O e-commerce B2B — Business to Business — tem apresentado crescimento constante, segundo pesquisa americana da Forrester Research. No ano de 2019, nos Estados Unidos, foram movimentados mais de US$1,1 trilhão. Mundialmente, ocorreram negociações entre empresas acima de US$12 trilhões. 

Na verdade, esse mercado aumenta mais de 20% ao ano, sendo considerado um gerador de receitas importante no mundo. Por exemplo, em 2020, as negociações B2B movimentaram mais de US$6,7 trilhões, conforme dados da Frost & Sullivan. 

Inclusive, a pandemia de Covid-19 teve grande influência nesses números, já que as organizações se renovaram para continuar trabalhando. Diante dessa tendência do mercado B2B contemporâneo, vamos conhecer seu funcionamento e seus benefícios. 

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Veja quais são as vantagens do e-commerce B2B 

Tanto as empresas de varejo quanto de atacado e indústrias evoluem seus negócios para o e-commerce B2B, independentemente do segmento. Com foco em ampliar as vendas, a otimização desse processo proporciona uma compra agradável e fácil ao cliente. Por outro lado, as organizações obtêm a prospecção de novos e potenciais shoppers, além de expandir os mercados.

Entretanto, existem algumas características e benefícios nesse ambiente online, confira: 

  • perfis diferentes: clientes com objetivos, personalidades e necessidades distintas comprarão seus produtos. Para isso, deverá haver uma personalização do atendimento para cada categoria deles; 
  • preços por clientes: os valores das mercadorias também diferem para aqueles que compram regularmente e em grande volume, em relação aos esporádicos. Assim, ofereça valores mais atrativos e bons descontos; 
  • meios de pagamento diversificados: opções de pagamento em boleto, cartão de crédito ou débito, cartão do BNDES etc.; 
  • ampliação da receita: há uma maior gama de empresas para vender e melhorar o seu faturamento;  
  • redução dos custos: a qualificação dos leads e um bom contrato de fornecimento auxilia na fidelização dos clientes, permitindo maior previsibilidade financeira para novos investimentos; 
  • expansão territorial: com o e-commerce B2B seus horizontes são mais amplos, não ficando restrito à sua cidade ou região. Então, invista em campanhas de marketing em outros locais. 

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Confira como esse tipo de e-commerce funciona 

e-commerce B2B é um ambiente online onde empresas comercializam seus produtos entre elas. Assim, conseguem ter um controle do perfil dos representantes, oferecem um catálogo de mercadorias, contam com políticas comerciais e de pagamento, dentre outros. Na verdade, investir nesse mercado já não é mais um diferencial do negócio, mas uma necessidade. 

Dessa forma, saiba que o e-commerce, mesmo no business to business, fica disponível 24 horas. Assim, o cliente pode fazer seus pedidos a qualquer momento. Contudo, nesse contexto, o cliente deverá ter um cadastro, login e senha para acessar o catálogo e os preços das mercadorias que são direcionados a cada perfil deles.  

Depois, os pedidos são enviados ao representante para que ele entre em contato com o cliente. Com isso, poderão resolver assuntos como pagamento, dicas de outros produtos interessantes, alterar pedido e muito mais. 

Aprenda qual é a importância do alinhamento do e-commerce B2B com as vendas presenciais 

O mercado digital otimiza as operações e auxilia a expansão das vendas, não somente para o Brasil como para o mundo, dependendo da companhia. Esse formato de consumo é prático, cômodo e rápido, pois sua empresa pode vender a qualquer momento do ano. Entretanto, quem atua com loja física pode trabalhar em conjunto com a online para fortalecer o negócio. 

Nesse sentido ambas aumentarão a produtividade das vendas, terão maior controle do estoque, prospectarão novos shoppers e reforçarão o posicionamento no mercado competitivo. Além disso, atenderão melhor os clientes e obterão maior retenção deles. 

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Essa junção também é benéfica para os vendedores, que estarão focados em atender negócios estratégicos de forma personalizada. Portanto, o ganho para as empresas são muitos, assim como a constância de aquisições e a recorrência e o volume de mercadorias nos pedidos. 

Enfim, existem variados tipos de vendas no e-commerce B2B, como: consumo; revenda; indústria e transformação; franquias; manutenção, reparo e operações (MRO). Logo, análise em qual categoria sua empresa se encaixa e invista nesse mercado pujante. 


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