Os empreendedores varejistas buscam a todo instante atualizar suas táticas comerciais com vários propósitos:

  • se adequar ao mercado;
  • conseguir vender mais;
  • conquistar e encantar os clientes.

Assim, obtém mais lucros. Afinal, os lucros garantem a continuidade dos negócios, não é mesmo?

Porém, com as mudanças impostas pelos novos perfis de consumidores, estes setores estão aprendendo a garantir sua sobrevivência num ambiente cada vez mais competitivo. Todos buscam a melhor maneira de como alavancar vendas no varejo.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para lucrar mais com a sua empresa de varejo!

1. Implemente um software de gestão

Os recursos tecnológicos evoluem cada vez mais para aperfeiçoar a eficiência das equipes de trabalho.

Um software que integre várias demandas de gestão, como um ERP, pode ter resultados magníficos no varejo. Isso, não só em áreas de contabilidade e controle de folhas de pagamento, mas, sobretudo, no âmbito de atendimento aos clientes e no ponto de venda.

A cada dia, a importância do ERP nas empresas de varejo fica mais clara.

Afinal, a otimização de tarefas gera muito mais satisfação nos consumidores. Além disso, presta um monitoramento mais rigoroso dos diversos dados de seu negócio e automatiza tarefas recorrentes.

Leia mais: Saiba 9 benefícios de uma boa gestão de estoque no varejo

2. Foque em ações de marketing

Outra forma de aumentar a lucratividade é por meio de campanhas que atraiam mais clientes, afinal, são eles que consomem os produtos da sua empresa. Um negócio que não é capaz de atrair novos clientes permanece estagnado, coloca em risco o faturamento saudável e pode ter a continuidade das suas atividades ameaçada.

Inclusive, você pode avaliar soluções de marketing digital para atrair clientes por meio de canais online. Entre as táticas mais utilizadas estão:

  • faça presença em redes sociais, com atualizações constantes e pertinentes aos admiradores da marca e clientes;
  • tenha um site organizado, com as informações da sua empresa e com um catálogo dos itens comercializados;
  • invista em marketing de relacionamento para se aproximar dos seus clientes;
  • use o e-mail marketing para enviar mensagens exclusivas para os seus contatos e melhorar o relacionamento com sua base de clientes, mantendo-os mais próximos da sua empresa e influenciando suas decisões de compra.

3. Conheça seu catálogo

É fundamental conhecer seu catálogo de produtos e diferenciar os itens que são commodities dos itens que não são commodities, ou seja, itens básicos (como por exemplo Arroz e Feijão) e itens mais sofisticados ou que sofreram um processo mais elaborado de industrialização (como por exemplo uma barra de cereais).

Isso te ajuda a ajustar as margens de contribuição de forma mais assertiva evitando o famoso “passar a régua”, ou seja, usar uma margem padrão para todo o seu mix de produtos.

4. Conquiste novos clientes e fidelize antigos

A conquista de um novo cliente pode passar por vários pontos. Portanto, saber tratá-lo é um ponto fundamental. Para isso, é necessário um atendimento de qualidade para o seu negócio.

As redes sociais também são grandes aliadas nesse processo. Nesse ambiente, você pode divulgar o seu negócio com fotos chamativas, catálogo atualizado, curiosidades, entre outras informações.

Além de captar novos clientes, outra maneira de como aumentar o lucro de uma empresa é realizar ações para trazer de volta quem já comprou com ela, para que continuem a ter uma relação de fidelidade do cliente com a marca.

Você sabia que o retorno de um cliente fidelizado custa muito menos do que a captação de novos compradores?

Para isso:

  • faça promoções;
  • anúncios personalizados;
  • dê cupons de desconto.

Utilizar o SMS para relembrar os clientes que novos produtos chegaram ou que o vendedor da sua preferência estará aguardando para mostrar as novidades também é uma boa opção.

Executando corretamente essa ação, consegue-se uma excelente taxa de retorno, além de sempre estar lembrando ao cliente que você se preocupa com ele.

Leia mais: Varejo: conheça 5 vantagens de utilizar o SMS no seu negócio

5. Terceirize profissionais

A terceirização de profissionais do varejo é uma ótima forma de reduzir custos com processos seletivos e outras burocracias e reduzir o quadro de colaboradores, gerando então economia para a empresa.

Leia mais: Porque terceirizar no varejo? 6 motivos matadores para te convencer a aderir a esta tendência

Além disso, a terceirização garante profissionais qualificados que irão aumentar a produtividade e competitividade do negócio, consequentemente aumentando sua lucratividade.

Contrate agora mão de obra operacional na Russel Serviços!

Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48H!

Contrate agora profissionais de Varejo clicando aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Belém – PA: (91) 2122-9382

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *