Muitas vezes as estruturas de concreto armado necessitam de ter sua capacidade portante aumentada. Isso acontece pelo fato de que, mesmo as estruturas bem projetadas, construídas e corretamente utilizadas, acabam por desenvolver sintomas patológicos.

Nestes casos, que implicam trabalhos de recuperação ou de reforçar concreto armado, o conhecimento dos procedimentos e das técnicas a serem adotados é de fundamental importância para que a estrutura tenha realmente a sua capacidade portante original recuperada, ou reforçada, com custos reais e compatíveis.

Leia mais: Conheça os segredos do Concreto Arquitetônico e como usa-lo

Estratégia inicial para resolver o problema

O que orienta o rumo dos custos neste tipo de obra é a estratégia inicial de ataque ao problema. Este setor, antes todo artesanal e arcaico, se tornou usuário das mais modernas técnicas e materiais de engenharia, impulsionado pelo significativo interesse na revitalização das construções em todo o mundo desenvolvido e em desenvolvimento. Tudo se alterou, inclusive as possibilidades de custos.

Sim, o grande problema é a incerteza de orçamentação para a realização do serviço. Como orçar de forma segura e justa serviços e materiais para atividades de tão difícil apropriação?  

Leia mais: Veja 7 dicas que irão facilitar a sua vida ao realizar uma obra

Os problemas patológicos simples são os que admitem padronização, podendo ser resolvidos sem que o profissional responsável tenha conhecimentos altamente especializados. Para estes casos você tem solução.

A dificuldade ocorre quando surgem problemas patológicos complexos, ou acidentais, que não convivem com mecanismos de inspeção convencionais, obrigando a uma análise pormenorizada e individualizada do problema, sendo então necessários profissionais com profundos conhecimentos nas disciplinas, tanto de materiais quanto de estrutura.

As qualidades das especificações e dos projetos determinam a estratégia inicial de ataque ao problema e é esta estratégia que conduz à redução do custo.  

Os recursos e técnicas tradicionais são caros devido à baixa tecnologia empregada e a baixa produtividade. E se tornam mais caros ainda devido a forma de contratação usual, que embute e acomoda todas as incertezas dos custos.

Leia mais: Conheça a NBR 6122 e sua importância para realização de projetos de construção civil

Reforçar concreto armado não precisa ser tão caro

Existem casos específicos que a construção pode ser recuperada pelo processo não destrutivo. Ou seja, por impregnação e fibras. com um custo substancialmente mais baixo.

No final de todo processo, sempre faça um check-up com um laboratório reconhecido, faça documentos bem embasados, também, em seu aspecto legal, além do técnico, o que permite transmitir cada vez mais segurança.  

Embora muita coisa ainda precise ser estudada, por se tratar de um campo muito vasto e interdisciplinar, os conhecimentos relacionados à Patologia das Estruturas têm avançado ao longo do tempo, com especial ênfase nos últimos 20 anos.

Isso acontece, não só como resultado das lições emanadas do dia-a-dia das construções, mas também pela justificação científica alcançada por pesquisas realizadas em diversas instituições e universidades nacionais e estrangeiras.

São especificadas soluções avançadas onde necessárias, tradicionais onde possíveis, e quase sempre se consegue excelentes resultados por processos não destrutivos.


Um exemplo de excelência na área de serviços terceirizados é a Russel Serviços, que além de providenciar mão de obra qualificada, ainda garante a entrega dos funcionários em 48 horas.

Fuja das dores de cabeça que um funcionário não qualificado pode te trazer. Entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e faça um orçamento ou tire suas dúvidas.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *