A variedade de serviços de valor agregado que os especialistas em logística oferecem na gestão de produtos e nos processos antes, durante e depois de certas atividades no transporte e armazenamento de produtos permitem otimizar de maneira integral toda a cadeia de abastecimento para cumprir os padrões e regulações de diferentes indústrias, ajudando as empresas produtoras a manter sua competitividade no mercado.

As companhias estão continuamente buscando vantagens competitivas que podem oferecer a seus clientes para satisfazer suas necessidades de maneira mais eficiente.

Desejam economizar espaço, tempo e dinheiro, assim como manter seus inventários baixos enquanto se adaptam melhor aos comportamentos de compra tão dinâmicos de seus clientes.

Além disso, como se apresenta a seguir, estes serviços de valor contribuem para o controle de qualidade com atividades, como o empacotamento, a etiquetagem ou o embalamento, que podem ser integrados no momento da coleta no depósito antes de sua distribuição aos mercados.

Contratar serviços de valor agregado no último trecho da cadeia logística permite aos fabricantes satisfazer todos os requisitos relacionados com a garantia de qualidade e o acabamento de produtos que prometem a seus clientes.

Isto representa economias em tempo e dinheiro valiosos que podem ser processadas completamente em seu negócio principal no desenvolvimento de novos produtos ou abrindo novos mercados e canais de ingressos.

Desta maneira, os serviços de valor agregado contribuem para a otimização do equilíbrio geral da logística em longo prazo, como parte de uma estratégia de logística inteligente para manter a competitividade das empresas fabricantes.

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Alguns serviços de valor agregado que as companhias especializadas em logística podem oferecer a seus clientes ou que estes podem solicitar-lhes são os seguintes:

Personalização

É fazer as adaptações finais ao produto de acordo com as especializações prévias do cliente ou usuário final. Este serviço é muito utilizado para customizar produtos em promoção ou de movimento lento e assim eliminar inventário obsoleto.

Montagem de pacotes ou kitting

É realizado quando dois ou mais artigos são empacotados juntos segundo as características solicitadas pelo cliente. Este serviço também é muito utilizado para inserir publicidade ou adicionar artigos promocionais ou amostras aos pedidos.

Empacotamento

Não é apenas colocar os produtos em caixas. O empacotamento inclui documentação e classificação. Atualmente o pacote é quase tão importante quanto o produto que tem dentro e deve ser o mais eficiente possível em relação ao espaço para obter melhores tarifas de transporte.

Etiquetagem

Além de colocar as etiquetas obrigatórias para o rastreamento de pacotes, ao contratar este serviço normalmente se podem adicionar etiquetas da marca, país de origem e códigos de barras ou algumas personalizadas, e podem ser aplicadas em pacotes individuais, caixas ou pallets.

Embalagem

Radica no manejo de contêineres que protegem os artigos contra vibrações ou batidas durante seu transporte. Este serviço é muito empregado nos envios internacionais (terrestres, aéreos ou marítimos) e se complementa com a colocação de carimbos ou marcas aduaneiras.

Carga pesada e paletização

Consiste na contratação de pallets e empilhadeiras para levantar vários quilos ou toneladas. É muito útil quando a empresa não conta com operadores experientes que possam fazer isto de maneira segura.

Substituição

Este serviço se refere à quando há mudanças nos abastecimentos e o cliente deseja modificar a combinação de produtos. Algumas companhias de logística permitem fazer estas variações em qualquer fase da cadeia de abastecimento.

Logística inversa

Inclui o retorno de mercadorias, a gestão de devoluções por parte do cliente, a recuperação e a reciclagem de embalagens e resíduos perigosos e a administração do inventário restante.

Recondicionamento de produtos

Trata-se de coletar artigos devolvidos pelo cliente ou com algum dano menor e enviá-los para restaurar para que sejam vendidos novamente a um preço menor. Não podem ser catalogados como produtos novos devido a padrões de qualidade, mas podem ser aproveitados para outros negócios.

Administração de inventários de fornecedores

Significa gerenciar o inventário do cliente consignado para diferentes fornecedores e proporcionar-lhe a visibilidade necessária, independentemente da localização de cada um deles.

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Ainda que alguns serviços de valor agregado possam ser adicionados à linha de produção diária, o mais funcional e eficiente é integrá-los à cadeia de abastecimento através de um fornecedor externo qualificado que contribua para entregar ao cliente justamente o que ele solicitou.

Ao contratar estes serviços com uma empresa de logística, as companhias podem obter benefícios que repercutam em seu crescimento e rentabilidade, por exemplo:

Cumprimento de pedidos exatos

Graças às validações prévias que o pessoal dedicado a esta atividade faz, se reduzem drasticamente erros em envios e entregas.

Economia em mão de obra

Devido à automatização das companhias especializadas em logística, as empresas podem dedicar os esforços de seu pessoal em atividades relacionadas exclusivamente com seu core business.

Redução de custos de transporte

Quando um só fornecedor administra vários serviços de valor agregado, há uma economia de dinheiro substancial ao evitar o transporte dos produtos.

Otimização de inventários

Serviços como marcação de preços ou etiquetagem agilizam o processo de classificação de produtos e sua colocação em estantes torna o reabastecimento mais eficiente.

Ampliação da oferta

Permite oferecer mais opções de produtos e promoções aos clientes, como pacotes ou kits de artigos.

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Personalização e configuração de produtos

O cliente pode selecionar como quer seus produtos, com algum logotipo ou dentro de alguma embalagem especial. Para evitar vendas perdidas e inventários não desejados ou obsoletos, a tendência atual é postergar a personalização ou configuração especial do produto para o final da cadeia de abastecimento.

Otimização de processos

As empresas especializadas em logística têm grande experiência na gestão de produtos de diferentes indústrias, razão pela que podem fazer recomendações sobre processos e melhores práticas que garantam a melhoria contínua em embalagens e componentes.

Ainda que anteriormente os serviços de valor agregado não fossem tão comercializados, as necessidades tão dinâmicas dos clientes fizeram com que as companhias tenham que adotar e adaptar novas soluções rentáveis que as satisfaçam, razão pela que é possível que em alguns anos sejam criadas novas oportunidades ou algumas atuais sejam eliminadas.


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