Na construção civil, a quantidade de resíduos é muito grande e isso gera impactos significativos no meio ambiente. Com uma gestão eficiente e sustentável dos resíduos gerados, você consegue controlar isso e ainda reduzir seus desperdícios.

Nesse post, separamos algumas dicas para te ensinar a como classificar os resíduos e como gerenciá-los de forma simples.

A resolução 307, da CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) regulamenta diretrizes, metas de redução, reciclagem e reutilização, além dos critérios essenciais para a gestão dos resíduos da construção civil. Ela também apresenta formas de classificar os resíduos gerados. É fundamental para a sustentabilidade na construção civil que sua empresa garanta que os resíduos gerados terão a destinação correta!

Portanto, conheça as exigências das cidades para:

  • Licenciamento de transportadoras;
  • Cooperativas de reciclagem;
  • Aterros;
  • Outros agentes do processo de descarte de resíduos.

Para a separação dos materiais, o Plano Integrado de Gestão de Resíduos, instituído pela Lei 12.305/2010, determina que parte da responsabilidade da destinação do RCC (resíduos de construção civil) é do município. Sendo assim, cabe ao poder municipal definir as áreas para recebimento das sobras dos materiais.

As construtoras precisam fazer sua parte para a sustentabilidade na construção civil. A melhor forma é com um plano integrado de gestão de resíduos na obra e organizar todo o procedimento com a sua equipe.

Leia mais: 5 dicas de como ter ainda mais qualidade nas suas obras

Por que classificar os resíduos da construção civil?

Mas não é só o o reconhecimento do mercado e dos consumidores que você consegue com um processo de gerenciamento de resíduos da construção civil. Ao transformar-se em uma organização sustentável, o impacto para sua construtora também é muito significativo também no canteiro de obras.

Você vai conseguir:

  • Organizar o canteiro de obras;
  • Preservar o meio ambiente, contribuindo com a sustentabilidade ambiental e conscientização dos profissionais;
  • Obter um retorno financeiro para a construtora, por meio do reaproveitamento, da reciclagem e da redução do desperdício.

Como gerenciar os resíduos da construção civil durante a obra?

Quando os materiais são ordenados conforme suas classes, a sujeira no local é reduzida e a organização do canteiro potencializada.

O planejamento do controle dos resíduos da construção civil, apoiado na sua classificação para orientar as ações, é fundamental.

Como planejar as etapas da produção na obra:

  • Reúna os envolvidos da obra, inclusive os fornecedores, apresentando a importância de classificar os materiais e destiná-los ao lugar correto. A equipe precisa estar consciente que classificar é o “pontapé inicial” para organização e gestão dos resíduos na construção civil;
  • Elabore o planejamento da obra visando a classificação dos resíduos da construção civil. Utilize a quantidade exata de materiais e já programe o destino das sobras. Em harmonia com a equipe de trabalho, o planejamento da obra deve visar a utilização do menor número de materiais que puder. Também deve substituir materiais prejudiciais ao meio ambiente por outros ecologicamente corretos;
  • Observe o modo de produção do começo ao fim e faça o levantamento dos resíduos que serão gerados. Ao iniciar a execução da obra, tenha uma atenção especial com cada passo: identifique se cada material está no seu lugar e observe os que já foram utilizados e os que estão sendo descartados;
  • Cada classe de resíduos da construção civil precisa estar no seu devido lugar para melhor organização no ambiente e facilidade ao destiná-los no final da obra.

Com isso, é necessário investir em planejamentos e conscientização da equipe. Lembre-se: reduzir, reutilizar e reciclar são os pilares iniciais para transformar uma construtora em referência de sustentabilidade na construção civil. É por isso que a classificação de resíduos – como primeiro passo – é imprescindível!


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *