- Home
- Recursos Humanos
- Saiba quais são as 10 funcion ...
Sua empresa conta com um sistema de gestão de talentos?
A gestão de talentos se concentra em uma atuação mais estratégica, que busca atrair, reter, capacitar e motivar os colaboradores com o objetivo de ajudar a empresa a contar com um quadro de colaboradores que domina plenamente as competências necessárias para que a organização possa superar a concorrência.
Para isso, a tecnologia tem um papel muito importante. Plataformas de gestão de talentos são cada vez mais usadas para auxiliar as equipes da área de recursos humanos a desempenhar suas tarefas com muito mais agilidade e eficiência.
Neste post, vamos mostrar para você o que é a gestão de talentos no atual quadro corporativo e também indicar as 10 funcionalidades que um sistema de gestão de talentos precisa ter para realmente ajudar de forma efetiva sua empresa.
O que é gestão de talentos?
A gestão de talentos compreende todos os esforços de uma organização com o objetivo de proporcionar à empresa um quadro de colaboradores capazes de desempenhar as tarefas necessárias para que ela atinja seus objetivos estratégicos.
Isso inclui:
- Atrair,
- Selecionar;
- Contratar;
- Reter;
- Motivar;
- Capacitar.
Uma boa gestão de talentos não deve focar apenas nos objetivos da empresa, mas também auxiliar os colaboradores em sua envolvia profissional e promover sua satisfação no ambiente de trabalho.
Leia mais: Confira 7 profissionais que são indispensáveis para a sua empresa
As 10 funcionalidades que todo sistema de gestão de talentos precisa ter
1 – Recrutamento e seleção
Esta funcionalidade ajuda a empresa a definir a descrição das competências necessárias para determinado cargo.
Além disso, acompanha todos as etapas do processo, como captação de currículos e sua triagem, convivência de candidatos, análise de resultados de testes, dinâmicas e entrevistas, até a escolha dos aprovados.
2 – Gestão de onboarding (integração dos colaboradores)
Depois de entrarem na empresa,os colaboradores precisam ser integrados à sua cultura e a outras atividades práticas, tais como descobrir como configurar sua caixa de e-mail, ter acesso ao servidor, onde fica cada departamento etc.
É interessante contar com um módulo para gerenciar esse processo.
3 – Avaliação de desempenho
Esta é uma das peças principais em qualquer sistema de gestão de talentos.
As avaliações de desempenho podem ser feitas por meio de formulários eletrônicos e complementadas com entrevistas pessoais.
Os resultados ajudam a definir onde o colaborador precisa melhorar, quais competência já domina e também qual o valor de eventuais incentivos monetários.
4 – Gestão de competências
A gestão de competências se refere a analisar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores com o objetivo de definir que tipo de rendimentos a empresa precisa recusar e o perfil de novos contratados.
5 – Ferramenta de análise de progressão na carreira
Quem deve ser promovido?
A análise de competências e a avaliação de desempenho ajudam muito nessa hora, mas existem outras ferramentas que também auxiliam nesse processo, como a Matriz 9 Box.
Leia mais: Confira 5 dicas de como facilitar o processo de tomada de decisões nas organizações
6 – Pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional ajuda a empresa a entender as demandas dos colaboradores, como eles se metem em relação ao ambiente de trabalho e se algo precisa ser melhorado.
Normalmente são feitas por meio de formulários eletrônicos online sem que os participantes precisem se identificar.
7- Ferramenta de comunicação interna
Nem todas as plataformas de gestão de talentos contam com uma ferramenta de comunicação interna. Porém, se esta funcionalidade já estiver integrada ao sistema, será muito mais fácil manter os colaboradores atualizados sobre as ações da área de talentos humanos.
8 – Controle de benefícios
Além dos benefícios legais, como férias, décimo terceiro salário e folgas remuneradas, a empresa pode fornecer outros benefícios adicionais aos colaboradores, entre eles:
- Plano de saúde;
- Plano dentário;
- Descontos em medicamentos;
- Cesta básica;
- Vale refeição;
- Convênios com academias, cursos de idiomas ou de qualificação.
Essa funcionalidade ajuda não apenas a gerenciar, mas também a identificar o que os colaboradores querem e quais benefícios são mais motivadores.
9 – Gestão de pagamentos e emissão de documentos trabalhistas
Dissemos no início deste texto que a burocracia e a documentação trabalhista não deve ser o foco de uma boa plataforma de gestão de talentos. No entanto, esse módulo precisa existir para ajudar área de recursos humanos a desempenhar essas tarefas repetitivas.
Em alguns casos, essa funcionalidade pode ser integrada com um programa de contabilidade online, trazendo mais colaboração entre a contabilidade da empresa e a de equipe de talentos humanos.
Leia mais: Vantagens e desvantagens de avaliar a performance de seus funcionários
10 – People Analytics
Quando se fala em sistema de gestão de talentos, a ferramentas mais poderosa, sem dúvida, é o People Analytics.
A integração dessa enorme quantidade de dados que as funções descritas acima geram pode proporcionar insights poderosos para a gestão de pessoal.
Na Russel Serviços, você encontra profissionais qualificados e aptos ao mercado de trabalho! Contrate, de forma 100% online, mão de obra operacional em até 48 horas! Serviço terceirizado rápido e de qualidade você só encontra aqui.
Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
administração administrativo gestão de talentos recursos humanos Russel Serviços setor administrativo sistema de gestão sistema de gestão de talentos