Estar em evidência no ponto de venda é o desejo de qualquer indústria. Para isso, é importante entender quais estratégias são necessárias para conquistar o consumidor ali, na gôndola. Sabemos que as ações de trade marketing têm relação com o aumento nos índices de venda, mas será que a sua empresa está fazendo o planejamento e a execução da maneira correta? Vamos analisar alguns pontos.

Público-alvo

O comportamento do consumidor muda de forma rápida, especialmente quando falamos da geração millennial, que age ainda mais por impulso, é imediatista e gosta de experiências inovadoras. Por isso, as ações de trade marketing têm de ser constantemente revisadas, para verificar a sua eficácia na prática.

Informações deste tipo, para conhecer profundamente o público-alvo, são de extrema importância quando pensamos no posicionamento dos produtos no PDV.

Sabemos que cerca de 80% das compras são feitas por impulso. Então, se o consumidor toma as decisões na loja, está claro que o produto que atender os desejos e apelos do shopper e se destacar mais na gôndola acaba saindo em vantagem.

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Concorrência

Partindo do mesmo pressuposto, podemos traçar outra relação do trade marketing com o aumento das vendas quando pensamos na redução de ruptura. Se o shopper não encontra o que procura naquele varejista, provavelmente optará pelo concorrente para buscar o que precisa.

Assim, ter uma estratégia de trade marketing bem executada elimina falhas como essas que podem gerar prejuízos.

Na prática, além do planejamento estratégico é necessário manter um time de promotores eficiente, treinado e comprometido com os resultados, além de tecnologias e ferramentas que agilizam a coleta de dados e análise dos indicadores em campo.

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Gerenciamento por categoria

Outro ponto importante que relaciona o trade marketing ao aumento das vendas é o gerenciamento por categoria. Um bom trabalho de GC garante uma boa experiência de compra ao consumidor, além de lucratividade ao varejista, pois reduz ou elimina produtos de menor vendagem e dá mais espaço às mercadorias que efetivamente têm maior procura.

Mas é claro que somente ter estratégias para garantir o produto em gôndola e melhorar o posicionamento no PDV não bastam. Outras ações de trade marketing como degustação, distribuição de amostras e brindes e até mesmo promover experiências diferentes e criativas também são de grande valia.

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Para facilitar a gestão de trade marketing a identificar rupturas, estoque virtual, falta de visitas do promotor em determinado ponto de venda, inserção incorreta de material de merchandising, entre outros indicadores, é essencial contar com um sistema que colete todos esses dados em campo e gere relatórios e insights para melhorar o desempenho de vendas.


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