Um chef de cozinha possui funções muito importantes para bares e restaurantes. É preciso muito estudo, força de vontade e dedicação para se tornar um bom chef de cozinha e atuar nos melhores restaurantes do mercado.

Você sabe o que os maiores chefs de cozinha têm em comum? Muita paixão pela comida e habilidade dentro da cozinha. E, se você deseja ser reconhecido nessa profissão, existe um caminho a ser trilhado que necessita estudo e paciência.

Neste post, vamos te mostrar a importância de um chef de cozinha e suas funções. Boa leitura!

O que faz um chef de cozinha?

Um chef de cozinha pode atuar em restaurantes, lanchonetes, churrascarias, pizzarias, bares, instituições privadas e públicas no preparo de grandes refeições para hospitais, escolas, penitenciais, hotéis, pousadas, cruzeiros, entre muitos outros.

A função do chef de cozinha é organizar a cozinha, criar cardápios, monitorar o trabalho dos cozinheiros, planejar a execução dos pratos (pré-preparo, preparo e finalização), supervisionar a qualidade dos alimentos e as suas formas de consumo.

Leia mais: Gerente de restaurante: conheça suas funções e responsabilidades

Como ser um chef de cozinha bem-sucedido?

Diferentemente do que grande parte das pessoas pensam, para ser um bom chef de cozinha não é apenas necessário possuir uma graduação na área, porém, existem alguns passos que, se percorridos, podem ajudá-lo a atingir os objetivos com mais eficiência e rapidez.

Primeiro, se você puder e realmente amar a culinária, faça sim uma graduação em gastronomia. Ela não vai ser fundamental para ser um bom chef, mas vai ajudá-lo muito no conhecimento de técnicas, histórico e teorias dos pratos e alimentos.

Por outro lado, cursos técnicos e profissionalizantes na área, esses sim são fundamentais, pois não basta gostar de cozinhar, não é mesmo? Você precisa adquirir algum conhecimento em pratos clássicos e termos que serão mais usados na cozinha, tornando-se mais hábil a profissão.

Busque a experiência na cozinha em cargos mais baixos, como auxiliar de cozinha, cozinheiro, encarregado, subchef e vá subindo, dessa forma, na hierarquia da cozinha até conquistar o título que deseja. São essas experiências que vão torná-lo um bom líder.

Desenvolva a culinária constantemente, utilizando algum tempo livre para treinar novos pratos, novos métodos de preparo, estudar grandes chefs, conhecer novos ingredientes e temperos, entre outros.

Por último, escolha o seu tipo de culinária. Na carreira gastronômica, existem diversos segmentos para se seguirem, como comida brasileira, japonesa, mexicana, italiana, vegana, entre muitas outras, e você precisa optar por uma categoria e se tornar muito bom no que optou fazer.

Leia mais: Maître de restaurante: conheça suas funções

Quem é o melhor chef de cozinha do mundo?

O ranking de melhores chefs de cozinha é selecionado pela “The Best Chef Awards”, elegendo anualmente os 100 melhores profissionais do mundo. A sua votação acontece entre os próprios chefs e profissionais da gastronomia, fazendo desse prêmio o mais importante do setor.

Em 2020, tivemos em primeiro lugar o sueco Björn Frantzen, do restaurante que leva o seu próprio nome: Frantzen. Também fizeram parte da lista alguns brasileiros que são reconhecidos mundialmente por sua culinária:

  • Alex Atala (16ª lugar);
  • Manu Buffara (55º);
  • Jefferson Rueda (79º);
  • Alberto Landgraf (97º); e
  • Rafa Costa e Silva (98º).

Quanto ganha um chef de cozinha?

O salário de um chef de cozinha varia de acordo com o tamanho da empresa em que ele trabalha, da sua experiência, estudos e premiações. Os valores variam de R$ 2.000 até mais de R$ 5.000.

Como se chama roupa de chef de cozinha?

A roupa de um chef é um avental chamado “Dólmã”, termo turco que em sua tradução significa “túnica”.

Como se chama o chapéu de chef de cozinha?

Os chapéus alongados que geralmente os chefs utilizam são chamados de “toque blanche” que, traduzindo do francês, significa “touca branca”.

Leia mais: Bares e restaurantes: saiba tudo sobre a profissão do garçom

Como contratar um bom chef de cozinha?

A terceirização é uma das melhores dicas para você contratar um chef, pois, além de ser mais barata, ela também é capaz de reduzir os custos do empreendimento, otimizar tempo, agilizar o trabalho, aumentar a produtividade e garantir um serviço mais especializado.

Na Russel Serviços, você encontra chefs de cozinha qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Clique aqui e contrate um chef de cozinha para o seu estabelecimento!


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Veja nossa lista de profissionais das áreas de Bares e Restaurantes clicando aqui.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *