É claro e evidente que existem diversos fatores que explicam o fluxo de clientes de uma empresa de alimentação ou fornecedor do mesmo. Entretanto, a principal razão para a fidelização de um consumidor para esse caso, invariavelmente, é a qualidade do produto. Nesse sentido, não se pode sonegar os cuidados em relação a possíveis contaminações de alimentos.
Leia também: Para investir: os alimentos mais vendidos por delivery no Brasil
Para além de saber o básico do quão importante, isso em todas escalas (seja no feedback dos clientes até mesmo as medidas jurídicas), é ter seus alimentos em bom estado para consumo, também deve-se pensar em como prevenir seu mal uso. Tendo isso em vista, o Blog da Russel Serviços traz os principais tipos de contaminação para você não correr nenhum risco em seu negócio. Confira:
Contaminação biológica de alimentos
Causada principalmente por substâncias produzidas por organismos vivos, tais quais os próprios humanos , roedores e microrganismos. Exemplos podem ser as contaminações bacterianas, virais ou parasitárias, que afetam através da saliva, do sangue ou de fezes. Muitos consumidores adoecem por infecções alimentares devido a bactérias como a Salmonella e a Campylobacter, presentes em solos e águas contaminadas por fezes. Isso acontece principalmente por produtos agrícolas não processados como ovo e leite, bem como em alimentos mal higienizados.
Leia também: Confira 5 dicas para escolher os melhores fornecedores de alimentos para o seu restaurante
As bactérias podem resultar em febre, náuseas, dores de cabeça e abdominais, vômitos, diarreia e debilitação, e em casos mais graves, pode levar a morte. Os vírus, por outro lado, a hepatite A pode causa doenças no fígado ao se espalhar por frutos do mar cozidos ou crus. Já com os parasitas, existem as tênias, que são vermes infecciosos na base de alimentos contaminados por fezes e por contato direto com animais, por exemplo.
Contaminação física de alimentos
Esse tipo de contaminação acontece com os alimentos que tiveram contato com objetos em contaminação no processo de produção ou mesmo por reação física com outros elementos. Em exemplo disso é a acrilamida, que se forma naturalmente durante a assadura, fritura ou mesmo no processo de industrialização sob altas temperaturas e baixa umidade dos alimentos que possuem amido. Possíveis em alimentos muito vendidos como batatas fritas, biscoitos, pães e café.
Leia também: Alimentação orgânica: conheça as vantagens de utilizar alimentos orgânicos no seu restaurante
Contaminação química de alimentos
Causada por algum tipo de substância ou reagente químico em contato com o alimento, esse tipo de contaminação também pode ter reações químicas naturais dos alimentos, como as toxinas presentes em determinados peixes. Por esse motivo, é importante ter conhecimento sobre os alimentos em questão e como prepará-los da maneira correta.
Em determinadas plantações, alguns compostos químicos não biodegradáveis se fazem presente em agrotóxicos. Por isso, se tornam altamente perigosos quando contaminam o ambiente ou os alimentos em questão. Ter um uso intensivo de agrotóxicos nos alimentos transportados pode contamina-los e refletir diretamente na experiência (e saúde) do consumidor. Exemplos de doenças causadas pelos agrotóxicos são o câncer, infertilidade, Alzheimer, malformação do feto, alergias e doenças cardíacas.
Leia também: Conheça as melhores dicas para fazer o recebimento de alimentos no seu restaurante
Para evitar isso, uma boa opção é encontrar fornecedores de agricultura familiar e local, que costumam utilizar menos pesticidas, bem como apostar na gastronomia sustentável na redução dos impactos ambientais.
Contaminação cruzada de alimentos
A contaminação cruzada ocorre pela falta de higiene dos alimentos, dos utensílios de cozinha ou mesmo da pessoa que está trabalhando na operação dos alimentos. Essa forma de contágio pode ser classificada como direta ou indireta de comestíveis. A direta é quando acontece diretamente de um contaminado para outro. A indireta, por outro lado, é quando o alimento é infectado por um utensílio ou superfície, tal qual as facas, as tábuas e mesas contaminadas ou mesmo mãos não higienizadas.
Leia também: Confira a importância dos EPIs e os equipamentos usados na cozinha industrial
Tendo isso em vista, é necessário possuir a melhor equipe no processamento da distribuição dos alimentos. Nesse sentido, a Russel Serviços facilita sua vida e oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil. Confira o nosso catálogo em russelservico.com.br e mantenha seu negócio seguro e em alta no mercado.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Recife – PE: (81) 3314-6520
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Republished by Blog Post Promoter