Tempos de crise são inevitáveis, não importa o tamanho da empresa, em que setor ela atue e qual seja sua arrecadação. Obstáculos e imprevistos sempre acabam acontecendo de um jeito ou de outro e estar preparado para eles é o real diferencial.

Como são invitáveis, é importante que as obrigações estejam bem delegadas para quando chegarem, principalmente dos lideres e gestores da organização. Eles serão os responsáveis por guiar o time de colaboradores durante os períodos mais difíceis, traçando a estratégia e garantindo que o time permaneça coeso e na mesma página.

Dentro disso, podemos destacar que os sem dúvidas, líderes que emergirem na crise de hoje ajudarão a inovar para resolver os problemas de amanhã e tê-los dentro da sua empresa pode ser uma grande diferencial.

O líder da o tom da resposta a crise e centraliza as decisões em tempos críticos, tirando responsabilidade do time e mantendo a motivação em dia. Em tempos de incerteza e turbulência, a liderança importa ainda mais porque as empresas precisam ser guiadas com uma mão firme e tranquilizadora, e ainda assim dinamizar e ser ágeis quando a situação exigir.

Coragem, persistência e coletividade são alguns dos traços de uma cultura inovadora e são necessários para enfrentar alguns dos nossos maiores problemas. À medida que as empresas encaram crises em nível global, existem algumas maneiras pelas quais os líderes podem acelerar e ajudar a promover uma cultura inovadora quando ela é mais necessária.

Veja as principais atitudes que podem ser colocadas em prática para gerar inovação em momentos de crise e superar as adversidades.

Aprendizagem é uma obrigação

Em tempos de grandes mudanças, aprender rapidamente é mais importante do que nunca. Os líderes precisam não apenas de um QI e um EQ altos, mas também de um Quociente de Aprendizagem alto.

Os problemas de hoje são tão complexos e multifacetados que exigem aprendizado à medida que as situações acontecem. Os líderes precisam ser exemplos, buscando experiências diferentes, perspectivas incomuns e estar abertos a novas ideias sempre que fomentam uma cultura de aprendizado em suas organizações.

Experimentação e comunicação

Quando estamos em um território desconhecido, os líderes também precisam entender as habilidades técnicas necessárias para transformar efetivamente seus negócios em tempos de mudança, como, por exemplo, o que fazer para mudar, de repente, para o trabalho remoto.

Eles devem se cercar de especialistas e reservar tempo para se manter informados sobre as últimas tendências, desafios e oportunidades que a organização enfrenta e para comunicar essas necessidades rapidamente a força de trabalho.

Capacidade de adaptação para a próxima crise

Crise e transformação não criam uma situação única. A mudança é dinâmica, portanto, agilidade e adaptação contínua são essenciais.

O feedback é importante para informar quais medidas os líderes devem tomar. Os líderes precisam inovar, experimentar e aprender rapidamente e apoiar suas equipes a fazer o mesmo. O ambiente de amanhã está apenas começando.


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