- Home
- Construção Civil
- Saiba tudo sobre o Engenheiro ...
Você já ouviu falar da engenharia estrutural? Ela é uma parte da engenharia civil que emergiu como atividade crítica do processo de construção. Seu uso tornou-se central para as atividades da construção nos séculos XIX e XX, quando o aço foi usado em grande escala para construir grandes estruturas, grandes blocos de apartamentos e projetos de infraestrutura.
Com o avanço da tecnologia e a introdução de CAD para o design e análises finitas, a engenharia estrutural tornou-se parte integrante do processo de construção tanto para as estruturas de construção como para as não construtivas.
Os engenheiros estruturais experientes estão sendo encarregados de fazer projetos, análise estrutural, detalhamento de aço e avaliação de segurança de estruturas a serem construídas. São profissionais responsáveis por garantir um design sem erro, realizar a análise de risco, custo efetivo e estimativa de material, além de um uso criativo dos elementos estruturais individuais.
A seguir vamos detalhar mais profundamente sua atuação no canteiro de obras e debater a sua importância para o sucesso de projetos. Confira!
Como se tornar um Engenheiro de Estruturas?
É de conhecimento comum que um estudante de engenharia civil pode, após a entrada na graduação, seguir diferentes áreas no mercado da construção. Uma delas é a da Engenharia de Estruturas. Mas qual o caminho correto para se tornar especialista nessa modalidade?
O primeiro passo é sempre estar atento a matérias que envolvam ferramentas computacionais da engenharia, tais como softwares de cálculos, e matérias que estudem as próprias estruturas, como, por exemplo, Análise Estrutural, Concreto Armado, Desenho Estrutural e Resistência dos Materiais. Investir em cursos fora da graduação também deve estar entre as prioridades dos futuros engenheiros estruturais.
Após o término da graduação, especializações podem ser exigidas, por isso, invista na sua educação e carreira fazendo uma extensão na área estrutural para ingressar bem nesse concorrido mercado.
Capacitação constante para dominar uma área mais específica
Sim, o mercado da engenharia estrutural, apesar de pouco falado fora do âmbito da construção civil, é muito pretendido. Além disso, o mercado da engenharia civil está sempre mudando e se aperfeiçoando, com novos materiais e, claro, novos tipos de estruturas. Isso faz com que ele exija uma constante evolução por parte dos profissionais que o almejam.
A atenção do profissional a constante transformação do mercado é outro item que não pode ser perdido para quem quer seguir essa carreira.
Por isso, não ache que é apenas na graduação que o engenheiro de estruturas se preocupará com cursos, palestras e outros tipos de especializações. Essa busca pelo conhecimento o acompanhará por toda a vida profissional. Ela é necessária para que o engenheiro se mantenha atualizado com toda a sua área e sempre tenha em mente novas soluções eficazes para os seus projetos.
Pelo quê o Engenheiro Estrutural é responsável?
Mas pelo quê exatamente o engenheiro de estruturas é responsável durante toda a obra? Ele faz apenas os cálculos envolvidos no projeto? Por qual razão ele é tão importante e tão requisitado em qualquer projeto de construção civil? Vamos descobrir isso a seguir!
- Construção de todo o esquema de estruturas: Na primeira elaboração do esquema estrutural, o engenheiro irá montar de maneira simplificada e com a ajuda de softwares da engenharia um primeiro projeto dos elementos da obra.
- Cálculo de deformações, esforços e cargas: A partir do primeiro projeto simplificado pronto, o profissional deve começar os cálculos da obra. O engenheiro nesse caso deve calcular não só o peso dos materiais, mas todas as ações que podem ocorrer sobre ele. Bons exemplos são a incidência de neve, chuva e vento. Além disso, existem normas de segurança a serem seguidas que devem ser conhecidas por todo o engenheiro estrutural. Claro que para ajudar na tarefa de cálculos foram criados diversos aplicativos e softwares de engenharia, mas o profissional deve ter pleno conhecimento de como utilizar essas ferramentas ao seu favor.
- Cálculo e definição dos elementos estruturais: Após a definição de quais forças irão agir diretamente na obra, chega a hora de saber quais materiais devem ser usados. A escolha dos materiais da obra devem estar em consonância não só com o orçamento, com o tempo e com os cálculos iniciais do projeto, mas também com toda a imagem que a obra e os seus elementos irão passar para quem a vê de fora.
- Desenhos de detalhamento do projeto: Por fim, chegamos ao desenho final da estrutura da obra. Ao contrário do primeiro projeto, este deve conter o máximo de detalhes possível. Todos os cálculos, materiais e estruturas necessárias devem estar presentes.
Em que tipo de projeto o Engenheiro Estrutural pode trabalhar?
O ramo de atuação do engenheiro estrutural abrange praticamente todo o setor da engenharia, podendo citar alguns exemplos como: pontes e viadutos, estações de metrô, usinas hidrelétricas, edifícios residenciais e industriais, entre outros.
Esse tipo de trabalhador também deve conhecer o local no qual o projeto está ou será implantado. Ele indo projetar um edifício em uma área com muitos terremotos como no Japão, é diferente do que fazer um projeto para São Paulo, por exemplo.
No caso de pontes é preciso considerar elementos como condições do terreno, vento, água, tráfego local e outros”, relata a especialista, que também possui mestrado em Engenharia de Estruturas.
Está precisando de um Engenheiro Estrutural e ainda não tem um na sua equipe? Que tal terceirizar um com agilidade e eficiência e sem gastar nada com longos processos seletivos? A Russel Serviços pode te ajudar nisso!
Contamos com diversos profissionais altamente capacitados para atuação no segmento de construção civil. A implementação ocorre em até 48h para qualquer lugar do Brasil e é feita de maneira totalmente online! Legal né?
Para saber mais ou requisitar um orçamento, envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
atuações no canteiro de obras dicas de construção civil engenheiro estrutural mercado de contrução civil profissionais contrução civil