Os problemas logísticos das empresas, apesar de parecerem uma área distinta, podem gerar prejuízos e problemas significativos para o seu negócio. Se muitos gargalos e perdas estão acontecendo, começará a ficar inviável atender às demandas dos seus clientes. Com isso, perderá o bom relacionamento, e a lucratividade não será atrativa.
Saiba aqui no Blog da Russel Serviços os principais problemas logísticos enfrentados pelas empresas e como podemos te ajudar.
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Problemas de estoque
Para que as entregas funcionem de maneira orgânica e linear, é preciso que você tenha um controle de estoque eficiente, pois somente assim terá capacidade de atender às demandas dos seus clientes.
A gestão de estoque não é somente registrar os produtos que entram e saem da sua reserva, mas também a definição de estratégias que não geram mercadorias paradas nem em falta. Afinal, produtos sem giro de estoque ficam ultrapassados e significam prejuízo.
Portanto, para evitar esse problema logístico, é preciso ter um controle de estoque com processos bem-definidos e alinhados de acordo com as suas previsões de demanda e capacidade da sua empresa, pois não há como abraçar o mundo, não é mesmo?
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Contratempos e complicações na rota
Sem sombra de dúvida, entre os problemas logísticos das empresas mais comuns estão aqueles relacionados à rota de entrega. Muitos dos contratempos que acontecem na etapa de entrega não são culpa da empresa, porém é necessário ter soluções eficientes para contorná-los. Entre os principais, podemos destacar:
- engarrafamentos;
- acidentes nas estradas;
- roubo de cargas;
- quebra de alguma peça do veículo de transporte;
- pneu furado.
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Sendo assim, mesmo não podendo prever tais acontecimentos, é importante que, ao passar por esses casos, a sua distribuidora ou atacadista tenha uma equipe capacitada para notificar os responsáveis e empresas de suporte, para enviar alertas tanto para os condutores quanto para os gestores. Se necessário, também deve contratar transportes emergenciais a fim de cumprir o prazo acordado com o cliente.
Avarias e deficiência nas entregas
A entrega dos produtos ao cliente é outra etapa que abre espaço para problemas logísticos das empresas, se não for bem-planejada. Nesse cenário, destacamos as avarias e os danos físicos na mercadoria quando ela chega ao destino.
Rasgos, furos, riscos, amassados, conservação inadequada e situações que causam o mau estado dos itens são os principais causadores de prejuízos que, no entanto, podem ser evitados.
A parte do planejamento logístico deve considerar o estado das rodovias, pois itens frágeis são facilmente danificados em estradas precárias. Também não se esqueça de acomodar as caixas e os produtos de maneira organizada dentro do veículo.
Ausência de planejamento logístico
O planejamento logístico é um conjunto de métodos aplicados para que a sua cadeia de suprimentos funcione de maneira adequada e eficiente.
Em outras palavras, é uma gestão que visa à satisfação dos seus clientes por meio de entregas e estoques bem-planejados e que funcionam seguindo a premissa do equilíbrio entre demandas e sua quantidade de produtos.
A falta de planejamento é a razão de muitos problemas logísticos das empresas, sendo os mais comuns:
- atrasos nas entregas;
- produtos com avarias;
- erros nos pedidos;
- validade ultrapassada.
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Má qualidade da frota
Apesar de alguns problemas logísticos das empresas serem imprevistos, outros podem ser evitados. Esse é o caso dos contratempos ocasionados pela falta de manutenção da sua frota. Veículos muito velhos, sem manutenções e revisões, são o caminho mais fácil para acidentes e estragos no meio da rodovia.
Portanto, invista em uma boa frota, inclua a troca de pneus, balanceamento, trocas de óleo, revisão de freios e motores no seu planejamento logístico, pois de nada adiantará ter processos bem-estruturados se os veículos estão precários, além de ser passível de multas de trânsito.
Falta de capacitação dos profissionais envolvidos
De nada adianta ter os veículos de entrega com a manutenção em dia, rotas bem-planejadas e cuidado ao manusear os produtos se a equipe envolvida na logística não é experiente nem capacitada. Talvez um dos grandes obstáculos enfrentados pelos negócios seja encontrar mão de obra qualificada.
Colaboradores proativos, capacitados, experientes e eficientes têm capacidade de criar soluções rápidas para imprevistos, além de passar mais confiabilidade, tornando todo o processo de entrega mais simples, ágil, econômico e seguro.
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