- Home
- Tendências e novidades
- Sustentabilidade na construç ...
A sustentabilidade é um tema bastante atual e indispensável em todos os segmentos, principalmente no de construção civil.
Considerando que esta área realiza diversas alterações no meio ambiente, são necessárias transformações profundas nos hábitos de produção e consumo, assim como nas formas de construir e fazer negócio, para que seja possível reduzir os impactos ambientais e proporcionar uma boa qualidade de vida para gerações atuais e futuras.
Para que consigamos atingir o desenvolvimento sustentável, o ser humano vem pensando em soluções de projeto que diminuam esses impactos bastante extensos que a construção civil gera, e uma delas, que une proteção ambiental e progresso econômico, é a do telhado verde.
Confira a seguir mais informações sobre esta técnica e suas vantagens.
O que é telhado verde?
Telhado verde, de maneira ampla, é a substituição dos telhados comuns por “telhados vivos”, feitos com terra e vegetação.
Essa é uma técnica em que se cultiva a vegetação na superfície, coberturas ou fachadas. Ela existe desde a antiga Babilônia e até mesmo na Alemanha do século XIX em construções rurais.
Quais são as vantagens desse telhado?
Existem diversas vantagens e aqui iremos listar 10 para você:
- Redução do custo de obra: É uma cobertura mais barato do que a tradicional
- Redução do efeito estufa: como todos já sabem, a vegetação tem a capacidade de absorver gás carbônico que vem dos veículos movidos a combustíveis fósseis, diminuindo o efeito estufa.
- Isolamento acústico: uma grande vantagem para grandes centros urbanos onde a poluição sonora é bem presente.
- Isolamento térmico: A vegetação ajuda a diminuir as mudanças repentinas de temperatura ao longo do dia (típicas em algumas regiões brasileiras e do mundo). Isso acontece porque as plantas absorvem radiação.
- Alta retenção de água: Auxilia a regulação da umidade do ambiente contribuindo para diminuir o problema da drenagem ou escoamento de água das chuvas nos ambientes urbanos.
- Filtro de água: O telhado funciona como um filtro de água das chuvas, simplificando a reutilização desse recurso.
- Aumento da durabilidade: O uso de vegetais adicionados à base dos prédios e casas – seja de plástico, concreto ou telha – deixa a construção mais resistente.
- Habitat para seres vivos: Essa técnica pode devolver à algumas espécies o habitat que foi retirado com o crescimento dos centros urbanos.
- Fatores psicológicos para o ser humano: O contato, ainda que visual com a vegetação, pode trazer benefícios para a mente humana, levando em consideração que é cada vez mais raro o contato com a natureza devido ao avanço da urbanização.
- Restauração da vegetação removida pela construção civil: A construção civil ocupa ambientes originalmente naturais que eram a moradia de animais e vegetais.
Mas, como nenhuma técnica é perfeita, o telhado verde também tem seus pontos negativos na implementação: requer manutenção constante, tendo em vista que é composto por vegetação. Isso poderá acarretar em um custo extra na obra. Ainda assim, continua sendo uma ótima alternativa.
Com a popularização da sustentabilidade e seus benefícios, é muito importante a atenção cuidadosa para essas questões e o investimento em alternativas que causem menos danos ambientais, não se tratando apenas de um diferencial competitivo, mas sim de uma exigência cada vez maior para todas as empresas do ramo.
Uma construção consciente e sustentável, além de evitar todos os prejuízos que uma obra normal traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final do projeto e até o seu tempo de conclusão. Invista!
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para construção civil e tecnologia da informação através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter