- Home
- Construção Civil
- Saiba como fazer um diário de ...
Você já ouviu falar do diário de obra? O documento deve documentar as atividades que ocorrem no canteiro de obras durante o dia. A ideia é que ao final da construção se obtenha um registro detalhado de tudo o que aconteceu durante a execução da obra. Tendo isso em vista, é hora de aprender a fazer um diário de obra. Se liga na sequência que o Blog da Russel Serviços explica!
Leia também: Conheça o diário de obra para melhores resultados na construção civil
Como fazer um diário de obra
1. Faça anotações bilaterais
Esta é uma funcionalidade óbvia, já que o objetivo do diário de obras é permitir anotações das duas partes: contratante e contratada. Geralmente deve ser preenchido primeiro pela empresa contratada (a construtora, no caso). No RDO eletrônico, é necessário haver um sistema de restrição de acesso, de forma que só determinadas pessoas estejam habilitadas a inserir informações. Importante também assegurar que registros antigos não podem ser editados depois.
Leia também: Conheça a NR 21 e saiba quais são as responsabilidades da sua empresa
2. Adicione fotos
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Às vezes, nós nos deparamos com a necessidade de anexar fotos ao diário de obras, a fim de mostrar um detalhe, uma imperfeição, a ocorrência de algum imprevisto, etc. No diário manual isso é mais complicado, porque tem que imprimir e grampear. No RDO eletrônico, o problema some.
Leia também: Saiba como funciona a gestão da qualidade na construção civil
3. Pense em croquis para o diário de obras
Uma feição que pode ajudar na explicação do registro é fazer um croqui. Se feito à mão, ele pode ser fotografado. Entretanto, o sistema pode ir além conter um arranjo geral da obra para que o engenheiro aponte o local da ocorrência.
Leia também: Confira 5 exemplos das principais tecnologias para automação de processos na construção civil
4. Não esqueça de anotar sobre pessoal e equipamento
A quantidade de operários e equipamentos de construção precisa ser informada. No início da obra, pode-se cadastrar todos os equipamentos que a obra utilizará, bastando ao engenheiro informar a quantidade. Uma boa medida é o sistema mostrar as quantidades do dia anterior, cabendo a quem preenche o RDO confirmá-las ou ajustá-las. Isso garante a segurança no canteiro de obras.
Leia também: Saiba como gerenciar documentos na construção civil
O sistema ideal é aquele que permite dividir esses dados por frente de serviço — numa estrada ou numa barragem, por exemplo, são muitas as frentes simultâneas.
5. Faça uso correto das palavras
Imagine que você tenha 600 folhas à sua frente e tenha que procurar onde há registros de paralisação, liberação de área ou guindaste. É um trabalho insano que pode ser simplificado no RDO eletrônico. Por isso, use adequadamente as palavras para que você encontre facilmente o que procura por mecanismos de busca.
Leia também: Conheça as Normas Regulamentadoras: saiba como elas atuam
6. Tenha uma lista de pendências
O engenheiro pode registrar uma ocorrência e informar que se trata de uma pendência. Essa marcação ajuda a gerar um relatório de pendências, útil em reuniões de acompanhamento e para alocação de responsáveis.
Leia também: Confira 7 vantagens da construção a seco
7. Registre os dados atmosféricos
Os dados dignos de registros são o tempo (sol, chuva, temporal), o impacto do tempo na obra (serviços paralisados) e a precipitação atmosférica (se a obra tiver um pluviômetro).
Leia também: Saiba como incentivar a capacidade de realização na sua gestão de obras
8. Faça anotações off-line e on-line
A falta de sinal de internet em locais remotos não pode ser justificativa para não se fazer o diário. Um sistema competente tem que armazenar o registro para envio futuro à outra parte assim que o sinal for restabelecido.
Leia também: Confira 4 características de um bom software para construção civil
9. Não esqueça da assinatura
Num sistema informatizado de RDO, a assinatura pode ser eletrônica. O que não pode é ter registro sem assinatura, principalmente do lado do contratante, um mal que tenho visto assolar obras de todos os tipos. Ou seja, uma boa tática pode ser gerar um relatório de pendência de assinatura e, quem sabe, até um sistema de penalização.
Leia também: Saiba mais sobre a produtividade na construção civil
Para além disso, é necessário ter os melhores profissionais nas atividades. Sabemos, entretanto, o quanto o processo de procura pode ser demorado e incerto e por isso, a Russel Serviços é a alternativa perfeita para você. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora com a opção de pagamento faturado. Confira nosso catálogo em russelservico.com.br e una qualidade, segurança e velocidade.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Recife – PE: (81) 3314-6520
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Republished by Blog Post Promoter