, mas como um investimento. Geralmente, ao contratar uma terceirizada você estará cortando custos administrativos, alguns desses custos sendo: recrutamento, admissão e treinamento de novos colaboradores. Você, como gestor, deve saber que esse processo além de gastar tempo, pode sair bem caro.
Quando você contrata uma empresa de terceirização, você está contratando colaboradores já treinados na área que você precisa sem gastar nada além do que está no contrato. Isso porque, todos os direitos trabalhistas desses colaboradores – como salário, VT, 13°, INSS, FGTS, férias e horas extras, entre outros benefícios – serão de responsabilidade da terceirizada.
3. Apenas grandes empresas podem contratar
Mais um mito. Na verdade, é justamente o contrário!
A verdade aqui, é que por ser, em sua maioria, mais barata que contratar trabalhadores internos, a terceirização chega a ser uma forma bem eficiente de economizar dinheiro. Então, qualquer tipo de empresa, seja ela grande, média ou pequena e também outras organizações como escolas, shoppings e condomínios, podem contratar os serviços de terceirização.
Para maximizar seu potencial, principalmente as pequenas e médias empresas usam o máximo da terceirização para satisfazer suas necessidades.
4. Desbalanceiam sua cultura corporativa
Essa aqui só é verdade se você não prestar a devida atenção na empresa que está contratando.
É notório que a cultura corporativa é essencial para o crescimento de um negócio, então é claro que o ideal são colaboradores que se encaixem nos valores e morais da sua corporação. Por isso, ao fazer o contrato, você deve deixar claro como é a sua cultura corporativa, para que assim, a empresa terceirizada envie trabalhadores que se encaixem perfeitamente na cultura da sua empresa.
Outra vantagem é que, se por um acaso, acontecer de um trabalhador não se encaixar, você pode solicitar uma troca sem pagar nada a mais por isso. O trabalhador será realocado para outro setor ou empresa e você conseguirá um colaborador novo que siga sua cultura e realiza suas atividades da forma esperada.
Novamente, a qualidade da empresa especializada interfere diretamente nessas condições, por isso se a empresa escolhida não oferecer essa possibilidade, desconfie.
5. Terceirizar = call center
Definitivamente não!
É preciso ficar claro de uma vez por todas que a terceirização não se limita a essa atividade. Como já foi falado, existem diversas empresas de terceirização, especializadas nos mais variados setores como: limpeza e conservação, portaria, segurança, TI, jardinagem, e algumas empresas, terceirizam até para as atividades-fim, movimento cada vai mais intensificado..
Sim, muitos ainda não sabem disso, mas terceirizar a atividade-fim não é mais ilegal. O Projeto de Lei 4330/04 deixa claro que a prestação de serviços envolve todas as atividades, sejam inerentes, acessórias ou complementares à atividade principal da empresa contratante.
6. Diminui a força de trabalho interno
Completamente mito!
Como foi dito acima, terceirização não será sempre vantajosa, depende dos objetivos e da atividade a ser terceirizada. Não é só porque você está considerando terceirizar, que deve se desfazer de toda a sua equipe interna.
Algumas áreas de terceirização, como asseio e conservação, segurança e atendentes secretários, na verdade, até ajudam a produtividade de seus colaboradores internos. Simplesmente porque eles passam a se sentir mais seguros, seu ambiente de trabalho está mais limpo e organizado, e eles têm certeza que seus clientes estão sendo atendidos por um profissional treinado e experiente.
7. Serviços terceirizados são precários
Mito, e um dos maiores!
A maioria, se não todas, as empresas de terceirização investem em treinamento e atualização aos seus colaboradores, para que possam oferecer o melhor nas atividades desenvolvidas, com responsabilidade e capacitação, afinal esse é o negócio delas e dessa forma que constroem sua reputação.
Esses trabalhadores chegam trazendo habilidades específicas conquistadas por um bom e regular treinamento, e por experiência profissional. Você trabalhará com uma equipe muito competente que nunca para de se atualizar e treinar, sempre procurando os métodos e técnicas mais eficientes.
8. Você perde o controle do seu negócio
Grande e absurdo mito!
Esse deve ser o mito mais comum do livro! Empreendedores temem que, ao terceirizar uma parte do seu pessoal, percam o controle de seus projetos na empresa.
Se a terceirizada contratada for de confiança e eficiente, a verdade é que esse temor nunca vira realidade. As melhores empresas de serviço de terceirização oferecem o envolvimento do gestor por meio de “updates” regulares em todos os processos que você escolher terceirizar.
Comunicação e colaboração, são coisas que as terceirizadas prezam muito. Tenha em mente que terceirizar é um ato de ajuda mútua, então não deveria se preocupar. Aqui estão 8 mitos e verdades sobre as empresas terceirizadas. Se gostou desse texto, fique à vontade para explorar nosso blog e consumir mais conteúdos como esse.
Se você está buscando aumentar a competitividade da sua empresa através da terceirização, conte com a Russel Serviços, uma das líderes do segmento de terceirização e com expertise de mais de 15 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma totalmente online.
Para saber mais ou solicitar um orçamento para o seu negócio, entre em contato através do e-mail: contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter