Ter uma boa logística é fundamental para que seus clientes sejam bem atendidos e você consiga prestar um bom serviço no seu negócio.

Existem algumas boas práticas que podem ser implementadas para que a logística melhore e o fluxo de trabalho do restaurante seja mais eficiente. Desse modo, você conseguirá prestar um melhor atendimento aos clientes, além de descentralizar as funções exercidas pelos colaboradores.

Veja, a seguir, uma série de dicas com ações que podem ser implementadas em seu restaurante para melhorar a logística do seu restaurante!

Faça previsões de demanda para evitar desperdícios

Prever demandas é essencial para um restaurante melhorar a logística, pois com isso é possível controlar o seu estoque e evitar o desperdício de alimentos, que podem perder o prazo de validade antes de serem utilizados, por exemplo.

Para isso, você pode fazer uma estimativa da quantidade de clientes que vão até o estabelecimento em cada dia da semana e comprar apenas os insumos necessários para aquele período.

Também é normal que em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, mais pessoas procurem por um restaurante. Nesse caso, os estoques também precisam ser mais abastecidos para que não ocorra a falta de ingredientes para o preparo dos pratos que serão servidos.

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Busque por novas parcerias para melhorar a logística do seu restaurante

Ninguém faz sucesso sozinho e, por isso, ter parceiros sólidos é essencial para qualquer empresa. No seu restaurante não é diferente e é por esse motivo que você deve sempre buscar por novas parcerias.

Além dos fornecedores, você pode ter como parceiros empresas fornecedoras de serviços — como garçons terceirizados — para os dias em que há uma estimativa de clientes maior do que o comum.

Promova a integração da equipe

É interessante que haja uma integração entre as equipes do seu restaurante, para que os processos logísticos fluam com qualidade. Os cozinheiros precisam estar muito bem alinhados para atender os garçons, que por sua vez necessitam entregar corretamente as comandas com os pedidos dos clientes.

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O restaurante pode ser visto como uma máquina, em que cada colaborador é uma peça. Caso uma dessas peças falhe, todo o equipamento falhará. Por isso, manter uma equipe engajada e integrada em prol de um mesmo objetivo é muito relevante.

Monitore o desempenho dos fornecedores

Os fornecedores, assim como os funcionários, têm um papel fundamental para a boa logística de um restaurante. Afinal, se uma empresa que fornece um único ingrediente de um carro-chefe do estabelecimento falhar com o processo de entrega, o prato não poderá ser preparado e isso causará prejuízo para você e decepção para o cliente que o solicitou.

Por isso, é importante monitorar o trabalho dos fornecedores e substituir aqueles que não prestarem um serviço de qualidade.

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Entenda as necessidades do consumidor

Finalmente, é preciso entender as necessidades do consumidor e buscar por alternativas que facilitem a forma como os clientes fazem os pedidos, por exemplo.

Para isso, uma ideia interessante é ter um aplicativo próprio que permita aos clientes que observem o seu cardápio e façam pedidos — em suas próprias casas ou locais desejados — e recebam o pedido via delivery.

Como você pode perceber, essas dicas para melhorar a logística são importantes para qualquer tipo de restaurante. Por isso, não deixe de colocá-las em prática no seu negócio e otimizar o processo de trabalho!


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