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Você sabe como fazer uma boa gestão de materiais na construção da obra? Através de exemplos da nossa experiência em gestão de obras, com prazos apertados, e um nível de qualidade alto é que trarei a você dicas, sugestões e insights sobre o tema. Com isso, você conseguirá organizar e gerir cada vez melhor os materiais na linha de frente.
Apresentarei questões de prazos de entrega, armazenamento e rastreabilidade de materiais dentro de um canteiro de obras. Além disso, mostrarei também como estruturar a sua empresa ou obra para esta gestão. Com isso, certamente será possível economizar tempo e outros recursos.
Prazos de compra para gestão de materiais
Uma das questões que podem gerar atrasos no seu cronograma e diminuição da produtividade é a falta de materiais na obra.
Para evitar a falta de materiais, é de suma importância que o projeto esteja atrelado a uma lista de compra. Para cada etapa do projeto já deve haver uma lista de materiais previstos. Desta forma, o setor ou pessoa responsável pela compra dos materiais já poderá se programar.
Esta programação e antecipação das necessidades torna viável a busca por orçamentos melhores. Desta forma é possível reduzir os gastos com compras urgentes sem tomada de preço onde o fornecedor sabe que você tem pouco tempo para buscar alternativas.
Inclusive, do ponto de vista técnico, as vezes não é possível encontrar o material adequado em um curto prazo. Por isso, é importante fazer esta lista de materiais antes de dar início a cada etapa da obra.
Outro aspecto do prazo de compra está relacionado ao fluxo de caixa e exposição dos materiais ao tempo. Em via de regra, quanto antes você compra o material, antes terá que pagar por ele. Isso deve ser analisado manualmente ou através de uma Plataforma de Gestão para que não haja problemas de falta de caixa durante a obra.
Estoque e gestão de materiais
Material em estoque significa capital imobilizado, mas muitas vezes é vantajoso.
O material estocado é vantajoso em casos como:
- Se o seu fornecedor leva mais tempo para lhe entregar do que você tem para esperar quando surge a demanda;
- Se o preço daquele material subir em seguida;
- Se o material está por um bom valor e não perderá a qualidade com o tempo (exemplo: piso);
- Se o material não será mais produzido e é o ideal para você (exemplo: um mármore específico);
- Se o material tem muita aplicação em suas obras e está por um valor bom (exemplos: cimento, brita, areia, selante e argamassa);
- Se ao comprar uma quantidade maior você tem um desconto significativo.
Materiais não Previstos
Durante a execução de sua obra surgirão alguns imprevistos e, com eles, a demanda de alguns materiais. Para agilizar o fornecimento destes materiais é importante já ter mapeado fornecedores que tem os materiais necessários. Ter um bom relacionamento com os fornecedores facilitará a busca pelos materiais e diminui a chance de se pagar a mais.
Para não ter que passar por toda a burocracia de aprovação, existe a utilização de um caixa de obra. Este caixa de obra é um valor pequeno que a gestão da obra tem disponível para pequenas compras sem pedido de compra. Isso serve para a compra de um joelho a mais ou uma luminária que quebrou e deve ser substituída, por exemplo.
Este valor não deve ser utilizado para comprar materiais que já deveriam ter sido previstos com antecedência.
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Desperdícios
Para buscar maior sustentabilidade e economia em uma obra, um fator essencial é diminuir os desperdícios de materiais. Para isso existem alguns fatores que devem ser planejados e controlados.
Estes fatores são:
- Indefinições de projeto;
- Compra duplicada;
- Armazenamento inadequado;
- Utilização ou aplicação inadequada;
- Retrabalhos.
Para diminuir os desperdícios causados pelas compras duplicadas você deve criar um controle da lista de materiais, sinalizando se o material já foi comprado ou não. Isso pode ser feito através de diversas ferramentas, mas sem dúvida uma Plataforma de Gestão é a melhor ferramenta para auxiliar em todo este processo.
Com uma Plataforma é possível inserir a lista de compras a partir do projeto e acompanhar a compra, entrega e baixa do material. Além de se acompanhar o fluxo de caixa, como mencionei anteriormente.
Em relação ao armazenamento inadequado, existem dois aspectos que influenciam diretamente. O primeiro é a definição e o planejamento do layout da obra. Através da definição do layout você poderá determinar melhor onde cada tipo de material deve ser armazenado para que não seja danificado.
Leia mais: Saiba como se organizar no acabamento da sua obra
Desta forma, os materiais brutos já terão as suas devidas baias para que não se misturem com outros. Cimento e argamassa, por exemplo, terão um lugar seco e ventilado. O segundo aspecto diz respeito ao cuidado na movimentação e no armazenamento, pois os insumos não podem ser derrubados ou sofrer impacto.
Materiais como acabamentos devem ser mantidos dentro de suas embalagens em prateleiras ou paletes. De preferência, traga para a obra os acabamentos não muito antes de serem utilizados para evitar danificá-los ou perdê-los.
Algo importante para se manter o estoque organizado e esse controle de entrada e saída, é a contratação de um almoxarife. Este profissional é responsável por dar entrada no sistema de todas as movimentações de material, armazenar e cuidar dos mesmos.
Outra questão óbvia para se reduzir os desperdícios é a redução dos retrabalhos. Com um bom planejamento é possível reduzir os retrabalhos causados por indefinições ou falta de detalhamento no projeto. Isso impactará diretamente no custo da sua obra.
Resíduos
Com toda a sua lista de materiais pronta, mapeamento dos fornecedores em mãos, estoque e almoxarifado organizados e alimentando o sistema, o que falta mais?
Um item importantíssimo é a gestão dos resíduos de suas obras. A indústria da construção é responsável pela geração de grandes volumes de resíduos e por isso, nós responsáveis técnicos, temos o dever de destiná-los corretamente.
Antes de começar a obra e gerar resíduos, busque uma empresa que possua certificação da destinação dos resíduos. Ao receber as caçambas ou papa-entulhos, defina e sinalize quais materiais devem ser depositados em cada uma. Materiais como gesso ou baldes de tinta, tem destinações bem específicas e não devem ser misturados com outros materiais.
A mistura destes materiais com outros, além de dificultar o seu reaproveitamento ou destinação, muitas vezes implica em aumento da taxa paga no recolhimento. Por isso, organize essa parte e construa essa cultura em sua equipe.
Como apresentei a você, a gestão de materiais na obra depende de uma série de fatores que vão, desde o projeto, até a gestão de resíduos. De modo geral, o planejamento e a lista de materiais possibilitarão a previsão de compras, e a busca por orçamentos antes de haver a urgência da compra.
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No entanto, mapeie os fornecedores da região, construa um bom relacionamento com os mesmos, pois esses fatores serão importantes em eventuais urgências. Muitas vezes a compra de materiais de grandes fornecedores pode sair um pouco mais econômica. No entanto, a flexibilidade de um fornecedor menor pode trazer benefícios maiores.
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