A eficiência e competitividade não é uma tarefa muito presente no mundo da construção civil. Porém, existem alguns diferenciais que podem fazer sua construtora se destacar

O mercado de trabalho tem se aquecido cada vez mais, principalmente com o avanço da vacinação contra a covid-19 e, eventualmente, a diminuição dos casos e mortes pelo vírus. Evidentemente, o mercado das construções civis não ficam atrás, já que cada vez mais têm oferecido vagas para os mais diversos profissionais.

Veja, então, algumas dicas para melhorar a sua posição no mercado das construções civis:

Atenção para as novidades

Verifique, sempre, se ainda faz sentido continuar adotando os mesmos processos na sua construtora. Com as mudanças no cenário econômico e as transformações que o negócio experimentou até o momento, sempre haverá algo que precisa ser atualizado e adaptado a nova realidade a fim de gerar mais eficiência.

É como acontece no departamento de compras, por exemplo, que deve estar atento à possibilidade de melhores negociações para aquisição de insumos acompanhando sempre os materiais em estoque, a fim de evitar compras em duplicidade e pedidos com urgência, o que acaba saindo mais caro na grande maioria das vezes.

Por falar em insumos, outra dica valiosa é evitar desperdiçá-los. Dessa forma, procure reaproveitar o máximo possível de sobras em outros projetos ou então vendê-los para empresas especializadas no tratamento e revenda desses resíduos, o que resultará em ganhos financeiros à construtora.

Leia mais: Saiba as melhores práticas para gerencias equipamentos de construção civil

Leia mais: Conheça o 5 principais causadores de problemas de produtividade na obra e saiba como resolve-los

Leia mais: Saiba como planejar construções para os dias chuvosos

Terceirizalçao da mão de obra em construções

Uma obra passa por muitas etapas diferentes e, por esse motivo, pode não ser a melhor alternativa manter o contrato de pessoas e adquirir equipamentos envolvidos apenas em tarefas pontuais do projeto. Dependendo do porte da sua empresa, pode não ser vantajoso vincular formalmente eletricistas e jardineiros a ela, por exemplo, sendo que o trabalho desses profissionais será executado penas nas fases de acabamento.

Se essa for a realidade da sua construtora, a terceirização de equipes, serviços e equipamentos é vista como uma boa pedida, pois é um modelo capaz de transformar custos fixos em variáveis e, dessa forma, permite que a empresa direcione apenas a verba necessária para cada atividade no tempo certo e preservando o fluxo dicas acima para redução do custo das obras.

A Russel Serviços é um claro exemplo disso, já que fornece mão de obra de diversos setores com muita qualificação e eficiência.

Colete dados cruciais para a sua construção

ERPs permitem o cruzamento de informações para replanejamentos – no caso de orçamentos, por exemplo, é possível fazer simulações de cenários futuros para a empresa analisar os melhores caminhos a se seguir no momento de tomadas de decisão.

A tecnologia garante ganhos expressivos em planejamento e engajamento, dois pilares importantes na sustentação de um projeto de redução de custos da construtora. Isso acontece pela capacidade do sistema em armazenar e relacionar dados para acompanhar a situação de obras e definir os próximos passos a serem dados. Também por gerar maior envolvimento das pessoas com a causa por meio da colaboração e acesso à informação.


Está buscando profissionais terceirizados no segmento de construção civil? Conte com a Russel Serviços, uma das lideres do segmento de terceirização e com expertise de 17 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma 100% online.

Para saber mais ou pedir um orçamento para o seu negócio, entre em contato através do e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *