Com tantos métodos, alternativas e opções disponíveis para as empresas, é quase impossível ter algumas empresas que não adotam práticas de produção e gestão ambientalmente responsáveis. Clientes e investidores estão exigindo cada vez mais esse tipo de comportamento dessas empresas, que devem corresponder às expectativas. É por isso que um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nasceu para equilibrar as relações e ações de uma empresa entre a indústria e o meio ambiente.
Nesse sentido, o que vamos discutir neste artigo é: o que é SGA e como esse sistema pode ajudar nas chamadas empresas verdes, além de outros conceitos como a ISO 14001
Leia também: Confira dicas para aplicar estratégias de sustentabilidade ambiental em sua empresa
SGA, como o nome indica, especifica um método organizacional, com políticas, regras, práticas e procedimentos, dentro de uma empresa, que permite analisar, avaliar e controlar o desempenho ambiental. Além de tudo isso, a própria empresa também avalia e seleciona fornecedores para que atendam às legislações e diretrizes ambientais.
Para que uma empresa possa implantar um SGA, ela deve primeiramente cumprir os objetivos do Sistema, por meio de um método chamado PDCA (plan – planejar; do – fazer; check – verificar. ; e check – ação). Vamos entender como funciona cada tipo. Confira um pouco mais sobre cada etapa para implantação do Sistema de Gestão Ambiental.
Primeira Etapa: Política Ambiental (P).
Este é o principal documento do SGA, que estabelece detalhadamente as bases dos objetivos e princípios a serem seguidos em matéria de desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
Segunda Etapa: Plano (P).
Na segunda etapa, há uma análise do impacto ambiental que os objetivos e princípios (primeira etapa) terão no meio ambiente; Com base nisso, é necessário estabelecer um plano para cumprir as políticas ambientais.
Leia também: Entenda a importância das estratégias de sustentabilidade para sua empresa
Terceira etapa: Implementação e operação (D).
Por outro lado, a terceira fase trata do cumprimento dos objetivos estabelecidos e dos planos de política ambiental. Para implementar o SGA, é preciso que todos os seus colaboradores estejam cientes e alinhados com os objetivos do sistema.
Quarta Etapa: Verificação e Ação Corretiva (C).
A quarta fase monitora o que está acontecendo, garantindo que as metas sejam alcançadas corretamente, seguindo protocolos estabelecidos, bem como as políticas ambientais.
Quinta Etapa: Análise do material (A).
Aqui estão possíveis modificações nas metas, objetivos, planos ou qualquer outro elemento do sistema que não produza resultados satisfatórios.
Ao estágio final, há um retorno ao primeiro estágio, pois ajustes terão que ser feitos; sem ajustes, o plano continua o mesmo, mas as empresas devem sempre acompanhar as mudanças, novas tecnologias, novos investimentos para reduzir a poluição, novos métodos de preservação; De qualquer forma, você sempre tem que passar por todas as etapas novamente, para que o ciclo não termine.
Leia também: Sustentabilidade é ponto chave para redução de custo nas empresas
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter