Todos sabem que o treinamento de um novo colaborador é uma parte essencial no processo pós admissão, além de compor uma etapa fundamental para o sucesso do processo e a melhoria da equipe.

Por conta disso, nós da Russel Serviços, apresentaremos alguns erros comuns que as empresas cometem ao treinar funcionários.

Boa leitura!

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1 – Confundir as boas-vindas do funcionário com treinamento

Muitas empresas confundem o processo de apresentação da empresa e das equipes como parte de um treinamento introdutório. É válido lembrar que aquele profissional fará parte da rotina da empresa e, por isso, deve ser bem recepcionado.

Faça com que ele se sinta em sua segunda casa, ou seja, apresente-o aos principais profissionais e às equipes com as quais ele terá contato direto, procurando ressaltar o que o novo profissional poderá agregar a elas. Apenas não se esqueça de que, apesar de importante, isso não se constitui em treinamento.

2 – Realizar treinamentos de funcionários durante a rotina de trabalho

Apesar de uma falsa ilusão de otimização de tempo e economia, realizar os treinamentos de funcionários durante sua rotina de trabalho é uma ação falha.

Antecipar esse treinamento para antes de iniciarem suas rotinas profissionais faz com que o novo colaborador tenha mais tranquilidade para assimilar os conhecimentos. Pode até agregar boas práticas nos processos que está aprendendo, devido à tranquilidade de ainda estar alheio da futura rotina de trabalho. Além disso, ele tem demandas a cumprir durante o dia que serão interrompidas ou ficarão pendentes.

Portanto, prefira treinar os novos integrantes de sua equipe alguns dias antes de darem início a suas responsabilidades.

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3 – Apresentar a empresa no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho pode ser estressante para algumas pessoas. Por este motivo, é benéfico e positivo que as boas-vindas aconteçam antes do início das atividades do novo funcionário.

Para alguns pode parecer desperdício de tempo, ou até prejuízo liberar o novo funcionário somente após apresentá-lo às equipes, mas, na verdade, é um investimento na saúde psicológica do profissional contratado. O início efetivo de suas atividades tenderá a ser muito mais tranquilo e menos traumático.

4 – Exigir perfeição de quem está começando

Não é algo complicado compreender que as expectativas com um novo profissional na empresa são grandes. Contudo, nem todo novo funcionário surpreenderá por seu desempenho. Afinal, a cultura organizacional da empresa é nova para ele, assim como os processos que serão executados no seu dia a dia.

Logo, possibilitar que o novo funcionário domine suas novas responsabilidades em seu próprio tempo é uma prática humana e um ato empático. Principalmente durante o período de experiência do recém-contratado, procure auxiliá-lo, forneça todas as ferramentas para o seu sucesso e ajude-o a eliminar obstáculos, até mesmo no relacionamento interpessoal.

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5 – Não fornecer material informativo por escrito para o funcionário

Devido à falta de processos elaborados ou por excesso de demandas, a maioria das empresas acaba realizando os treinamentos de funcionários apenas de forma oral, no máximo, oferecendo um papel impresso ou um arquivo com as regras internas.

Contudo, além do manual de condutas, é importante equipar o novo profissional com informações por escrito sobre os processos rotineiros de seu cargo, assim como a sua lista de tarefas e contatos dentro e fora da empresa. Este fator oferece maior autonomia ao novo funcionário e evita o retrabalho de explicar todo o conteúdo novamente.


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