Pesquisas no âmbito do empreendedorismo mostram que o número de empresários que elaboram pesquisas de mercados e estudos de viabilidade econômico-financeira antes de executarem os seus empreendimentos hoteleiros.
Este texto visa tentar quebrar o paradigma de que pesquisas de mercado e estudos de viabilidade são documentos que demandam longo tempo de elaboração, são caros e que nem sempre traduzem a realidade do setor ou as projeções reais para o empreendimento.
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Tempo de elaboração
Com muito tempo de atraso, atualmente temos disponíveis importantes dados de mercado (tanto em relação à oferta quanto à demanda em muitos destinos turísticos brasileiros) que irão subsidiar a elaboração dos estudos. Obviamente pesquisas de campo são fundamentais e deverão ser feitas e computando-se o tempo de análises e projeções econômicas-financeiras, o tempo médio de elaboração de um estudo de viabilidade será de 30 à 45 dias.
Valores
Os valores são menores do que muitos pensam, porém o mais importante, para evitar com que você cometa erros de projeto: projete gastos médios e permanências de hóspedes pouco prováveis de acontecer, tenha expectativa de um retorno de investimento em período muito menor do que a realidade que se apresenta, dentre muitos outros aspectos.
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Estas pesquisas de mercado e estudos de viabilidade são basicamente compostos por quatro etapas de trabalho. São elas:
Análise de demanda: levantamento quali (dados sócio-econômicos, culturais e de comportamento de compra e quantitativo (volume potencial de pessoas com as características identificadas, que tenham capacidade de hospedar-se e utilizar o empreendimento).
Análise de oferta: levantamento das características da oferta de meios de hospedagem instalados e em projetos para a cidade e região – tipologia, infra-estrutura, serviços, localização, política tarifária e mercadológica, acessos, modelo de gestão, etc;
Definição do conceito do empreendimento: definição e análise de número e padrão de unidades habitacionais (apartamentos e suítes), infra-estrutura de serviços à hóspedes e “passantes” (recepção, áreas sociais, de lazer, estacionamento, alimentos e bebidas,, etc) e interna (escritórios, vestiários, entrada de mercadorias, estoque, copa-cozinha, lavanderia, fluxos internos, depósito de andares, etc.), terceirização ou não de serviços de apoio, modelo de operação e gestão, etc.
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Análise de Viabilidade Econômico-Financeira: capacidade do empreendimento (número de Uhs), Room Nights, ocupação, RevPar, diárias médias, permanência média , receita por “centro” (diárias, alimentos e bebidas, eventos, etc,), organograma e número de colaboradores totais e por setor, folha de pagamento, projeção de custos fixos e variáveis, lucro operacional líquido e previsão de retorno do investimento.
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