
Ter um bom técnico de segurança do trabalho é parte fundamental para o sucesso de uma empresa e cada vez mais pessoas optam por investir na profissão. No entanto, muitos entram no ramo sem saber ao certo quais são as atribuições em demanda. Para ficar realmente interado, o Blog da Russel Serviços vai te explicar a seguir os fundamentos básicos da carreira:
Leia também: O que faz o Técnico de Segurança do Trabalho ser tão vital em uma empresa?
O que faz um Segurança do Trabalho
As atribuições para um profissional de um dos cursos técnicos mais procurados por estudantes vai do desenvolvimento e orientação de atividades de segurança do trabalho até a investigação e análise de causas de acidentes para eliminar riscos. O Ministério da Educação (MEC) possui em publicação no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) as seguintes principais funções:
- Analisa os métodos e os processos laborais;
- Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador;
- Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos;
- Promove programas, eventos e capacitações para os trabalhadores;
- Divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional;
- Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio;
- Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas;
- Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Leia também: 5 coisas que você precisa saber sobre segurança do trabalho
Nesse sentido, os principais ramos para atuação de um técnico em segurança do trabalho são os aeroportos, centrais de logística, comércio, construção civil, hospitais, indústrias e instituições de ensino. É possível, também, atuar na fabricação e na representação de equipamentos de segurança, bem como os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Quanto tempo é preciso para se formar em Segurança do Trabalho?
Um dos muitos motivos para o curso técnico de Segurança do Trabalho ter uma procura muito grande é o tempo de formação. A duração do curso de nível técnico na área é de em média um ano e meio, podendo alcançar o máximo de 2 anos.
Leia também: Confira as vantagens de terceirizar o setor de segurança do trabalho em sua empresa
Onde estudar?
Para buscar os cargos mais elevados e os salários mais altos, é preciso investir numa faculdade. Entretanto, o diploma deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para que o diploma seja validado no mercado de trabalho. Confira algumas bem avaliadas segundo o MEC:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Para realizar a graduação, não é preciso ter feito o curso técnico de Segurança do Trabalho. Basta ter o certificado de conclusão do ensino médio.
Leia também: A importância da segurança do trabalho – Russel Serviços
A Russel Serviços oferece mão de obra terceirizada com o que há de melhor no ramo de Segurança do Trabalho num tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil. Está adequado às novas tendências de mercado e pronto para se destacar na área? Mande seu currículo para a Russel Serviços e colabore conosco. Para isso, entre na plataforma Russel Vagas.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Recife – PE: (81) 3314-6520
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Republished by Blog Post Promoter