Ter uma compreensão clara do que você está fazendo atualmente e de onde você quer chegar deve ser o primeiro passo de um planejamento estratégico de marketing digital. Para você delinear seu plano, você deve ser capaz de descobrir onde você está e o que você tem que fazer para alcançar seus objetivos com o marketing digital.

Se você ainda está se perguntando sobre a real necessidade de elaborar um planejamento estratégico de marketing digital, separamos alguns motivos para te convencer que essa é uma prática fundamental para que você atinja (e mesmo defina) seus objetivos.

Afinal, se você não sabe nem quais são seus objetivos, como saberá qual caminho tomar e se realmente alcançou o que esperava?

Um plano de marketing eficaz tem como função

  • Garantir que seus objetivos estejam alinhados com os da sua empresa
  • Formalizar ideias e conceitos
  • Manter sua equipe focada
  • Definir objetivos, tarefas e cronogramas
  • Ajudar a persuadir o departamento financeiro a aumentar seus investimentos

Ao iniciar o desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing digital, esteja preparado para admitir suas fraquezas e reconhecer seus pontos fortes, selecionar uma vantagem competitiva e conhecer seu mercado-alvo.

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4 etapas para organizar seu planejamento estratégico de marketing digital

Etapa 1: Faça um levantamento sobre as últimas ações realizadas

Nesta primeira etapa o ideal seria que você pudesse analisar o seu último ano, mas muitas vezes você não terá acesso a esses dados, então utilize o que você tiver como histórico.

  • Entenda quais foram seus investimentos
  • Quais estratégias foram aplicadas
  • Quanto você teve como retorno sobre investimento (ROI) em cada ação ou plataforma
  • Analise se os resultados foram bons

Se você não revisa o que você já fez, como você sabe o que funcionou e o que não funcionou? Sem essa informação, você está trabalhando na escuridão.

Etapa 2: Analise seu mercado

Fazer uma pesquisa de mercado para entender o cenário no qual você está inserido é fundamental para o sucesso de suas ações.

Faça uma análise SWOT e entenda suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Trata-se de uma auditoria abrangente que ajuda você a identificar os fatores internos e externos que afetam o desempenho futuro de sua empresa.

Pontos fortes e fracos são fatores internos, oportunidades e ameaças são externas.

Se realizada com honestidade, essa análise será uma parte vital de seu processo de planejamento estratégico de marketing, no qual as metas financeiras e operacionais podem ser definidas e estratégias podem ser criadas para atingir aos objetivos.

  • Determine suas forças
  • Entenda suas fraquezas
  • Encontre as oportunidades
  • Conheças as ameaças

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Depois de fazer a análise SWOT da sua empresa invista um tempo fazendo a análise da sua concorrência.

Sua marca não existe em uma bolha. Você deve considerar o espaço competitivo mais amplo – novos produtos surgindo, reduções de preços, novas audiências e mais concorrência.

Os insights sobre a concorrência ajudarão sua marca a crescer e melhorar sua estratégia de marketing.

Aqui estão 2 maneiras de como a análise competitiva pode ajudar no planejamento estratégico de marketing:

  • Compreender a concorrência
  • Identificar as melhores práticas. Eles estão usando uma estratégia de marketing que está ganhando? O site deles traz mais vendas? Suas campanhas de e-mail são mais impactantes? Eles têm mais seguidores de mídia social?

Logo após realizar uma análise SWOT e entender o mercado em que você está inserido, revise e atualize seu perfil de cliente ideal.

Defina suas personas e quais são as dores delas que sua marca irá resolver. Entender seu público permite que você aprenda a se comunicar com ele de maneira efetiva.

Ao entender quem são suas personas você saberá:

  • Em quais plataformas encontrá-las
  • Quais conteúdos são relevantes para elas
  • Qual etapa do funil de compra cada uma está
  • Como elas se comportam durante a jornada do consumidor e muito mais

Etapa 3: Defina seus objetivos

O terceiro passo para construir um planejamento estratégico de marketing digital eficaz é definir seus objetivos estratégicos – você precisa ser SMART.

SMART é uma sigla em inglês para definir objetivos que sejam: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Abaixo uma explicação mais detalhada sobre como seus objetivos devem ser construídos para que realmente possam ser analisados ao fim do período definido.

  • Específicos: números reais com prazos reais: quem, o quê, onde, por quê?
  • Mensurável: como você acompanhará e avaliará suas conquistas?
  • Alcançável: trabalhe em direção a uma meta desafiadora, mas possível.
  • Relevante: você tem os recursos para fazer isso acontecer?
  • Temporal: quando você alcançará seu objetivo?

Um exemplo da construção de objetivo SMART é “Aumentar em 10% o faturamento da empresa em 6 meses”.

Garanta que todos os objetivos de seu planejamento estratégico de marketing seguirão essa estrutura. Apenas dessa forma você será capaz de medi-los da maneira correta.

Etapa 4: Monte sua estratégia

Pontos fortes e fracos internos identificados, oportunidades e ameaças  externas reconhecidas, objetivos traçados, agora você pode criar uma estratégia que aproveite seus pontos fortes e minimize suas fraquezas.

Formalize seu planejamento estratégico de marketing digital.

Identifique seus ativos de marketing

Para atingir seus objetivos, você precisa identificar seus ativos. Quais ativos podem ser usados para fazer sua estratégia funcionar, para chegar até seus clientes, ganhar da concorrência e atingir seus objetivos?

Consulte novamente sua análise SWOT para inspiração. Veja alguns exemplos de recursos que você pode utilizar:

  • Site
  • Blog
  • E-mail
  • Canais de mídia social
  • eBooks e guias
  • Vídeos
  • Depoimentos
  • SEO
  • Influenciadores digitais
    Feiras e muito mais.

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Planos de ação

Agora você pode dividir suas estratégias de marketing em planos de ação – o que sua equipe fará para atingir seus objetivos. Cada plano deve especificar:

  • O que será feito, por exemplo, uma campanha de links patrocinados para atrair novos clientes
  • Quem é responsável pela etapa
  • Custo – por exemplo, valores que a equipe está disposta a pagar por clique, qual a verba total para a compra de mídia, contratação de especialista e mais.
  • Resultado projetado mensurável – por exemplo, 50 conversões.

Os planos de ação descrevem as tarefas que deve ser realizadas por cada membro de sua equipe. A ideia é que com todos planos de ação bem desenvolvidos você alcance os objetivos traçados no planejamento estratégico de marketing.


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