Falamos aqui no post anterior o que é o plano de manutenção e os benefícios que ele traz para sua empresa. Agora, explicaremos aqui no Blog da Russel Serviços como implementar esse plano na sua empresa.

Leia também: Plano de manutenção: saiba o que é e os benefícios para sua empresa

Como implementar um plano de manutenção?

Um plano é apenas um plano se não for executado e gerenciado. Para simplificar o processo, separamos a implementação de um bom plano de manutenção em seis passos essenciais.

Mapeie seus ativos

Crie uma árvore de ativos para localizar todas as suas máquinas de maneira fácil e rápida. A ideia é que as informações de cada equipamento cadastrado sejam acessíveis aos mantenedores, já que servem de base para o plano.

Leia também: Saiba quais causas do downtime e os impactos gerados

Classifique por criticidade

Depois de mapeá-los, identifique quais são os ativos mais críticos para a operação especificamente. Essas máquinas são aquelas que, no caso de falha, podem afetar a linha de produção inteira ou a segurança daqueles que as operam.

Leia também: Manutenção preditiva online e offline: entenda a diferença

Escolha um plano para cada categoria de ativos

De acordo com a classificação de criticidade e com a categoria dos ativos, estabeleça um tipo de plano para cada grupo.

Alguns precisam de manutenção preventiva, pois podem afetar muito a cadeia produtiva, enquanto outros nem tanto. Faça isso para que as necessidades de manutenção de cada máquina sejam atendidas assertivamente.

Colete informações do fabricante

Não ignore as sugestões de plano de manutenção da empresa que criou a máquina. Reúna informações do manual e site do fabricante, levando em conta o contexto de uso desse ativo, o tempo de vida do equipamento e a opinião de quem trabalha diariamente nele.

Leia também: Saiba os tipos de desperdícios na indústria e como reduzi-los

Defina o que será preciso para funcionar

Para que o plano de manutenção seja o mais produtivo possível, defina prioridades e responsáveis no controle de cada ativo. Organize datas de vistorias e intervenções em um calendário e defina qual será a destinação de recursos

Colocar em prática

Por fim, quando tudo está em seu devido lugar, o passo final é garantir a execução. Gerencie e acompanhe o andamento das atividades, faça as devidas cobranças dos responsáveis, bem como o replanejamento das atividades no caso de modificações.

Leia também: Saiba por que terceirizar o serviço de manutenção é uma boa pedida

A Russel Serviços pode te ajudar

A Russel Serviços pode te ajudar. Por meio do nosso site – maior plataforma de mão de obra do brasil – o contratante pode solicitar os serviços de manutenção. Com implementação em até 48 horas, fornecemos mão de obra para qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e contrate já!

Leia também: Conheça vantagens e cuidados para a terceirização do serviço de manutenção

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civillogísticaoperadores de máquinaspetróleo e gáslimpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *