Logística e e-commerce são duas coisas que sempre andam ao lado um do outro. O comercio eletrônico depende muito as atividades logísticas, assim que as entregas chegam até os consumidores. Na logística tem um dos principais impulsionadores de investimento justamente o varejo on-line.
As grandes empresas do comércio eletrônico expandem cada vez mais sua estrutura de logística no país.
O e-commerce não contempla somente grandes empresas. Com a facilidade de acesso a ferramentas de TI, até um empresário individual pode criar seu comércio virtual nas condições que lhe caber. E para isso, é necessário ter um planejamento logístico para conduzir suas operações de estocagem e entrega dos bens comercializados.
Operações de home office
Como falamos acima, é possível manter um e-commerce com uma estrutura enxuta, utilizando até mesmo sua própria residência para as operações. É importante que o ambiente seja adequado para a armazenagem dos produtos. No caso de mercadorias sensíveis a condições de temperatura, por exemplo, é necessária uma estrutura física diferenciada.
Esse modelo é indicado para negócios menores, já que evita gastos com estruturas de armazenamento externas e sistemas de TI mais complexos. Existem plataformas que geram páginas e-commerce customizadas de forma rápida. Essa é uma ótima opção para pessoas que não têm condições de realizar um investimento alto no desenvolvimento de um site.
Com uma operação praticamente individual, o modelo exige o envolvimento do gestor em todas as fases do negócio. Nesse modelo, o empresário é responsável pela administração do site, do controle de estoque, preparo de embalagem para o envio. A entrega pode ser feita via contratação de transportadoras ou utilizando o serviço dos Correios.
Operações em loja física
Um negócio que opera com uma loja física já conta com uma estrutura mínima de armazenagem. Para transformar esse comércio em eletrônico, é necessário criar a estrutura da loja online e adicionar o modal de entrega aos seus serviços. Ou seja, invista nessas áreas.
Dependendo do tipo de produto que a empresa comercializa, é necessário embalar a mercadoria em um pacote diferenciado, próprio para o transporte. Instrua sua equipe nas formas corretas de embalagem para garantir que os produtos cheguem em perfeito estado aos clientes.
Logística terceirizada
Um e-commerce que move em uma escala maior de produtos exige maior planejamento e controle. Normalmente, empresas desse porte terceirizam pelo menos partes de suas operações.
Além de uma estrutura maior de servidores, para suportar maior tráfego de usuários no site, é necessária uma estrutura grande de armazenagem. Construir e comprar um galpão não é viável para tantas empresas. Neste cenário, o aluguel de galpões logísticos tem se destacado como uma opção mais eficiente para empresários.
Com uma estrutura terceirizada, é necessário que as diversas operações sejam integradas por sistemas de informação. Quando uma compra é realizada no site, o centro de distribuição deve ser notificado para separar e preparar o produto para o transporte. O sistema de controle de estoque também deve ser atualizado após cada venda ou retorno de produto.
Dessa forma, cada segmento terceirizado estará bem integrado, o que garante operações mais ágeis. Dessa forma, com um planejamento logístico eficientemente estruturado, o gestor pode focar maior tempo em novas estratégias, planos de negócios e ofertas para o site.
Caso você tenha dificuldades em encontrar um profissional bem qualificado para determinada função da sua cadeia logística, a Russel Serviços oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade. Além disso, nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Não perca mais tempo e entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações ou para fazer um orçamento sem compromisso!
Republished by Blog Post Promoter