Você pode estar se perguntando agora os motivos pelos quais é importante saber calcular a vida útil dos equipamentos de TI na sua empresa. Um dos primeiros pontos é realizar uma gestão de ativos mais eficiente em seu negócio, já que eles são parte importante para as atividades internas da empresa.
Esse tipo de observação, por meio da gestão de ativos, permite tomar decisões mais acertadas e precisas sobre comprar ou locar equipamentos, bem como definir o momento correto de realizar isso. Por exemplo, quando um determinado ativo está prestes a expirar, é possível, por meio do planejamento, verificar se há uma reposição no estoque ou, então, emitir uma ordem de substituição ou atualização do equipamento.
Confira agora nosso artigo e saiba como calcular a vida útil de equipamentos de TI!
Como calcular a vida útil de equipamentos de TI?
Pode-se utilizar uma fórmula bastante comum para este tipo de situação:
VU = N x A
Sendo assim, temos:
- VU: Vida Útil;
- N: vida útil em anos;
- A: número de horas de utilização por ano.
Esse tipo de fórmula permite, assim, analisar se é a melhor opção realizar o investimento em um determinado equipamento, repará-lo ou, então, optar por outras soluções, como a locação de equipamentos.
Outro cálculo importante a ser considerado quando falamos em gestão de ativos é a taxa de depreciação, para entender como seu dispositivo de TI deprecia ao longo do tempo. Por exemplo, é possível analisar qual a taxa de depreciação por mês, para compreender o valor gerencial do dispositivo.
Da mesma forma, o setor financeiro consegue se programar para reservar os valores das taxas de depreciação para comprar equipamentos novos, caso essa seja a opção mais estratégica naquele momento, como uma espécie de planejamento antecipado das aquisições.
Esse indicador é importante porque, na área de equipamentos de TI, temos um conceito primordial: a obsolescência programada, de forma que os itens são programados para terem o declínio da sua vida útil após determinado tempo e incentivar o consumo constante dos itens tecnológicos.
Leia mais: Saiba por que investir em inovação na área de TI e como se destacar no mercado
Por exemplo, se você tem uma máquina em sua empresa que dura 5 anos, sem necessidade de troca, as empresas terão um gap no qual não venderão novas máquinas de forma acelerada. Por isso, novas tecnologias, com performances mais robustas, surgem constantemente, de forma que a taxa de depreciação aumente consideravelmente segundo a evolução tecnológica, forçando as empresas e gestores a se adequarem ao novo cenário — e, assim, adquirir mais itens.
A porcentagem de depreciação de um item dependerá de sua natureza. Segundo a Receita Federal do Brasil, no caso de computadores, a taxa é de 20%. A fórmula mais utilizada atualmente para esse fim é:
DA = (VN-VR)/N
Assim, temos:
- DA: Depreciação Anual;
- VR: Valor Residual;
- VN: Valor Novo;
- N: Vida útil em anos.
Vantagens da terceirização do TI
São muitas as vantagens da terceirização de TI. Veja:
- Economia: certamente, este é um dos pontos principais para uma empresa fazer essa escolha. Todos os empresários e gerentes querem aumento de competitividade e lucratividade de suas empresas no mercado e para que isso aconteça, ficar de olho no orçamento é fundamental. Com a terceirização de TI, é possível ter serviços de qualidade sem gastar uma fortuna por isso.
A flexibilidade que estes serviços oferecem, permite que você contrate serviços apenas quando necessários e de acordo com sua demanda. O que elimina a necessidade de manter funcionários mesmo quando seus serviços não estão sendo utilizados.
- Profissionais capacitados: a equipe de suporte de TI de empresas terceirizadas está sempre atualizada diante das novidades do mercado e são especializados em diversas áreas dentro da tecnologia. Desta forma, podem sempre entregar as melhores soluções para as questões que aparecem no dia a dia de trabalho.
Com essa garantia de qualidade, os gestores podem ficar mais tranquilos pois, os problemas serão sempre solucionados com rapidez e da maneira mais favorável à empresa.
Vale ainda ressaltar que, alguns gerentes e empresários têm dúvidas quanto à terceirização de TI por acreditarem que os serviços prestados podem ser ineficazes ou que informações podem ser vazadas. No entanto, existem contratos entre as partes, o que garante seriedade no trabalho e ética também.
- Segurança: a segurança das informações confidenciais de uma companhia é sempre um tema que gera preocupação. Empresas que não contam com suporte de TI, correm sérios riscos de ter seus sistemas invadidos e dados vazados. Problemas em relação a segurança da informação podem ser facilmente resolvidos com a contratação de profissionais terceirizados.
Quando suas necessidades e preocupações são repassadas às prestadoras de serviço, os colaboradores oferecerão opções que atendam a estas necessidades.
- Mais produtividade: com uma equipe de TI especializada, sempre à disposição da sua empresa, as questões que surgirem serão solucionadas rapidamente. O que significa que seus colaboradores não perderão dados com a queda de sistemas, não precisarão parar seu trabalho por conta de computadores lentos e sistemas em desuso, etc.
Leia mais: Saiba como a terceirização de TI pode melhorar a produtividade da sua logística
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de TI, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
blog russel calcular vida útil equipamentos ti dicas TI terceirização TI vida útil equipamentos de ti vida útil ti