- Home
- Construção Civil
- Saiba quais são os materiais ...
Como vimos no post anterior, evitar desperdícios de materiais de construção nas obras é útil não só para a empresa, que economiza, como pro planeta, pois são menos produtos que poderão ser descartados de forma inadequada.
Saiba aqui no Blog da Russel Serviços quais são os materiais mais desperdiçados na construção civil e os tipos de perdas.
Leia também: Confira 5 dicas para evitar desperdícios de materiais de construção
Quais os materiais mais desperdiçados na construção civil?
Quando você olha no seu papa entulho ou na área de descarte da sua obra, quais os materiais que são mais comuns e que acumulam mais?
Dentre os materiais de construção desperdiçados, os que se destacam pelo volume são:
- Madeira de caixaria
- Concreto
- Reboco
- Tijolo
E dentre os materiais que impactam mais no seu orçamento estão:
- Revestimentos
- Aço
- Acabamentos danificados em obra
Além disso, há uma variável maior no consumo de materiais: a mão de obra. Dependendo dela, haverá um desperdício maior. Por isso, para se orçar ou quantificar materiais com precisão, é importante conhecer a sua mão de obra.
Leia também: Confira 4 dicas para gestão de documentos na construção civil
Tipos de perdas
Os tipos de perda foram classificados em pelo menos nove categorias. Ao ter isso em mente, o gestor passa a ter um olhar mais agudo, com lente de aumento, sobre aspectos que talvez não esteja levando em conta. Veja quais são essas perdas:
- Perdas por superprodução: ocorrem devido à produção de materiais, como argamassa, em quantidades superiores às necessárias.
- Perdas por substituição: decorrem da utilização de um material de valor ou características de desempenho superiores ao especificado.
- Perdas por espera: são relacionadas com a sincronização e o nivelamento dos fluxos de materiais e às atividades dos trabalhadores.
- Perdas por transporte: estão associadas ao manuseio excessivo ou inadequado de materiais e componentes devido à má programação das atividades ou de um layout ineficiente.
- Perdas no processamento em si: decorrem da falta de treinamento da mão de obra ou de deficiências no detalhamento dos projetos.
- Perdas nos estoques: estão associadas à existência de estoques excessivos, em função da programação inadequada na entrega dos materiais ou de erros na orçamentação, entre outros equívocos.
- Perdas na movimentação: decorrem da realização de deslocamentos desnecessários dos trabalhadores, na execução das suas tarefas. Podem ser gerados por frentes de trabalho afastadas e de difícil acesso, falta de estudo de layout do canteiro e do posto de trabalho e falta de equipamentos adequados.
- Perdas devido a produtos defeituosos: ocorrem quando são fabricados produtos que não atendem aos requisitos de qualidade especificados.
- Outras: existem ainda tipos de perdas de natureza diferente dos anteriores, tais como roubo, vandalismo, acidentes, etc.
Leia também: Conheça 7 ferramentas de produtividade na construção civil
A Russel Serviços pode te ajudar
A Russel Serviços pode te ajudar. Por meio do nosso site – maior plataforma de mão de obra do brasil – o contratante pode solicitar serviços de construção civil. Com implementação em até 48 horas, fornecemos mão de obra para qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e contrate já!
Russel Serviços
Leia também: Conheça 3 benefícios da terceirização de mão de obra para construção civil
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter