Se você já visitou uma fábrica, uma central de distribuição ou supermercados (especialmente os atacadistas), já deve ter observado o modo de operar de uma empilhadeira. Essa é uma das principais máquinas utilizadas nesses ambientes, por isso, os indivíduos que as conduzem são muito procurados por conferentes, repositores e separadores.

Embora a logística seja a sua principal área de atuação, esses profissionais estão cada vez mais presentes em outros setores, principalmente naqueles em há a necessidade de movimentar materiais de grande volume e peso, como a construção civil.

Função de um operador de empilhadeira

O operador de empilhadeira é um profissional com uma das mais altas responsabilidades da empresa. Não importa o segmento da organização, se existe a atividade de empilhador, com certeza ela é vital para a garantir a segurança e a continuidade dos processos.

Para quem acha que o trabalho do empilhador é só sentar e dirigir, é importante saber que essa é uma profissão que exige muita atenção durante a execução do serviço. Isso porque o trabalhador, ao mesmo tempo que controla o equipamento, precisa ficar atento ao monitor para movimentar e armazenar corretamente a mercadoria, sem deixar de lado o fluxo de pessoas em volta dele.

Entre outras coisas, o empilhador é responsável por armazenar, transportar, movimentar e manusear cargas e produtos dentro da empresa. Em linhas gerais, é esse profissional que alimenta o estoque da organização, sendo uma peça-chave para a movimentação e a entrada e saída de mercadorias.

Outra função que cabe ao operador de empilhadeira é fazer o checklist do equipamento antes de iniciar a operação. Essa atividade é fundamental, pois uma falha na máquina pode colocar em risco a vida de várias pessoas, além de danificar a estrutura dos materiais transportados.

Leia mais: A importância do Estoquista para a indústria

Quais cuidados devem ser tomados ao operar uma empilhadeira?

Conforme dispõem as normas NR11 e NR 12, para operar uma empilhadeira, é necessário seguir algumas regras, como:

  • o colaborador deve receber um treinamento específico, concedido pela empresa para que ele esteja apto a cumprir sua função;
  • a capacitação deve ser administrada por profissionais especializados e qualificados para essa finalidade. Além disso, a atividade deve ser supervisionada;
  • o operador deve portar um cartão de identificação, com fotografia e nome, tudo bem visível;
  • todo o maquinário da empresa deve ter manuais de manutenção fornecidos pelo importador ou fabricante, dispondo sobre as informações pertinentes à segurança em todos os estágios de uso;
  • no caso de mudanças nos equipamentos, nas instalações, nas rotinas de trabalho e na operação das máquinas, o funcionário deve passar por um curso de reciclagem;

Leia mais: A importância do Picking para o setor logístico

  • antes de iniciar suas atividades, o operador precisa averiguar as condições da máquina;
  • as máquinas devem passar por uma inspeção periódica e, se forem identificado quaisquer defeitos, como nas correias, freios e pneus, as peças devem ser trocadas de imediato;
  • qualquer empilhadeira necessita de um sinal de advertência sonoro, ou seja, de uma buzina;
  • o peso do material acondicionado não poderá ultrapassar a capacidade de carga prevista para o piso da fábrica;
  • o operador deve obedecer as faixas de segurança de pedestres e o limite de velocidade;
  • o material armazenado deve ser organizado, de modo que não bloqueie os aparelhos contra incêndio, as portas e as saídas de emergência etc;
  • o colaborador deve respeitar todas as placas e avisos de segurança.

Sendo assim, se existe um profissional de extrema importância para o setor industrial como um todo é o operador de empilhadeira, também chamado de empilhadeirista. Mas infelizmente, ainda tem muita gente que ignora o básico sobre esse universo.

Leia mais: Auxiliar de Depósito: funções e sua importância na empresa

Precisa de um operador de empilhadeira?

A terceirização é uma das melhores formas para contratar bons profissionais. Além do seu baixo custo, ela irá trazer diversos benefícios para o processo de obra, como por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Serviço mais especializado.

Na Russel Serviços, você encontra operadores de empilhadeira qualificados e aptos para o mercado de trabalho! Clique aqui e contrate um profissional para o seu negócio de forma rápida, prática e barata.


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *