O setor logístico vem ganhando visibilidade e importância, ao mesmo passo que se automatiza para suprir as demandas que o mercado dita para as empresas. Mesmo num período de “revolução da logística”, onde novas ferramentas ganham espaço, tem no investimento em pessoas, junto aos seus relacionamentos e vivências, um fator-chave até maior que as inovações tecnológicas do ramo.

A questão é mais centrada à supply chain, que até pode contar com o apoio da tecnologia, mas só o conhecimento humano e a gestão de relacionamentos sustentam as fundamentais relações comerciais que mantém de pé o setor logístico. Sem os profissionais, com sua capacidade de conduzir as ferramentas e aprimorar suas funções, nenhuma tecnologia consegue tocar uma cadeia de suprimentos.

Com a procura por algumas áreas da supply chain aumentando, como em sistemas de informação de logística tática e operacional e atendimento ao cliente e transporte, demandas por profissionais destinados à esses serviços também cresceram. Três habilidades e conhecimento estão em alta nesse cenário e te tornaram essenciais para manter a produtividade de uma empresa.

A Russel Serviços, nesse artigo, vai te contar que habilidades são essas que justificam o aumento da procura por profissionais qualificados, na contramão da automatização do setor.

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Comunicação

A tecnologia interfere muito na comunicação de uma empresa, mas alguém para domar as ferramentas para fazer o bom uso de um texto, por exemplo, é fundamental para a execução bem sucedida de um serviço. Uma supply chain que não se apropria de profissionais comunicativos e bem relacionados, tende a ter erros e buracos que comprometem a saúde da empresa. Portanto, habilidades sociais devem ser cultivadas dentro do ambiente corporativo.

Habilidades interpessoais

A comunicação caminha lado a lado com as habilidades interpessoais, mas existe diferenças. Saber se comunicar é bom, mas saber quando e como se comunicar da maneira certa é melhor ainda – e só com as habilidades interpessoais que se adquire a melhor forma de se portar numa empresa. Qualidades como bom senso, tato, diplomacia são o princípio de uma boa liderança que resulta em um trabalho em grupo com ótimos resultados.

Observação e atenção

Talvez, a melhor maneira de obter as duas qualidades já citadas seja ouvir e se atentar. Estar ligado e atento ao que acontece a volta na empresa, é uma das virtudes mais importantes que um funcionário pode ter. É a partir disso que demandas surgirão e serão executadas com mais agilidade e rapidez. Assim como a comunicação, a tecnologia pode ajudá-lo a obter mais informações, mas não pode forçá-lo a aprender. O profissional deve ter o desejo de ver e ouvir

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Como a empresa investe nessas habilidades?

O investimento das empresas nas valências interpessoais dos seus profissionais, é tão vital e importante quanto o gasto em ferramentas e inovações tecnológicas da área. O desenvolvimento pode gerar não só conhecimentos específicos para a área de atuação, como aumento no relacionamento profissional, que gera ganhos anímicos à empresa.

Sendo assim, cursos técnicos para a supply chain, cedido pela empresa para os seus empregados, torna-se a primeira de uma série de medidas que possa potencializar o funcionamento das engrenagens. Outras formas são: reembolso de mensalidades em cursos externos, folga para estudos e fornecimento de programa para treinamento interno com foco na cadeia de suprimentos, desenvolvimento logístico e habilidades de gestão. Oferecer condições para as pessoas se desenvolverem, portanto, é essencial para obter mais eficiência. 

Leia mais: Quais os benefícios da terceirização de logística para o seu negócio? 

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